Popocatepetl (México) — Foto: Getty Images/Gonzalo Azumendi Os 15 vulcões mais impressionantes do mundo
Em todo o mundo, esses vulcões impressionam por sua beleza assustadora.
Imponentes e por vezes ainda ativos, estas maravilhas naturais valem a viagem
Por Annabelle Dufraigne*
31/05/2024
06h01 Atualizado há uma semana
Os vulcões estão embutidos de uma estranheza misteriosa, mas também de uma beleza sideral. Na curva das Ilhas Eólias , na Sicília , nas planícies da Tanzânia ou no Monte Fuji , no Japão, estas curiosidades naturais são um ponto de passagem obrigatório para os viajantes de todo o mundo, sendo por vezes o próprio objetivo do destino.
Os alpinistas amadores começam com a subida do pequeno Formica Leo, na Ilha da Reunião, enquanto os mais experientes desafiam as neves do Kilimanjaro , na Tanzânia. Também é possível admirá-las de longe, o que não deixa de ser uma experiência inesquecível. Acompanhe o nosso tour mundial pelos 15 vulcões mais impressionantes do mundo:
— Foto: Getty Images/shaifulzamri Localizado na ilha indonésia de Java, Bromo é um dos vulcões mais famosos do mundo. O nascer do sol sobre o Bromo é uma experiência inesquecível, com névoas coloridas a saírem da sua imensa cratera de 800 metros de diâmetro e de 200 metros de profundidade.
2. Moorea (Polinésia Francesa)
— Foto: Getty Images/Vincent Pommeyrol Do outro lado do planeta, a ilha de Moorea , conhecida como “ilha irmã” do Taiti, é uma terra inteiramente vulcânica , cujo pico se eleva acima de lagoas e florestas verdes . Uma paisagem paradispiaca que pode ser observada desde o Taiti, localizado a poucos passos de Moorea. — Foto: Getty Images/Ashley Cooper Lemnos é uma ilha grega de Hefesto, o deus do fogo e da metalurgia na mitologia helênica. Suas forjas foram instaladas em Mosychlos, o vulcão adormecido da ilha, depois que Zeus o expulsou do Olimpo. Desde então, tornou-se uma montanha inativa, mas Lemnos está rodeada de rochas vulcânicas vermelhas, formando colinas áridas que os locais chamam de “carecas”.
4. Îles des Quatre-Montagnes (Alasca)
— Foto: Getty Images/Posnov Aqui não há um, mas seis vulcões. Conhecido como as “Ilhas das Quatro Montanhas ”, este arquipélago situa-se nas Ilhas Aleutas, no Alasca . No centro, o Monte Cleveland é o mais ativo dos seis, que na verdade constituem uma única caldeira (formação criada por uma erupção anterior), ligando as montanhas por um corredor subterrâneo.
5. Formica Leo (Ilha da Reunião)
— Foto: Getty Images/ICHAUVEL Composta por duas pequenas crateras, a Formica Leo teria sido formada pelo Piton de la Fournaise sobre o qual está pendurada após uma grande erupção em 1753. Como podemos ver na imagem, é possível escalá-la; a subida é bastante acessível e oferece uma paisagem lunar e desolada resolutamente poética.
— Foto: Getty Images/DoctorEgg Você sabia que o Monte Fuji , a musa de Hokusai, é na verdade um vulcão? Muito ativo há mais de 100 mil anos, foi formado por uma sucessão de erupções, o que faz dela a montanha mais alta do Japão atualmente, atingindo uma altura de 3.776 metros. A sua última atividade ocorreu no século XVIII. Para vê-lo, você pode ir até Shizuoka e Yamanashi , e para vê-lo de perto, você pode escalá-lo e acampar lá. Em todos os verões acontece uma peregrinação.
7. Kilimanjaro (Tanzânia)
— Foto: Getty Images/Ayzenstayn As neves do Kilimanjaro são conhecidas em todo o mundo: repousam sobre uma das maiores montanhas do planeta, a mais alta da África , localizada na Tanzânia . Atingindo uma altura de 5.895 metros de altura, é composto por três formações vulcânicas, uma das quais poderá eventualmente despertar, segundo os cientistas. A sua subida é obrigatória para os montanhistas, que podem realizar sem qualquer equipamento especial.
8. Qualibou (Santa Lúcia, Índias Ocidentais)
— Foto: Getty Images/Sergei Akulich O Qualibou , ou Soufrière de Santa Lúcia, possui duas cúpulas de lava imersas no mar. O que as imagens mostram é, portanto, a parte submersa deste iceberg, cuja formação está em grande parte submersa pelo Mar do Caribe . Esta imponente caldeira, com 5 quilômetros de extensão, oferece praias paradisíacas, onde se encontram hotéis e casas de luxo .
— Foto: Getty Images/Westend61 Situado nos Andes , este pico vulcânico é um dos mais altos do mundo (5.911 metros). Sua forma quase perfeitamente simétrica é interrompida por um único cone, denominado Cotopaxi -- que significa “Cabeça Inca”. Sabe-se que provocou erupções poderosas e frequentes até 1904, o mais violento deles causou um fluxo de lava de 100 quilômetros, até o Oceano Pacífico .
10. Concepción (Nicarágua)
— Foto: Getty Images/Simon Dannhauer Reativado em 1880 após vários séculos de inatividade, o vulcão Concepción é um dos mais bem formados da América Latina . Embora não represente qualquer perigo real, continua a soprar constantemente e libera regularmente alguns fluxos ou nuvens de lava – a mais recente, em 2010, foi uma grande nuvem de cinzas.
11. Tarrafal de Monte Trigo (Cap Vert)
— Foto: Getty Images/oonal Monte Trigo , a vila mais ocidental do arquipélago de Cabo Verde, é construída por uma paisagem vulcânica particularmente acidentada. Por isso, o seu acesso é difícil, mas o percurso pedestre que serpenteia a serra junto ao mar é de tirar o fôlego. Em baixo, a praia é coberta de areia vulcânica negra.
12. Popocatepetl (México)
— Foto: Getty Images/Gonzalo Azumendi Elevando-se a uma altitude de 5.426 metros, o Popocatepetl é a segunda montanha mais alta do México . Situado a 70 quilômetros a sul da Cidade do México , o vulcão retomou a atividade no final da década de 1990. Desde então, as suas erupções têm sido impressionantes, sem causar quaisquer danos até à data. No entanto, o vulcão ameaça cidades próximas, incluindo a Cidade do México e Puebla.
13. Saint-Helens (Washington, Estados Unidos)
— Foto: Getty Images/Kevin Schafer Na nossa era moderna, este vulcão é certamente o mais assustador. A sua erupção, em 1980, foi a maior que já ocorreu nos Estados Unidos : tremores de terra, jatos de lava a mais de um quilômetros de distância, deslizamento de terra, 57 mortes e milhares de animais mortos, quase 400 km² de floresta devastada… Este acontecimento deixou a sua marca na história do país, onze estados dos quais sofreram posteriormente chuvas de cinzas.
— Foto: Getty Images/Holger Leue Este vulcão é ideal para os aventureiros: é o vulcão ativo mais acessível do planeta. Localizado na ilha de Tanna, no arquipélago de Vanuatu, na Oceania , está ativa há 3 milhões de anos, formando a cadeia Green Hill. Embora só tenha causado acidentes menores, como fugas de cinzas ou alguns terremotos , está sob vigilância constante desde a década de 1990.
15. Eyjafjallajökull (Islândia)
— Foto: Getty Images/Arctic-Images Como não terminar esta seleção com o vulcão mais famoso, tanto pelas suas imagens marcantes como pelo seu nome islandês , tão difícil de pronunciar? Composto por diferentes estratos minerais e coberto por uma calota polar, o Monte Eyjafjallajökull é literalmente o fogo sob o gelo. Suas erupções são bastante frequentes, a última datada em 2010; eventos particularmente poderosos, o encontro entre a lava e o gelo produzindo explosões.
*Matéria originalmente publicada na AD França Traduzida por Maria Mesquita
Fonte: https://casavogue.globo.com/lazer-e-cultura/viagem/noticia/2024/05/vulcoes-impressionantes-mundo.ghtml
Comentários
Postar um comentário