O CAÇADOR DE METAIS DESCOBRE JÓIA QUE CELEBRA HENRIQUE 8º E A PRIMEIRA ESPOSA

 Joia associada a Henrique VIII e Catarina de Aragão foi descoberta

O britânico Charlie Clarke é dono de um café, mas seu hobbie é caçar preciosidades com um detector de metais. Em 2021, ele se deparou com um lindo pingente de ouro em um campo em Warwickshire, na Inglaterra.

Mas não se tratava de uma joia qualquer. O detector soltou um bipe ao encontrar um item criado para celebrar nada menos do que a união entre o rei Henrique 8º e Catarina de Aragão, sua primeira de seis esposas.


Até então, Clarke estava só descobrindo “lixo” e prestes a encerrar o dia, quando o barulho no detector o levou a cavar até a profundidade de seu cotovelo. A joia que ele viu o deixou chocado. Ao site britânico The Guardian, o homem recorda que berrou “como uma garotinha, para ser honesto” e que sua voz “ficou bem aguda”.

Animado com a descoberta do objeto ornamentado, Clarke relatou o achado ao Birmingham Museum Trust, que, por sua vez, contatou a Historic England, órgão do governo britânico que escavou o local. Nenhum outro achado foi descoberto durante a investigação, porém o pingente deixou especialistas surpresos.

Pingente de ouro foi descoberto pelo detector de metais Charlie Clarke, que procurava por preciosidades há apenas 6 meses — Foto: Historic England
Pingente de ouro foi descoberto pelo detector de metais Charlie Clarke, que procurava por preciosidades há apenas 6 meses — Foto: Historic England

Rachel King , curadora da Europa Renascentista no Museu Britânico, afirmaou ao The Guardian que nada desse tamanho e importância do período renascentista foi encontrado na Grã-Bretanha em mais de 25 anos. Segundo ela, uma análise científica cuidadosa provou que o pingente é genuíno.

Apesar de vasculhar inventários e fotos da época, os especialistas não conseguiram estabelecer, contudo, uma ligação diretamente pessoal de Henrique 8º e Catarina de Aragão com o objeto. “No entanto, sua qualidade é tal que certamente foi encomendado, ou de alguma forma relacionado a um membro da alta nobreza, ou a um cortesão de alto escalão”, explica King.

O pingente em forma de coração é preso a uma corrente de ouro de 75 elos por meio de uma "mão" esmaltada. A frente é decorada com um motivo da rosa Tudor vermelho e branco entrelaçado com um arbusto de romã — os símbolos de Henrique 8º e Catarina.

Pingente em forma de coração é preso a uma corrente de 75 elos e feito de 300 gramas de ouro 24 quilates — Foto: Historic England
Pingente em forma de coração é preso a uma corrente de 75 elos e feito de 300 gramas de ouro 24 quilates — Foto: Historic England

Feito de 300 gramas de ouro 24 quilates, o artefato apresenta em seu verso as iniciais H e K. Também há a inscrição TOVS e IORS, que seria um belo trocadilho misturando o termo em inglês all yours ("todo seu") e a palavra francesa toujours (“sempre”).

Uma hipótese, baseada em análise de iconografia e outros registros históricos, é que a joia pode ter sido encomendada para ser usada ou dada como prêmio em um dos grandes torneios de que o rei tanto gostava, na época do Campo do Pano de Ouro, em 1520, uma cúpula na qual os governantes da França e da Inglaterra declararam sua amizade com uma exibição de riqueza e poder.


Os pesquisadores estimam que o pingente seja do início do século 16, de 1509 a 1533 d.C., com uma data mais provável por volta de 1521. O objeto, cujo valor monetário ainda não foi avaliado, está sendo exibido pelo Museu Britânico.


Fonte:https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/02/cacador-de-metais-descobre-joia-que-celebra-rei-henrique-8o-e-primeira-esposa.ghtml

Comentários