MAHA NIRVANA TANTRA : O TANTRA DA GRANDE LIBERTAÇÃO



Maha Nirvana Tantra
(Tantra da Grande Libertação)

Todo mês adicionamos novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Colocamos à disposição dos nossos leitores uma tradução completa para o português de um importante texto tântrico indiano: o Maha Nirvana Tantra, ou "Tantra da Grande Libertação". 

A obra Maha Nirvana Tantra, aqui apresentada, é um dos mais importantes textos indianos sobre o Tantra.  Foi traduzido pela primeira vez para o inglês por John Woodroffe (“Arthur Avalon”) em 1913. A tradução completa para o português, aqui apresentada, foi feita por uma pessoa do Rio de Janeiro que prefere permanecer anônima e que assina “Uma Yogini em seva a Sri Shiva Mahadeva”. Veja o site: 
O Maha Nirvana Tantra (ou "Tantra da Grande Libertação") é um Agama, texto considerado sagrado pela tradição tântrica. É apresentado como uma série de conversas entre Shiva e Shakti, o casal divino. Todas as instruções dessa obra são consideradas como uma revelação sagrada, pelos adeptos do Tantra indiano.

Shiva e Shakti
A obra apresenta instruções sobre exercícios de meditação, práticas de yoga, rituais e mantras do Tantra, cerimônias de culto à Grande Deusa (Shakti), informações sobre a estrutura energética sutil do ser humano (chakras e nadis), e o papel do Tantra na vida do praticante. O objetivo principal da obra é a exposição do caminho para a libertação espiritual (Moksha), apresentando muitas práticas tântricas como a purificação do corpo energético, exercícios de pranayama, rituais de consagração, uso de diagramas (yantras) para meditação, o despertar de Kundalini Shakti, a adoração de diversas divindades através de seus mantras, etc. 
A tradução para o inglês de John Woodroffe era precedida por uma introdução com mais de 130 páginas. Essa introdução não foi traduzida na versão para o português. Pode-se, no entanto, consultá-la em inglês no site Sacred Textshttp://www.sacred-texts.com/tantra/maha/index.htm.
Sir John George Woodroffe (1865–1936), conhecido também por seu pseudônimo “Arthur Avalon”, foi um importante estudioso da tradição tântrica indiana, que publicou muitas traduções de obras fundamentais no início do século XX, permitindo pela primeira vez que os ocidentais tivessem um contato direto com esses textos. John Woodroffe era um advogado, formado pela Universidade de Oxford. Em 1890 ele foi para a Índia, onde trabalhou primeiramente como advogado, tornando-se professor de Direito da Universidade de Calcutá. Em 1902 tornou-se Conselheiro do Governo Britânico da Índia, e dois anos depois se tornou juiz da Alta Corte indiana. Retornou à Inglaterra em 1923, passando a lecionar Direito Indiano na Universidade de Oxford, durante 7 anos.
Sir John Woodroffe, pseudônimo Arthur Avalon
John George Woodroffe
Paralelamente aos seus estudos jurídicos, Woodroffe começou a se interessar pela tradição indiana, aprendendo sânscrito e estudando vários ramos do pensamento indiano, dando especial atenção ao Tantra. Tornou-se discípulo de Shiva Chandra Vidyarnarva Battacharya e estudou as escrituras do Tantra indiano, com a ajuda de vários amigos de Bengala – especialmente Atal Behari Ghose. Com a colaboração desses amigos, traduziu cerca de 20 trabalhos sobre o tantrismo, do sânscrito para o inglês, publicando seus trabalhos sob o pseudônimo de “Arthur Avalon” (um nome inspirado nas lendas do Rei Arthur e no reino lendário de Avalon). Os trabalhos de Woodroffe sobre o Tantra produziram um forte impacto no ocidente, mostrando que havia um profundo pensamento filosófico por trás das práticas religiosas e espirituais dessa corrente que era anteriormente conhecida apenas sob um ponto de vista negativo.
Sir John Woodroffe, "Arthur Avalon"
John George Woodroffe, vulgo "Arthur Avalon"
Este e outros textos podem ser encontrados na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi
Há uma outra tradução do Maha Nirvana Tantra para o inglês, mais recente, que contém adicionalmente o texto em sânscrito (em devanagari e transliterado): 

Mahanirvanatantram. Translated by M. N. Dutt, edited with a foreword by J. L. Gupta.  Delhi: Chaukhamba Sanskrit Pratishthan, 2003.

Por Satyananda Svarupini (Flávia)

Fonte:http://www.shri-yoga-devi.org/Blog/2011-07-Mahanirvanatantra.html

Comentários