/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/b/j/tfEDvKQpOdwVwMilgd6A/charles-chen-w2zfjdnul3w-unsplash.jpg)
Estes são
alguns alimentos que podem afetar a saúde intestinal, de acordo com
especialistas
Um intestino saudável pode influenciar
tudo, desde o sistema imunológico ao metabolismo e até mesmo a saúde mental
Por El Tiempo — Colômbia
24/01/2026 11h00 Atualizado há 2
horas
Uma das principais preocupações das pessoas está relacionada à saúde intestinal; por isso, muitas estão recorrendo a alimentos básicos e saudáveis como kombucha, kimchi e chucrute. Algumas pesquisas demonstraram que um intestino saudável pode influenciar tudo, desde o sistema imunológico ao metabolismo e até mesmo a saúde mental, por isso é importante consumir os alimentos certos e saudáveis.
Segundo o periódico BMC Gastroenterology, os casos de doença inflamatória intestinal, que incluem doenças autoimunes como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, aumentaram 34% em dez anos. Segundo pesquisas, uma em cada duas pessoas sofre de refluxo ácido, e as intolerâncias alimentares estão em ascensão devido a maus hábitos alimentares.
Portanto, é importante que o organismo desenvolva uma microbiota intestinal benéfica. Isso pode ser alcançado consumindo alimentos ricos em probióticos e prebióticos saudáveis, evitando alimentos ultraprocessados e ricos em gorduras trans.
Estes são alguns alimentos que afetam a saúde intestinal
Há muito tempo, diversos estudos têm demonstrado que alimentos ultraprocessados e aqueles ricos em gordura e açúcar são prejudiciais ao intestino.
1. Pão
Existe um produto que é básico na maioria das casas: o pão. De acordo com Jordan Haworth, fisiologista gastrointestinal da Clínica Microbiome, ele não oferece muitos benefícios para a saúde intestinal.
— Muitos pães de supermercado são surpreendentemente ruins para o intestino devido ao seu alto teor de emulsificantes sintéticos — comenta ela.
Os emulsificantes, usados para dar volume aos alimentos, estão presentes em diversos produtos populares, desde bolos até iogurtes infantis. Especialistas sugerem que essas substâncias podem interromper a separação entre as camadas de gordura e água no intestino, criando uma lacuna em seu revestimento protetor.
— O processamento do pão branco também remove as fibras, que são cruciais para alimentar as bactérias benéficas do intestino e eliminar toxinas, levando a uma baixa diversidade microbiana — comenta Haworth.
Por outro lado, o cientista e professor Tim Spector, fundador do popular aplicativo de dieta 'Zoe', comentou que o pão de fermentação natural é "mais saudável" do que o pão tradicional.
2. Sorvete
O sorvete também afeta a saúde intestinal, pois contém muito açúcar e gordura trans; portanto, deve ser consumido com moderação.
— Mas não é apenas a riqueza e o alto teor de açúcar dessa sobremesa popular que podem prejudicar o intestino. O sorvete também é repleto de emulsificantes, que são usados para criar sua textura cremosa, evitar a formação de cristais de gelo e misturar as gorduras e a água que contém — comenta Jordan Haworth.
Segundo o especialista, os emulsificantes sintéticos mais comuns encontrados em sorvetes incluem mono e diglicerídeos, conhecidos como E471, além de carragenina e polissorbato.
Os açúcares presentes no leite, chamados lactose, tendem a fermentar no cólon, causando inchaço, gases e diarreia. Portanto, uma alternativa mais amigável ao intestino é o iogurte fermentado, como o kefir ou o iogurte grego, de acordo com Haworth.
Curiosamente, dados sobre o consumo de laticínios mostram que pessoas que consomem mais produtos lácteos fermentados tendem a apresentar níveis de inflamação mais baixos do que aquelas que consomem menos”, argumentou ele.
3. Refrigerantes e doces com baixo teor de açúcar
O excesso de açúcar alimenta bactérias intestinais nocivas, pois promove a inflamação, afetando assim o revestimento intestinal. Estudos em animais mostraram que os adoçantes podem perturbar o equilíbrio da microbiota intestinal, reduzindo as bactérias benéficas e aumentando as potencialmente nocivas.
— Se você está acima do peso ou quer manter o seu peso, provavelmente consumirá mais adoçantes. No entanto, isso pode afetar negativamente a microbiota intestinal e também o metabolismo — explica o especialista.
4. Queijo vegano
Embora muitas pessoas consumam queijos veganos, seus ingredientes podem ser prejudiciais ao intestino, explicou Adrienne Benjamin, nutricionista especializada em saúde intestinal da ProVen Biotics.
— Muitos queijos falsos são feitos com óleos refinados, amidos e estabilizantes que oferecem pouco valor nutricional e podem irritar a mucosa intestinal — afirmou.
Segundo o especialista, os queijos veganos também costumam não conter as culturas vivas presentes nos laticínios fermentados, que são benéficas para a saúde intestinal.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2026/01/24/estes-sao-alguns-alimentos-que-podem-afetar-a-saude-intestinal-de-acordo-com-especialistas.ghtml
Comentários
Postar um comentário