NOUVELLE VAGUE FILME DE RICHARD LINKLATER É UM FILME IRRESISTÍVEL PARA OS CINÉFILOS POIS FAZ TRIBUTO A MOVIMENTO QUE REVOLUCIONOU A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

'Nouvelle Vague', de Richard Linklater

Em 'Nouvelle Vague', Linklater leva espectador para Paris dos anos 1950 e dá 'aula encantadora' de cinema

Filme do diretor da trilogia 'Depois do amanhecer' faz tributo a movimento que revolucionou linguagem cinematográfica; 

Por 

Marcelo Janot

18/12/2025 03h30  Atualizado há 4 dias

No momento em que uma possível aquisição da Warner pela Netflix desperta o temor de que novos filmes sejam cada vez mais direcionados ao streaming em vez de salas de cinema, chega ao circuito brasileiro “Nouvelle Vague”, o tributo do diretor americano Richard Linklater ao movimento francês que revolucionou a linguagem cinematográfica a partir do fim dos anos 50.


Ao recriar ficcionalmente os bastidores das filmagens de “Acossado”, de Jean-Luc Godard, obedecendo aos mesmos parâmetros estéticos e narrativos da obra-prima em preto e branco estrelada por Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, Linklater oferece bem mais que um simulacro: é como se o espectador fosse transportado numa máquina do tempo para uma Paris em que uma turma de jovens realizadores oferecia um novo e fascinante cinema.

Tirando alguns surtos de Godard e a irritação de Seberg, atriz americana que não estava habituada a trabalhar sem roteiro, as filmagens de “Acossado” são vistas sem grandes percalços.

“Nouvelle Vague”, portanto, pode focar em detalhes como os conselhos que Godard recebe de diretores como Rossellini e Melville, suas convicções sobre a liberdade criativa e a importância do trabalho coletivo, com cada membro da equipe identificado ao surgir na tela.

Com esta aula encantadora sobre o fazer cinema, Linklater (autor da nouvellevaguiana trilogia “Antes do amanhecer/pôr do sol/meia-noite”) agrada quem é familiarizado com Truffaut, Godard e cia e pode encorajar o espectador leigo a expandir seus horizontes.


Fonte:https://oglobo.globo.com/rioshow/cinema/guia/em-nouvelle-vague-linklater-leva-espectador-para-paris-dos-anos-1950-e-da-aula-encantadora-de-cinema.ghtml

 



Um filme irresistível para os cinéfilos 

Nouvelle vague narra Godard num conturbado set de filmagens, em busca de algo nada modesto: criar outras formas de expressar o real por meio de som e imagem. Os diálogos são frases de efeito ditas de fato e, sem presunção, obra furta-se a emular a linguagem do cineasta francês

Comentários