Se apaixona
muito fácil? Pode indicar tendência à infidelidade, dizem pesquisadores
Estudo investiga se emophilia, que é a
capacidade de se apaixonar rápido e com frequência, está ligada à traição
26/07/2024 15h35 Atualizado há 2
meses
Conhece alguém que não consegue evitar se apaixonar? Que cai de amores muito rapidamente e com frequência? Então cuidado: o que parece ser muito romântico, segundo a ciência, pode ser uma pessoa com maior chance de ser infiel.
O processo e a experiência da paixão são diferentes para cada um: para alguns, é algo gradual e raro, enquanto para outros, é uma coisa desenfreada. No entanto, o que parecia ser só um traço de caráter, essa capacidade de se apaixonar tão facilmente está sendo chamada por pesquisadores de emofilia.
"Diferenças individuais importantes ao se apaixonar dizem respeito à facilidade (ou seja, quão rápido) e frequência (ou seja, quantas vezes) alguém se apaixona", explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology. “Esses dois fatore refletem um fenômeno intercorrelacionado, que é chamado de emofilia.”
Antes que os pesquisadores pudessem começar a investigar se a emofilia estava ligada à infidelidade, primeiro tiveram que se certificar de que era realmente um fenômenouniversal, já que a maioria dos estudos anteriores envolvia apenas americanos, podendo ser uma questão cultural.
Então, usando anúncios de jornal, eles recrutaram mais de 2.600 voluntários noruegueses e suecos em vez de americanos ou canadenses e enviaram pesquisas online medindo informações românticas, traços de personalidade, e níveis de emofilia.
Depois, segundo a publicação IFL Science, a equipe passou a investigar as ligações entre a emofilia e outros traços de personalidade. Para todos os românticos incuráveis por aí, os resultados podem ser tranquilizadores: embora a emofilia tenha uma pequena correlação positiva com maquiavelismo e psicopatia, e uma ligeiramente mais forte com narcisismo, também teve uma pequena correlação positiva com traços positivos como extroversão, amabilidade e abertura.
A questão principal, no entanto, era se emofilia está positivamente associada à infidelidade. A resposta parece ser sim.
Como a equipe aponta, isso pode não ser surpreendente. “A tendência de se apaixonar facilmente e frequentemente pode levar o indivíduo a se envolver em novos relacionamentos românticos com mais frequência”, explicam os pesquisadores em comunicado, enquanto “se apaixonar facilmente e frequentemente também pode explicar a associação da emofilia com a infidelidade, pois pode levar o indivíduo a desenvolver sentimentos românticos por alguém fora do relacionamento”.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/07/26/se-apaixona-muito-facil-pode-indicar-tendencia-a-infidelidade-dizem-pesquisadores.ghtml
Comentários
Postar um comentário