Cansaço mental: Saiba o que é e como se livrar
deste mal
A filósofa, escritora e conferencista
Patrícia Cândido explica como identificar e resolver esse problema tão comum
Por Felipe Carvalho
30/05/2017 09h03 Atualizado há 2 anos
É muito comum ouvir, em meio a correria do dia a dia, alguém dizer que está estressada. Que anda sem tempo. Que precisa de férias. Mas existe uma boa diferença entre o estresse e o chamado 'cansaço mental'. Será que você sabe qual é? Vem com a gente:
Mais do que uma simples irritação com o dia a dia, o cansaço mental é um processo contínuo que envolve alguns sintomas: perder a criatividade, a memória e a vontade de acordar cedo, além de sentir aquele cansaço e/ou dificuldade para acordar e também rir menos que o normal, entre outros.
A filósofa, escritora e conferencista Patrícia Cândido explica que cuidar da saúde e da energia mental é tão importante quanto zelar pelo corpo, alimentação, sono ou respiração. “A nossa mente é quem comanda a energia dos demais sistemas do corpo. Ela é quem faz a distribuição desta força para que órgãos vitais como fígado, coração e pulmões funcionem na frequência necessária para a manutenção de nossa saúde. O cansaço mental demonstra que a energia da mente está comprometida e falha”, diz.
Alguns maus hábitos no cotidiano podem contribuir para potencializar o cansaço mental como alimentação não-saudável, falta de contato com a natureza, pressão social, estresse, autocobrança, sono sem qualidade ou necessidade de controle total das situações. O corpo envia sinais de que algo está errado e que a mente precisa de limpeza, organização e descanso.
É importante notar que a exaustão completa não tem idade. "Atualmente, crianças têm tantos compromissos quanto adultos e, assim, uma menina de 10 anos pode sentir mais cansaço mental do que um idoso”, salienta a filósofa.
Ao combate!
No livro “Poder Extrafísico”, escrito em parceria com Bruno J. Gimenes, Patrícia dá 11 dicas com técnicas básicas para as pessoas evitarem o cansaço mental diariamente.
1) Sono: Crie um ritual e disciplina para dormir -- durma a quantidade de horas necessárias para o seu corpo se recuperar e se preparar para o dia seguinte. Reflita consistentemente se isso está acontecendo, ok?
2) Alimentação: Primeiro, respeite o número de refeições diárias necessárias (de 3 a 5), depois priorize alimentos saudáveis e naturais em seu prato, com base no que seu corpo precisa.
3) Hidratação: Como nosso corpo é formado por mais de 77% de água, o correto é repormos essa quantidade de maneira adequada. Beba 2 litros por dia, no mínimo, mas não de uma vez: vá ingerindo essa quantidade em pequenas porções, ao longo do dia inteiro.
4) Relaxamento: Procure um lugar onde possa desestressar. Todos os dias, faça paradas -- se acomode na poltrona da maneira que se sentir mais confortável, com a coluna ereta e fique ali por 3 a 5 minutos; olhando para o nada e relaxando. A ideia não é dormir, mas centrar a mente e o espírito, ok?
Fonte:https://glamour.globo.com/bem-estar/saude/noticia/2017/05/cansaco-mental-saiba-o-que-e-e-como-se-livrar-deste-mal.ghtml
Comentários
Postar um comentário