SAIBA O QUE É O MOSSAD, APONTADO COMO ARQUITETO DOS ATAQUES A PAGRERS E WALKIE-TALKIES DO GRUPO XIITA HEZBOLLAH
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Soldados do exército libanês fazem guarda enquanto uma ambulância chega após a explosão de um pager ser relatada durante o funeral de vítimas do ataque sofrido no dia anterior — Foto: Fadel ITANI / AFP
Saiba o que é o
Mossad, apontado como arquiteto dos ataques a pagers e walkie-talkies do grupo
xiita Hezbollah
Oficialmente chamado de Instituto para
a Inteligência e Operações Especiais, o órgão é responsável, desde 1949, por
operações secretas e de espionagem fora de Israel
Por O Globo
19/09/2024 04h30 Atualizado há 3 dias
"Agimos com engenhosidade e criatividade, de acordo com os valores do Mossad de integridade, sigilo e senso de vocação nacional." Assim é descrita a agência de inteligência israelense em seu site oficial. Cercado por uma aura de mistério, o órgão é apontado como arquiteto dos ataques a pagers e walkie-talkies do grupo xiita Hezbollah, no Líbano, deixando um total de 26 mortos, incluindo oito pessoas que o grupo apontou como seus integrantes, e mais de 3 mil feridos.
Oficialmente chamado de Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, o Mossad é responsável, desde 1949, por operações secretas e de espionagem fora de Israel. Comparável à CIA dos Estados Unidos ou ao MI6 do Reino Unido, o órgão tem como principais objetivos evitar que inimigos adquiram e desenvolvam armas não-convencionais e prevenir ataques terroristas. A organização é comandada por um diretor, atualmente David Barnea, que responde diretamente ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Trata-se de um dos principais braços da Comunidade de Inteligência de Israel, composta também pela Aman (Direção de Inteligência Militar, criada em 1950) e a Shin Bet (agência de inteligência mais voltada à segurança interna).
Recrutamento
Nem todos os recrutados pela agência se tornam espiões (ou "katsas"), há uma variedade de cargos possíveis: muitos trabalham em suporte operacional, análise de dados ou desenvolvimento tecnológico. E existem recrutamentos formais, onde pessoas podem se inscrever por meio do site oficial do Mossad, mas também há métodos mais sigilosos, onde potenciais recrutas (judeus e não judeus) são abordados diretamente.
Além da experiência militar, o Mossad busca pessoas com habilidades especiais em eletrônica, computação, linguística. Aqueles que são aceitos passam por um treinamento intensivo que abrange diversas áreas, como espionagem, combate, coleta de informações, vigilância, sabotagem e negociação.
Comentários
Postar um comentário