'MISTÉRIO CÓSMICO': ASTRÔNOMOS DESCOBREM PLANETA GIGANTE 'SUPERFOFO' COM DENSIDADE SEMELHANTE À DE ALGODÃO-DOCE
'Mistério cósmico': Astrônomos descobrem planeta gigante 'superfofo' com
densidade semelhante à do algodão-doce
Observações feitas com telescópios
mostraram que o planeta é 50% maior que Júpiter e tem um pouco mais de um
décimo de sua massa
Por
— Rio de Janeiro
29/05/2024 09h52 Atualizado há um dia
Um enorme planeta gasoso foi descoberto por um grupo de astrônomos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, que ficou surpreso pelo fato do WASP-193b ser “superfofo” e leve. O planeta é o segundo exoplaneta mais leve já encontrado e a mais recente adição a um grupo único e misterioso de exoplanetas com massas semelhantes às de Júpiter e Netuno, mas volumes muito maiores.
Observações feitas com telescópios mostraram que o planeta é 50% maior que Júpiter e tem um pouco mais de um décimo de sua massa. Os cientistas compararam a descoberta com um algodão-doce.
Observações feitas com telescópios mostraram que o planeta é 50% maior que Júpiter e tem um pouco mais de um décimo de sua massa. Os cientistas compararam a descoberta com um algodão-doce.
O exoplaneta mais leve conhecido é o Kepler-51d, do tamanho de Netuno, descoberto em 2014. Ele é muito menor que Júpiter e 30 vezes menos denso. Por suas características básicas, os astrônomos acreditam que o corpo celeste seria capaz de flutuar na água caso isso fosse possível. O WASP-193b está localizado a uma distância de 1.200 anos-luz da Terra e orbita uma estrela igual ao Sol.
Segundo especialistas, nenhum dos modelos clássicos de evolução planetária consegue explicar como o WASP-193b se formou, de acordo com o estudo publicado na Nature Astronomy. Os astrônomos esperam que observações futuras do planeta revelem novas pistas sobre como esses astros quentes existem por bilhões de anos dentro de ambientes extremos.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/05/29/misterio-cosmico-astronomos-descobrem-planeta-gigante-super-fofo-com-densidade-semelhante-a-do-algodao-doce.ghtml
Comentários
Postar um comentário