VITAMINA B12: OS PROBLEMAS DE SAÚDE CAUSADOS PELA CARÊNCIA DO COMPOSTO E POR QUE NEM SEMPRE OS SUPLEMENTOS RESOLVEM

  A vitamina B12 só pode ser encontrada em alimentos de origem animal e, por isso, pode ser escassa na dieta

Vitamina B12: os problemas de saúde causados pela carência do composto e por que nem sempre os suplementos resolvem

Micronutriente encontrado na carne e essencial para o funcionamento do cérebro, pode estar abaixo do nível recomendado até em pessoas que não são veganas

 

Por La Nacion

07/12/2022 04h30  Atualizado há um ano


A vitamina B12 é um nutriente essencial para o bom funcionamento das células sanguíneas, dos nervos e, consequentemente, do corpo. Por dia, a ingestão recomendada é de apenas 2,4 microgramas, uma quantidade pequena — que pode ser obtida em 100g de carne bovina —, mas que influencia diretamente na saúde e na qualidade de vida.


Como só pode ser encontrada em alimentos de origem animal, ela é escassa na dieta, e muitas pessoas que sofrem com a sua deficiência afirmam ter fadiga, cansaço ou exaustão profunda. Os sintomas, comuns a muitas doenças, podem “despistar” os médicos, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento.


Em casos mais graves, a deficiência de vitamina B12 pode gerar problemas neurológicos, além de formigamento nas extremidades, confusão, perda de memória, depressão e dificuldade em manter o equilíbrio. Se não houver reposição do nutriente, é possível que os sintomas se tornem permanentes.

Para entender os problemas de saúde causados pela falta da B12 é importante saber como essa vitamina é absorvida e atua no organismo.


Como nosso corpo absorve a vitamina B12?

Muito se fala da dieta e necessidade de reposição da vitamina em pessoas cuja alimentação é apenas à base de plantas, como as vegetarianas e veganas. Contudo, milhões de pessoas que fazem ingestão de carne também podem apresentar deficiência do nutriente, principalmente porque o corpo não consegue fazer a adequada captação da B12.

A absorção dessa vitamina envolve um processo complexo de várias etapas: começa na boca e termina na extremidade do intestino delgado. Quando mastigamos, a comida é misturada com a saliva, formando o bolo alimentar. Quando engolimos, uma substância na saliva chamada proteína R , que protege a B12 de ser destruída pelo ácido estomacal, viaja para o estômago junto com a comida.

Células específicas no revestimento do estômago, chamadas células parietais, secretam duas substâncias que são importantes para a absorção de B12. Uma é o ácido estomacal, responsável por separar os alimentos da vitamina B12, permitindo que a vitamina se ligue à proteína R na saliva. A outra substância, denominada fator intrínseco, mistura-se com o conteúdo do estômago e viaja com ele até a primeira parte do intestino delgado, o duodeno.

Uma vez no duodeno, os sucos pancreáticos liberam B12 da proteína R e a entregam ao fator intrínseco. Isso permite que a B12 seja absorvida. Ela ajuda a manter as células nervosas e formar glóbulos vermelhos saudáveis. Uma deficiência de vitamina B12 geralmente envolve uma quebra em um ou mais desses pontos no caminho para a absorção.

O que pode causar a deficiência de B12?

Sem saliva, a vitamina B12 não se liga à proteína R e a capacidade do corpo de absorvê-la é inibida. E existem centenas de medicamentos diferentes que podem causar boca seca, resultando em uma produção de saliva muito baixa. Eles incluem opioides, inalantes, descongestionantes, antidepressivos, medicamentos para pressão arterial e benzodiazepínicos, que são usados para tratar a ansiedade.

Outro contribuinte para a deficiência de vitamina B12 são os baixos níveis de ácido estomacal. Milhões de pessoas tomam medicamentos contra úlceras que reduzem os ácidos estomacais causadores das feridas. Diferentes pesquisadores vinculam o uso desses remédios à deficiência de vitamina B12, embora essa possibilidade não supere a necessidade da medicação. A metformina, droga usada para tratar diabetes tipo 2 , também tem sido associada à deficiência dessa vitamina.

A produção de ácido estomacal também pode diminuir com o envelhecimento. Mais de 60 milhões de pessoas nos EUA, por exemplo, têm mais de 60 anos e cerca de 54 milhões têm mais de 65 anos. Essa população enfrenta um risco maior de deficiência de vitamina B12, que pode ser aumentada pelo uso de medicamentos redutores de ácido.

A produção de ácido gástrico e de fator intrínseco por células parietais especializadas no estômago é crítica para que ocorra a absorção de B12. Mas danos ao revestimento do estômago podem impedir a produção de ambos. Em humanos, a deterioração do revestimento do estômago é causada por cirurgia gástrica, inflamação crônica ou anemia perniciosa, uma condição médica caracterizada por fadiga e uma longa lista de outros sintomas.

Outro culpado comum pela deficiência de vitamina B12 é o funcionamento inadequado do pâncreas. Cerca de um terço dos pacientes com mau funcionamento do órgão desenvolve deficiência de vitamina B12.

Como tratar a deficiência de B12?

Se você estiver enfrentando sintomas potenciais de deficiência de vitamina B12 e também tiver um dos fatores de risco, é importante consultar um médico para fazer exames de sangue. Uma análise laboratorial adequada e discussão com um médico são necessárias para descobrir se níveis B12 estão ou não dentro do que é recomendado.

O tipo de tratamento e a duração dependem da causa e gravidade da deficiência de vitamina B12. A recuperação total pode levar até um ano, mas, quando tratada corretamente, pode acontecer em menor tempo.

O tratamento para a deficiência de vitamina B12 pode ser feito via oral, aplicado sob a língua ou administrado pelo nariz, ou por injeções. Um suplemento de vitamina B12 ou multivitamínico balanceado pode ser suficiente para corrigir a deficiência.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2022/12/vitamina-b12-os-problemas-de-saude-causados-pela-carencia-do-composto-e-por-que-nem-sempre-os-suplementos-resolvem.ghtml

Comentários