POR QUE A ATRIZ GWENDOLINE CRISTIE ÍCONE DA ATUAÇÃO POR SEUS PAPÉIS EM "GAMES OF TRONES" E "STAR WARS" É A NOVA MUSA DA MODA
Por que Gwendoline Christie é a nova musa da moda?
Ícone da atuação por seus papéis em
"Game of Thrones" e "Star Wars", Gwendoline Christie também
se destaca no universo da moda, entre colaborações ousadas e escolhas
estilísticas singulares. Crônica de uma musa iconoclasta que se tornou, mesmo
contra sua vontade, a personificação de uma indústria em plena transformação
Por Alexandra Pizzuto, da Marie Claire Frabça, Com Tradução de Nathália
Geraldo, de Marie Claire Brasil —
Paris, na França
02/04/2024 05h03 Atualizado há 3 semanas
Cachos loiros, sombra de olhos exagerada e uma tez de porcelana digna de uma boneca colecionável: foi transformada em uma criatura onírica que Gwendoline Christie encerrou o último desfile de alta costura da Maison Margiela em janeiro , após uma encenação teatral da qual apenas John Galliano - diretor artístico da Maison - possui o segredo.
Vestida com um vestido espartilhado com resquícios da Belle Époque, a atriz americana de silhueta imponente perambulou pelos corredores de espectadores instalados sob a Pont Alexandre III, enquanto reproduzia as maneirismos mais naturais de uma figura à qual subitamente foi dada vida.
Uma performance surpreendente que não deixou de dar a volta ao mundo, confirmando ainda o status de musa ao qual Gwendoline Christie parece poder aspirar há uma década.
Gwendoline Christie, a musa dos estilistas
É preciso dizer que a atriz americana não é novata nisso. Segundo o WWD, a companheira e musa do designer Giles Deacon reivindica, de fato, algumas experiências como modelo, como aquelas com a fotógrafa australiana Polly Borland.
Famosa por seu papel como Brienne de Tarth em Game of Thrones, ela foi convidada por Vivienne Westwood para desfilar na passarela durante o desfile de outono-inverno 2015-2016 da marca, e também para posar para sua campanha Unisex.
Ela foi vista na passarela de Tomo Koizumi outono-inverno 2019-2020 em uma silhueta grandiosa digna de mil folhas de babados coloridos, e também na Miu Miu, para uma coleção Cruise 2019 apresentada por amigas da marca como Uma Thurman, Kate Bosworth e Chloë Sevigny.
Artista nata, ela literalmente encarna uma silhueta conceitual do audacioso Iris Van Herpen.
Em 2023, ela fez uma aparição magistral no desfile de Thom Browne inspirado no conto de Cinderela, desfilando em uma roupa de "Príncipe Encantado" revisitada.
Além de suas aparições marcantes, é também por seu estilo com ousadia criativa, entre fluidez genderless e ode à expressão do eu, que Gwendoline Christie conseguiu chamar a atenção do pequeno mundo da moda.
E com razão, em cada uma de suas aparições públicas, a atriz transforma o tapete vermelho em um local de performance onde ela encena suas diferentes identidades: uma mulher de silhueta imponente, uma mulher de traços andróginos e, acima de tudo, uma mulher que reivindica seu próprio estilo de vestir, mesmo que não tenha sido aceito pelos padrões de beleza mainstream.
Uma instrumentalização da moda além dos ditames vigentes nos tapetes vermelhos, que geralmente tendem a transformar as celebridades em embaixadoras implicitamente nomeadas de casas de alta costura em busca de uma forma sutil de publicidade.
Portanto, não é surpreendente que a jovem se associe às criações de Iris Van Herpen, Vivienne Westwood, Peter Copping ou Rick Owens quando precisa desfilar no tapete vermelho.
Em 2023, ela honrou seu convite para o MET Gala exibindo um vestido prodigioso assinado por Gucci. Uma criação que literalmente lhe confere ares de uma divindade grega moderna, mesclando os códigos do masculino e do feminino em prol de uma harmonia estilística que redefine os padrões vigentes.
Singularidade e beleza sem estereótipos
Pois além de um gosto pela moda que demonstra um conhecimento afiado da criação de vestuário como uma forma de arte por si só, Gwendoline Christie também se destaca por sua capacidade de destacar a singularidade de sua silhueta em um universo cujos ideais de beleza são altamente estereotipados.
Com uma altura de 1,91m, a atriz que foi muitas vezes desencorajada a entrar na profissão devido ao seu físico atípico contribui para redefinir os padrões da moda a favor daqueles que por muito tempo se sentiram excluídos.
Um exemplo de inclusão do qual a atriz está muito consciente, Gwendoline Christie não hesitando em fazer de suas entrevistas ou até mesmo de suas falas nas redes sociais oportunidades para advogar pela aceitação de si mesmo e pela celebração das diferenças dentro da indústria da moda.
Comentários
Postar um comentário