LUNAR, SOLAR, TOTAL, PARCIAL, ANULAR, PENUMBRAL E HÍBRIDO: CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE ECLIPSE

 Lunar, solar, total, parcial, anular, penumbral e híbrido são alguns dos tipos de eclipse

Lunar, solar, total, parcial, anular, penumbral e híbrido: conheça todos os tipos de eclipse

Da Terra, no entanto, é possível observar apenas dois desses fenômenos

Por O Globo — Rio de Janeiro

07/04/2024 00h00  Atualizado há 2 dias

eclipse solar total acontece nesta segunda e poderá ser visto em países da América do Norte e, parcialmente, da Europa. Apesar de não haver possibilidade de assistir do Brasil, espectadores curiosos pelo evento astronômico terão a opção de acompanhar através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.


Um eclipse ocorre quando um corpo celeste, como uma lua ou um planeta, se move para a sombra de outro corpo celeste. Da Terra, podemos observar dois tipos deles: o solar ou o lunar. Além disso, cada um deles tem diferentes formatos. Entenda cada um deles.


O que é um eclipse lunar?

A lua se move em uma órbita ao redor da Terra. Ao mesmo tempo, a Terra orbita o sol. Às vezes, a Terra se move entre o sol e a lua.

Entenda o eclipse lunar — Foto: Divulgação/Nasa

Quando isso acontece, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente é refletida pela Lua — é essa mesma luz solar que faz a Lua brilhar. Em vez de a luz atingir a superfície da Lua, a sombra da Terra recobre a Lua. Esse fenômeno, de acordo com a Nasa, só pode ocorrer na lua cheia.

Diagrama do Eclipse Lunar — Foto: Arte O GLOBO
Diagrama do Eclipse Lunar — Foto: Arte O GLOBO

Da terra, é possível ver de três formas: eclipse lunar penumbral, eclipse lunar parcial e eclipse lunar total.

Os tipos de Eclipse Lunar — Foto: Arte O GLOBO
Os tipos de Eclipse Lunar — Foto: Arte O GLOBO

Um eclipse lunar geralmente dura algumas horas. Pelo menos dois eclipses lunares parciais acontecem todos os anos, mas os eclipses lunares totais são raros. É seguro observar um eclipse lunar.

O que é um eclipse solar?

Às vezes, quando a lua orbita a Terra, ela se move entre o Sol e a Terra. Quando isso acontece, a lua impede que a luz do Sol chegue à Terra. Durante um eclipse solar, a Lua projeta uma sombra na Terra.

Eclipse solar — Foto: Divulgação/Nasa

Os eclipses solares acontecem a cada 18 meses em algum lugar da Terra, segundo a Nasa. Ao contrário dos eclipses lunares, os eclipses solares duram apenas alguns minutos.

Os tipos de eclipse solar — Foto: Arte O GLOBO
Os tipos de eclipse solar — Foto: Arte O GLOBO

Existem três tipos principais de eclipses solares:

  • Eclipse solar total: Visível apenas em uma pequena área da Terra. As pessoas que veem o eclipse total estão no centro da sombra da Lua quando ela atinge a Terra. O céu fica muito escuro, como se fosse noite. Para que ocorra um eclipse total, o Sol, a Lua e a Terra devem estar em linha direta.
  • Eclipse solar parcial: Isso acontece quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. O Sol parece ter uma sombra escura numa pequena parte da sua superfície.
  • Eclipse solar anular: Um eclipse anular acontece quando a Lua está mais distante da Terra. Como a Lua está mais distante, ela parece menor. Não bloqueia toda a visão do Sol. A Lua na frente do Sol parece um disco escuro no topo de um disco maior da cor do Sol. Isso cria o que parece ser um anel ao redor da Lua.
  • Eclipse solar híbrido: quando há mais de um tipo de eclipse solar no mesmo dia. É o mais raro tipo que existe.

A agência espacial dos EUA recomenda ainda que nunca se olhe olhe diretamente para o Sol: isso pode causar danos permanentes aos seus olhos. Você deve usar equipamento de segurança adequado para observar qualquer tipo de eclipse solar.


Fonte:https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/04/07/lunar-solar-total-parcial-anular-penumbral-e-hibrido-conheca-todos-os-tipos-de-eclipse.ghtml

Comentários