FORMATO DAS FEZES PODE SER SINAL DE CÂNCER DE CÓLON; SAIBA COMO IDENTIFICAR

  Mulher utilizando o vaso sanitário

Formato das fezes pode ser sinal de câncer de cólon; saiba como identificar

TikToker relatou como descobriu seu tumor em estágio 4 depois de mudanças nos hábitos intestinais

06/04/2024 10h34  Atualizado há 4 dias


Até 2030, e o câncer colorretal deve se tornar a principal causa de mortes por câncer em pessoas com menos de 50 ano, segundo dados do JAMA Surgery. E um dos primeiros sinais do tumor, alertam os médicos, é também pouco conhecido: fezes estreitas.


O sintoma ganhou destaque depois do depoimento da usuária de TikTok Carolina Herrera, que narrou na plataforma os sintomas de seu câncer de cólon em estágio 4, diagnosticado aos 28 anos: sangue nas fezes, diarreia, perda de peso, anemia, fadiga e fezes em forma de lápis.


A Fight Colorectal Cancer, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos dedicada a combater essa forma de câncer, afirma que fezes finas podem ser um sinal de obstruções intestinais como tumores.

"Na maioria das vezes, fezes estreitas que ocorrem raramente não são motivo de preocupação. Mas se você tiver fezes em forma de fita por mais de uma semana, procure atendimento médico", recomenda a entidade.

A organização destaca outro tipo alarmante de sintomas: a presença de sangue no papel higiênico, nas fezes ou no vaso: "qualquer quantidade de sangramento retal não é normal, e você precisa descobrir por que está vendo sangue no vaso sanitário”.

Nem sempre a presença de sangue é sinal de câncer, no entanto. A coloração pode dar dicas de outros possíveis diagnósticos. Se o sangue for vermelho vivo, significa que é mais recente e teve origem da parte mais baixa do cólon, o que pode ser um sinal de hemorroidas. Caso seja mais escuro, da cor de alcatrão, é mais antigo, indicando que veio de mais acima no cólon, o que poderia indicar doença de Crohn ou colite ulcerativa.

A ocorrência ocasional de fezes estreitas, além de câncer, pode ser sinal de constipação, também conhecida como prisão de ventre, costuma ser causada por fatores de estilo de vida, como não consumir fibra alimentar suficiente, não beber uma quantidade adequada de água e não se exercitar regularmente.

Esse estreitamento das fezes também pode ser um sintoma da síndrome do intestino irritável (SII), um distúrbio crônico que leva a dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação. Ou ainda de diverticulite, uma inflamação de bolsas que se desenvolvem nas paredes do intestino. Outros sinais dessa doença incluem dor no lado esquerdo inferior do abdômen e mudanças nos hábitos intestinais.

No caso de sintomas persistentes, procure um médico para investigar as causas.

Segundo projeções do JAMA Surgery, entre 2010 e 2030 o câncer de cólon aumentará 90% em pessoas de 20 a 34 anos. O câncer retal aumentará 124% na mesma faixa etária.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2024/04/06/formato-das-fezes-pode-ser-sinal-de-cancer-de-colon-saiba-como-identificar.ghtml

Comentários