ECLIPSE SOLAR: CONHEÇA OS DETALHES DO FENÔMENO RARO NA AMÉRICA DO NORTE

 Sol encoberto pela Lua, em um eclipse anelar solar nesta segunda-feira


Eclipse solar: conheça os detalhes do fenômeno raro na América do Norte

Evento não pôde ser acompanhado no céu do Brasil, mas milhões de pessoas acompanharam pela internet

Por O Globo — Rio de Janeiro

08/04/2024 11h46  Atualizado há 10 horas

eclipse solar total que aconteceu nesta segunda, dia 8 de abril, foi visto em países da América do Norte e, parcialmente, na Europa. Apesar de não haver possibilidade em assisti-lo do Brasil, espectadores curiosos pelo evento astronômico o acompanharam através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial americana.


A que horas começou o eclipse solar total de 8 de abril?

O fenômeno teve início no Oceano Pacífico Sul e cruzou a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. O eclipse começou na costa mexicana do Pacífico por volta das 15h07 — horário de Brasília —, antes de entrar no Texas (EUA). Cerca de 32 milhões de pessoas vivem nas áreas onde foi possível visualizá-lo.

O que é o eclipse solar?

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona à frente da Terra e do Sol, bloqueando os raios solares, diz Rodrigo Negreiros, professor do Departamento de Física da UFF (Universidade Federal Fluminense). O movimento, entretanto, ocorre todos os meses em razão da órbita da Terra. O evento astronômico, como o que ocorrerá na América do Norte, acontece porque a Lua cruza o plano da órbita da Terra.

Os tipos de eclipse solar — Foto: Arte O GLOBO
Os tipos de eclipse solar — Foto: Arte O GLOBO

A que horas aconteceu o eclipse?

O evento astronômico foi visto nesta segunda-feira, a partir das 15h07 no horário de Brasília. A primeira região que acompanhou o fenômeno foi a cidade de Mazatlán, na costa do Pacífico do México, onde a escuridão durou quatro minutos. Depois, o eclipse foi visto no Texas, estado ao sul dos Estados Unidos. No Canadá, o evento astronômico foi assistido por volta das 16h16.

De onde foi visto o eclipse solar?

O eclipse foi visto, dependendo das condições meteorológicas, apenas por pessoas em países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México). Em alguns lugares da Europa, o evento astronômico também foi acompanhado, mas parcialmente.

O trajeto do eclipse solar total — Foto: Arte O GLOBO
O trajeto do eclipse solar total — Foto: Arte O GLOBO

Quem não estava na rota do eclipse acompanhou a transmissão pelas redes sociais da Nasa. Com fotógrafos posicionados ao longo de todo o caminho do fenômeno, a agência espacial contou com mais de 90 minutos de imagens para fazer a análise científica. Antes do início, a Nasa selecionou e enviou suportes de rastreamento para mais de 70 pessoas posicionadas ao longo do caminho do eclipse nos Estados Unidos e no México.

Quando foi o último eclipse solar?

No Brasil, o último eclipse solar total que pôde ser visto aconteceu aconteceu em 1994, ou seja, há 30 anos. Pessoas de quase todo o país puderam acompanhar a ocorrência deste evento astronômico.

No ano passado, em 14 de outubro de 2023, espectadores brasileiros também puderam acompanhar um eclipse solar — mas neste caso, ele ocorreu parcialmente, na forma anular, quando “o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, restando apenas um anel visível do disco solar”, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O próximo eclipse solar visível no território brasileiro está previsto para o dia 12 de agosto de 2045, com ápice previsto para às 16h19, mas apenas algumas áreas do país conseguirão visualizá-lo por completo.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/04/08/eclipse-solar-ao-vivo-assista-ao-fenomeno-raro-na-america-do-norte.ghtml?li_source=LI&li_medium=news-multicontent-widget

Comentários