ECLIPSE SOLAR: NASA VAI FAZER 'MEGA FILME' COM FOTOS DE CENTENAS DE VOLUNTÁRIOS PARA ESTUDAR O SOL; ENTENDA

 Coroa Solar


Eclipse solar: Nasa vai fazer 'mega filme' com fotos de centenas de voluntários para estudar o Sol; entenda

Os cientistas vão aproveitar o momento para estudar a atmosfera externa do Sol, chamada coroa solar

Por 

Filipe Vidon

 — Rio de Janeiro

03/04/2024 04h00  Atualizado há uma semana

Além do espetáculo visual para quem está na rota do eclipse solar total, previsto para acontecer na América do Norte em 8 de abril, o fenômeno representa uma grande oportunidade para cientistas estudarem o Sol e sua relação com a Terra. Por isso, a Nasa vai fazer um “mega filme” com ajuda de centenas de voluntários que vão capturar imagens para três projetos de ciência cidadã financiados pela agência espacial americana.


Os cientistas vão aproveitar o momento para estudar a atmosfera externa do Sol, chamada coroa solar, quando a Lua cobrir completamente o disco brilhante do Sol e revelar a coroa. É nesta camada do Sol onde ocorre o nascimento do vento solar — um fluxo constante de partículas e materiais que fluem do Sol e afetam a Terra e outros planetas.


Voluntários selecionados estarão em todo o trajeto do eclipse — Foto: Divulgação/Eclipse Megamovie/Jeffreu Reedy/Nasa
Voluntários selecionados estarão em todo o trajeto do eclipse — Foto: Divulgação/Eclipse Megamovie/Jeffreu Reedy/Nasa

Segundo a Nasa, o melhor momento para ver a gama completa de dinâmicas na coroa é durante um eclipse solar total. O problema é que, como em todos os eclipses, em qualquer local ao longo do caminho esperado, a duração total será de menos de quatro minutos e meio, tempo que não é suficiente para observar mudanças na coroa.

Já com os fotógrafos posicionados ao longo de todo o caminho do eclipse, a Nasa espera contar com mais de 90 minutos de imagens para fazer a análise científica. O projeto já selecionou e enviou suportes de rastreamento para mais de 70 pessoas que estarão posicionadas ao longo do caminho do eclipse nos Estados Unidos e no México.

Corona Solar — Foto: NASA/Aubrey Gemignani
Corona Solar — Foto: NASA/Aubrey Gemignani

Outros 80 fotógrafos que possuem suas próprias câmeras DSLR e suportes de rastreamento e que planejam estar na sombra da Lua em 8 de abril também se juntaram ao projeto. Liderado por Amir Caspi do Southwest Research Institute no Colorado, o projeto Citizen Continental-America Telescopic Eclipse (CATE) 2024 também colocará 35 equipes na trajetória do eclipse do Texas ao Maine para capturar a coroa em luz polarizada.

Quando vai acontecer o eclipse solar total?

Com duração de dois minutos a mais que os últimos dessa categoria, sua coroa solar será mais visível do que a do último, que aconteceu em 2017. O fenômeno inicia no sul do Oceano Pacífico e começará a ser perceptível às 16h — horário de Brasília —, na costa do México, e terminará às 17h, na costa Atlântica do Canadá.

Onde vai ser possível observar o eclipse solar total?

Apesar de ser visto em praticamente todo o território dos Estados Unidos, somente 31,6 milhões de pessoas poderão ver o fenômeno de forma total, em comparação com os 12 milhões de 2017. O resto verá de forma parcial. Mesmo não sendo possível assistir do Brasil, a NASA permitirá acompanhamento através das redes sociais e canais oficiais.

Como observar o eclipse solar total?

Quando a Lua bloqueia completamente a face brilhante do Sol, não é seguro olhar diretamente para a estrela sem proteção ocular especializada. Observar qualquer parte do Sol brilhante através de lentes de câmera, binóculos ou telescópio sem um filtro solar especial pode causar lesões oculares graves.

Ao observar as fases parciais do eclipse solar diretamente com seus olhos, é preciso olhar através de óculos de visualização solar seguros — óculos de eclipse— ou de um visualizador solar portátil seguro, indica a NASA. Também é possível usar um método de visualização indireta, como um projetor pinhole.​

Os óculos de eclipse não são óculos de sol normais. Os que são utilizados no cotidiano, por mais escuros que sejam, não são seguros para ver o sol. Os padrões para observar o fenômeno devem cumprir o padrão internacional ISO 12312-2. A NASA não aprova nenhuma marca específica de visualizadores solares.

Caso o objeto esteja rasgado, arranhado ou danificado de outra forma, o ideal é descartar o dispositivo. Além disso, a NASA aconselha que óculos para eclipses ou visualizadores portáteis com câmeras, binóculos ou telescópios, pois requer diferentes tipos de filtros solares.


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2024/04/03/eclipse-solar-nasa-vai-fazer-mega-filme-com-fotos-de-centenas-de-voluntarios-para-estudar-o-sol-entenda.ghtml

Comentários