ABRAÇANDO O ESPECTRO COMPLETO DA VIDA - AME, PERCA, APRENDA, RIA E VIVA (VOCÊ NÃO PRECISA SE TORNAR UM MONGE!)

 

Com meu pai BC Machaiah (aposentado. Delegacia de Polícia) - Parane, distrito de Kodagu, Índia

Abraçando o espectro completo da vida - ame, perca, aprenda, ria e viva (você não precisa se tornar um monge!)

Poonacha Machaiah

Enquanto eu estava em meio à beleza serena de minha cidade natal, no distrito de Kodagu (Coorg), observando a pira funerária de meu pai arder contra o pano de fundo de nossas terras ancestrais, me vi envolvido em uma tapeçaria de memórias e sabedoria que ele havia me legado. . Meu pai, um policial dedicado que serviu e protegeu sua comunidade, faleceu em 25 de abril de 2023, aos 85 anos, levou uma vida que foi uma prova de viver com integridade, simplicidade e um profundo compromisso com o serviço.

Nos momentos tranquilos de reflexão que se seguiram ao seu falecimento, lembrei-me das lições que ele transmitiu, lições que eram tão simples em suas palavras quanto profundas em seu significado: coma levemente, beba moderadamente, faça exercícios regularmente e ame excessivamente. Mas, além disso, ele enfatizou uma filosofia que se tornou a base da minha compreensão da vida – servir algo superior a si mesmo e contribuir significativamente para a sociedade.

Crescendo na Índia, uma terra rica em diversidade espiritual e tradição, tive o privilégio de testemunhar a personificação da verdadeira sabedoria através das ações cotidianas do meu pai. Ao contrário das narrativas que muitas vezes glorificam o caminho da renúncia à iluminação, a história de vida do meu pai foi uma poderosa narrativa de envolvimento. Ele acreditava em estar totalmente presente no mundo, abraçando a gama de experiências que ele oferece – amor, perda, riso e aprendizagem – enquanto mantinha um sentimento de desapego dos resultados e expectativas que muitas vezes nos enredam.

Esta filosofia não nasceu isoladamente, mas foi um produto do rico ambiente cultural e espiritual da Índia. Acompanhando o meu pai nas suas funções policiais durante eventos religiosos importantes, encontrei monges e ascetas de diversas religiões, muitos dos quais descendiam dos seus retiros isolados no Himalaia. Observando as multidões que se reuniam em busca de bênçãos e sabedoria destas figuras espirituais, lembro-me das profundas conversas com meu pai. Ele costumava dizer: “Filho, é importante abraçar o mundo plenamente e passar por tudo isso - amar, perder, aprender, rir e, apesar de tudo, viver e prosperar! Esteja no mundo, mas não seja deste mundo.”

Esta mensagem simples, mas profunda, permaneceu comigo, moldando a minha compreensão do que significa viver uma vida plena. Não é o afastamento do asceta do mundo que define a sabedoria e a realização, mas a coragem da pessoa comum para enfrentar os desafios da vida com integridade e amor. A vida de meu pai foi uma prova dessa crença. Ele viveu não como um monge em busca de iluminação, mas como um homem profundamente enraizado no mundo, dedicado a proteger a sua comunidade, a cuidar da sua família e a viver uma vida de serviço.

À medida que navego pelos meus papéis de filho, pai, família e cidadão, sou guiado pelo legado da sabedoria de meu pai. É um lembrete de que a verdadeira realização e integridade não advêm da fuga do mundo, mas do envolvimento com ele com paixão, responsabilidade e compaixão. Portanto, não nos deixemos levar por nos tornarmos monges e celebrarmos aqueles que tiveram alguma experiência nessas funções. Celebremos aqueles que hoje nos reconhecem e que estão a fazer a diferença nas comunidades onde vivem e servem - pessoas reais, histórias reais, heróis reais!

Ao partilhar este legado, pretendo inspirar outros a reconhecerem a beleza e a profundidade nos atos quotidianos de coragem, amor e serviço que definem uma vida verdadeiramente plena. Celebremos os heróis anônimos que, tal como o meu pai, nos ensinam que a sabedoria reside em viver uma vida profundamente enraizada no mundo, mas sem estar vinculada a ele.

Fonte:https://medium.com/@poonacha/embracing-lifes-full-spectrum-e95d48283168

Comentários