A FELICIDADE DEFINITIVA: UMA JORNADA PELO ESPAÇO INTERIOR E PELO CRESCIMENTO PESSOAL - POONACHA MACHAIAH

 

Imagem criada usando IA — MidJourney: Poonacha Machaiah

A felicidade definitiva: uma jornada pelo espaço interior e pelo crescimento pessoal

Poonacha Machaiah

Como CEO da Fundação Chopra, tenho o privilégio de trabalhar em estreita colaboração com o Dr. Chopra. Durante uma de nossas reuniões recentes, ele compartilhou comigo seu livro, “The Ultimate Happiness Prescription”, e sua visão de tornar este um programa on-line como parte da Iniciativa NeverAlone da Fundação para o bem-estar mental. A leitura deste livro reforçou ainda mais minha compreensão da felicidade como uma busca universal e uma exploração profundamente pessoal.

Uma mudança de paradigma na compreensão da alegria
Nas páginas esclarecedoras do livro do Dr. Chopra, uma verdade radical é revelada: os marcadores tradicionais de felicidade – riqueza, sucesso, saúde – não são os seus progenitores, mas sim a sua descendência. Esta perspectiva obriga-nos a reconsiderar a estrutura da nossa existência quotidiana, onde as expectativas sociais muitas vezes confundem o nosso património líquido com a nossa autoestima.

O trabalho inovador de psicólogos positivos como a Dra . Sonja Lyubomirsky, o Dr. é o ponto de referência concedido pelos nossos genes, C representa as circunstâncias da nossa vida e V é o segmento que controlamos – as nossas ações voluntárias.

O ponto de referência da felicidade e a ciência por trás dela
Aprender que cerca de 50% da nossa felicidade é geneticamente predestinada pode parecer uma jogada do destino. Este ponto de referência é o centro gravitacional ao qual regressamos depois dos altos e baixos da vida, graças à adaptação hedónica – o fenómeno psicológico que nos traz de volta a uma linha de base de contentamento.

A Dinâmica da Escolha e das Circunstâncias
Embora não possamos reescrever o nosso código genético, as variáveis ​​C e V fornecem um estágio para mudanças significativas. As circunstâncias definem o cenário, mas nossas ações voluntárias são os verdadeiros roteiristas de nossa narrativa de felicidade.

As Sete Chaves: Um Caminho para a Alegria Iluminada As
sete chaves do Dr. Chopra oferecem uma abordagem transformadora para alcançar a felicidade duradoura:
1. Esteja Consciente do Seu Corpo : Nossos corpos são canais de energia cósmica e, ao nos sintonizarmos com eles, nos alinhamos com o potencial ilimitado do universo.
2. Encontre a verdadeira auto-estima : Além da superfície reflexiva da autoimagem está o verdadeiro eu – indestrutível e precioso.
3. Desintoxique sua vida : Desintoxicar é retornar ao nosso estado inerente de alegria e desembaraçar os nós do condicionamento negativo.
4. Desistir de estar certo : O ato de abandonar a necessidade de estar certo libera uma fonte de energia e leva a relacionamentos mais profundos e harmoniosos.
5. Foco no Presente : Vivendo no momento presente, vivenciamos a vida em sua forma mais pura, sem limites de passado ou futuro.
6. Veja o mundo em você mesmo : Ver o mundo dentro de nós remove barreiras à felicidade, espelhando nosso estado interior em nossa realidade externa.
7. Viva para a Iluminação : Buscar a iluminação é a jornada definitiva para compreender nossa existência e descobrir uma alegria profunda.

Uma reflexão pessoal: o debate no jantar
Foi durante um recente jantar em família, no meio de um debate acalorado com meus filhos, que a chave de “desistir de estar certo” ressoou profundamente em mim. À medida que as vozes se elevavam e os pontos eram discutidos, vi-me entrincheirado na necessidade de provar a minha perspectiva. Era um roteiro familiar, onde estar certo era igual a vencer. Refletindo sobre as palavras do Dr. Chopra, percebi a futilidade de minha postura teimosa. A necessidade de estar certo ofuscou a oportunidade de uma conversa aberta e estimulante. Eu estava modelando uma batalha de egos em vez de um diálogo de compreensão.

Naquela noite, ponderei sobre a energia desperdiçada para provar um ponto. Este momento de clareza tornou-se um pivô na minha busca pela felicidade, passando das posturas rígidas do debate para a dança fluida da discussão. Vi que sou um “trabalho em andamento”, aprendendo que no espaço onde deixo de estar certo, abro espaço para algo maior – conexão, paz e talvez a forma mais verdadeira de felicidade.

Concluindo: O Jardineiro da Alegria

Embora a nossa composição genética e a nossa vida desempenhem papéis substanciais na nossa felicidade, as ações voluntárias – as decisões que tomamos todos os dias – são a chave para elevar a nossa felicidade duradoura. A mensagem é clara: a felicidade não é apenas algo a ser encontrado ou conquistado; é um estado a ser cultivado e nutrido dentro de nós mesmos.

Muitas vezes bancamos o arquiteto, projetando nossas vidas com projetos rígidos. Mas através das lentes e da reflexão pessoal do Dr. Chopra, podemos nos ver melhor como jardineiros, cultivando a felicidade por meio do solo da consciência, da água do desapego e da luz do sol da presença.

À medida que cada um de nós navega pelos nossos caminhos, a questão que nos guia é comovente e pessoal: Estamos prontos para cuidar dos jardins da nossa felicidade, abraçando a ideia de que, por vezes, o crescimento mais profundo vem do simples ato de deixar ir?

Fonte:https://medium.com/@poonacha/the-ultimate-happiness-a-journey-through-inner-space-and-personal-growth-7cf2f74eb054

Comentários