O EQUINÓCIO DE OUTONO NO BRASIL CHEGOU E DIA, E NOITE FORAM IGUAIS NO DIA 20-03-2024, ENTENDA

 

No Outono, os dias ficam mais curtos e frescos, e os frutos e folhas estão bem maduros e começam a cair - Foto: Pixabay
No Outono, os dias ficam mais curtos e frescos, e os frutos e folhas estão bem maduros e começam a cair — Foto: Pixabay

O equinócio de outono chegou e dia, e noite serão iguais nesta quarta; entenda

Mudança de estação ocorreu oficialmente na madrugada

Por O TEMPO Publicado em 20 de março de 2024 | 08h32 - Atualizado em 20 de março de 2024 | 08h35

É outono desde as 00h06 desta quarta-feira (20/03). Além da mudança de estação, a data também é marcada pelo equinócio de outono, que faz com que o dia e a noite tenham uma duração igual. Por quê? A explicação está nos astros.

A Terra se movimenta ao redor dela própria e do Sol de forma inclinada — ela tem um ângulo de 23,5º em relação ao seu plano de órbita, isto é, sua posição em relação ao Sol. Por isso, os raios solares atingem a Terra de forma levemente diferente a cada dia. 

É graças a isso que existem as estações. No verão do Hemisfério Sul, por exemplo, temos dias mais longos e noites mais curtas, o que fica evidente quando o céu permanece claro após as 18h. Já no equinócio, que ocorre na transição do verão para o outono e, depois, do inverno para a primavera, a Terra está em uma posição praticamente “reta” em relação ao Sol, por isso o dia e a noite têm uma duração quase igual. No Hemisfério Norte, o cenário é invertido, e hoje ele passa pelo equinócio de primavera.

O nome do fenômeno vem justamente desse equilíbrio entre dia e noite. O termo vem do latim “aequinoctium”, junção das palavras “equus” (igual) e “nox” (noite), ou seja, “noites iguais”. É o contrário do solstício, que ocorre na chegada do verão e do inverno. Nesse caso, temos o dia mais longo do ano no solstício de verão (21 de dezembro) e a noite mais longa no de inverno (20 de junho).

Fonte:https://www.otempo.com.br/brasil/o-equinocio-de-outono-chegou-e-dia-e-noite-serao-iguais-nesta-quarta-entenda-1.3351665

Comentários