Estranha e ornamental: conheça a semente da flor de lótus
Florista ensina como combinar a espécie em arranjos para a casa
A mais linda flor de lótus cresce na lama, diz o ditado budista. A planta nativa da Ásia é considerada por muitos um símbolo de pureza espiritual e representa em algumas culturas o ser humano que consegue transcender a escuridão e alcançar uma nova maneira de pensar e de viver.
A espécie inspira as criações mais diversas, inclusive na arquitetura. Ela serviu de referência para o desenho do Burj Khalifa, um dos edifícios mais altos do mundo. Inaugurado em 2010, em Dubai, o prédio com 828 metros de altura e 163 andares leva a assinatura do arquiteto Adrian Smith.
Encontrada originalmente em lagoas de água doce, a flor de lótus é também uma espécie muito ornamental. Não só as flores, mas também as sementes podem ser usadas em arranjos. Suas hastes rendem combinações exuberantes quando misturadas a outras plantas, como a cúrcuma.
“Outra forma de dar destaque ao buquê é usar a flor de lótus em um arranjo com flores brancas”, ensina Marina Gurgel, da floricultura A Bela do Dia, de São Paulo. “Para um ar mais exótico, dá pra usar a planta em um arranjo com vários tipos de folhagens tropicais”, diz a florista.
Comentários
Postar um comentário