Síndrome do pensamento acelerado: o que é a
condição que afeta o sono e o humor
Conjuntos de sinais e sintomas
descrito pelo psiquiatra Augusto Cury pode ser evitado com práticas saudáveis
Por Marcella Centofanti, Colaboração Para Marie Claire
14/07/2023 10h10 Atualizado há 3
meses
Do instante em que acordamos ao que adormecemos, boa parte de nós passa o dia conectada na internet. Somos bombardeadas por notícias, conteúdos e notificações, para não falar nas informações que já nos atingem pela vida real. A sobrecarga de estímulos, somada à pressão capitalista pelo desempenho, é o gatilho para um fenômeno conhecido como síndrome do pensamento acelerado (SPA).
Descrita pelo psiquiatra Augusto Cury, a SPA não é reconhecida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), livro de referência para psiquiatras e psicólogos.
Segundo o psiquiatra Pedro Katz, chefe da equipe de psiquiatria e interconsultas da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a SPA refere-se a um conjunto de sinais e sintomas equivalentes ao impacto do estresse no corpo.
A exposição constante a estímulos, informações e obrigações típicos da vida moderna desencadeia uma reação química no organismo, levando a uma sobrecarga mental e emocional. Katz explica que, para o corpo funcionar bem, é preciso ter equilíbrio entre a adrenalina, hormônio relacionado ao estado de alerta, e a serotonina, neurotransmissor associado à sensação de calma.
O excesso de estímulos e a resposta do corpo ao stress causam um aumento da adrenalina e de outro hormônio, o cortisol. Para equilibrar a balança, a serotonina precisa entrar em ação.
Quando a adrenalina e o cortisol estão sempre nas alturas, a serotonina não dá conta de fazer o contrapeso da balança. O resultado são sintomas semelhantes aos da síndrome do pensamento acelerado.
“A ansiedade aumenta, a pessoa se torna mais vigilante e inquieta, e a produção excessiva de cortisol altera o ritmo natural do hormônio ao longo do dia. A pessoa sente angústia no fim do dia e pode ter dificuldade para dormir”, diz o psiquiatra.
Quais são os sintomas da síndrome do pensamento acelerado?
Entre os sintomas associados à SPA estão:
- Ansiedade;
- Inquietação;
- Humor instável;
- Irritabilidade;
- Intolerância,
- Dificuldade de concentração;
- Insônia;
- Cansaço.
A longo prazo, a liberação constante de cortisol pode prejudicar a produção do hormônio de crescimento, afetar o sistema imunológico e desencadear problemas de saúde como infecções, queda de cabelo e alergias sem causa aparente.
Diagnóstico e tratamento de SPA
O diagnóstico da síndrome é clínico, baseado na observação dos sintomas e na avaliação do quadro individual de cada pessoa.
Quanto ao tratamento, Katz ressalta que não existe uma bala de prata. “Os pacientes percebem que não estão bem. Eles relatam nervosismo, sobrecarga e cansaço. No entanto, quando pedem ajuda, querem uma solução para conseguir aguentar ainda mais o tranco”, diz.
Katz recomenda um conjunto de práticas para tirar o pé do acelerador:
- Fazer pausas em momentos atarefados;
- Ter um hobby;
- Valorizar férias e fins de semana;
- Encontrar amigos para relaxar e conversar;
- Praticar atividade física, desde que seja prazerosa;
- Ter contato com a natureza;
- Manter um peso adequado;
- Seguir uma dieta saudável, sem radicalismos;
- Praticar atividades de relaxamento, como massagem, yoga, meditação;
- Preservar momentos de liberdade e privacidade;
- Fazer ações filantrópicas;
- Priorizar assuntos e não tentar resolver várias tarefas ao mesmo tempo;
- Impor limites na agenda;
- Não levar pra trabalho pra casa;
- Tentar manter relações e companheirismo no trabalho.
Quando a síndrome do pensamento acelerado evolui para doenças como ansiedade ou depressão, o tratamento medicamentoso pode ser necessário. Nessas situações, é importante buscar o auxílio de um profissional de saúde mental para avaliar a necessidade e prescrever o remédio adequado.
“Stress não é algo que a gente deve tratar, mas sim prevenir”, diz o médico.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/saude/noticia/2023/07/sindrome-do-pensamento-acelerado-o-que-e-a-condicao-que-afeta-o-sono-e-o-humor.ghtml
Comentários
Postar um comentário