PROFESSOR É CRITICADO POR USAR ChatGPT E PERMITIR QUE ALUNOS TAMBÉM O USEM EM SALA DE AULA


Professor vê mais benefícios para os alunos do que problemas ao usar a ferramenta — Foto: Reprodução Café Mom
Professor vê mais benefícios para os alunos do que problemas ao usar a ferramenta — Foto: Reprodução Café Mom

Professor é criticado por usar ChatGPT e permitir que alunos também o usem em sala de aula

Professor foi criticado por usar a ferramenta ChatGPT para criar exercícios de leitura e gramática para seus aluno. Randi Weingarten, presidente da Federação Americana de Professores disse que é assustador: "Como professores queremos um trabalho original", diz. Entenda;

10/04/2023 07h53  Atualizado há 7 meses

  A Inteligência Artificial e o ChatGPT já são realidade e o professor de Kentucky, nos Estados Unidos, Donnie Piercey, decidiu testar a ferramenta e permitir que os alunos também a usem em sala de aula. O que o educador, que leciona há 17 anos e foi eleito o “Professor do Ano” há cerca de dois anos, não esperava era receber críticas de seus próprios colegas de profissão.

Embora outros estados e instituições tenham tentado limitar ou proibir completamente o uso dessa ferramenta, Piercey disse ao Good Morning América, que acredita que ela traz benefícios positivos para o aprendizado e a criatividade. É tudo baseado em previsões e usa prompts humanos para criar respostas inteligentes. O que separa o ChatGPT de outros programas ou ferramentas semelhantes, no entanto, é que o público tem acesso para usá-lo.

A Open AI , empresa responsável pela criação dessa ferramenta, a descreve como “interagindo de maneira conversacional” e diz que esse formato permite “rejeitar solicitações inapropriadas e responder a perguntas de acompanhamento”.

Apesar das preocupações e controvérsias em torno dessa ferramenta de inteligência artificial – especificamente seu potencial para ser usado para trapacear – Piercey ainda optou por usá-la em sua sala de aula. "Como qualquer outro educador, eu tinha essa preocupação. Isso é algo que os alunos vão usar apenas para trapacear? Então comecei a pensar: 'OK, qual é o papel da IA ​​- inteligência artificial - vai desempenhar na sala de aula? " ele disse, de acordo com o Good Morning America . "E quanto mais eu pensava sobre isso, percebi que há muito mais coisas boas que podem acontecer por meio da IA, em oposição às coisas negativas que podem surgir na sala de aula."

Ele usou a ferramenta ChatGPT para criar exercícios de leitura e gramática para seus alunos, bem como para oportunidades criativas. Outros educadores não se sentiram tão entusiasmados quanto Piercey sobre o ChatGPT em um ambiente educacional e expressaram preocupação com os alunos que o usam. "É assustador porque, como professores, queremos que as crianças escrevam parágrafos completos, mas queremos que seja um trabalho original", disse Randi Weingarten, presidente da Federação Americana de Professores, de acordo com o Good Morning America.

Outros estados e distritos escolares chegaram a proibir a ferramenta. O departamento de educação da cidade de Nova York bloqueou a ferramenta em seus dispositivos e redes escolares, segundo informou o NY Chalkbeat. "Se continuar se expandindo, isso é basicamente típico do que esta geração está fazendo agora", disse a estudante Isabella Whitice, de acordo com o Good Morning America . O aluno Caleb Roberts acrescentou: "Se você mantiver a IA segura, será muito útil".

Independentemente de como os educadores e alunos veem a ferramenta - seja útil ou prejudicial - muitos prevêem que o ChatGPT veio para ficar e será uma parte importante do futuro.


Fonte:https://revistacrescer.globo.com/criancas/educacao/noticia/2023/04/professor-e-criticado-por-usar-chatgpt-e-permitir-que-alunos-tambem-o-usem-em-sala-de-aula.ghtml

Comentários