AOS 64 ANOS, NEM MADONNA ESCAPA DO ETARISMO: ATÉ QUANDO MULHERES MARAVILHOSAS SERÃO XINGADAS DE "VELHAS RIDÍCULAS"?

 

Madonna (Foto: Reprodução/ Instagram)

Madonna (Foto: Reprodução/ Instagram)


Aos 64 anos, nem Madonna escapa do etarismo

Com 400 milhões de discos vendidos e um dos maiores ícones da cultura pop, a cantora americana segue autêntica e sendo um dos alvos preferidos do preconceito contra a idade

  • CLAUDIA LIMA (@CLAUDIALIMA)

 ATUALIZADO EM 

Esses dias acordei pensando que não deve ser fácil ser Madonna. Acho que poucas celebridades são tão criticadas como a cantora norte-americana. Mesmo sendo uma mulher consagrada, com milhões de discos vendidos, ter uma família linda, uma vida amorosa e sexual ativa, uma carreira exemplar e continuar sendo um dos maiores ícones pop de todos os tempos, ela nunca passou um momento da vida sem ser criticada.

E aconteceu de novo. Sua última aparição na TV, semana passada no talk show The Tonight Show, do apresentador Jimmy Fallon, seguiu o protocolo do programa. Madonna, que lança na próxima semana a compilação de hits Finally Enough Love: 50 Number Ones participou de diversos quadros divertidos, brincou, falou muita besteira e, acompanhada da banda The Roots, cantou, tocou triângulo ao lado de Jimmy e se divertiu. Resumindo: foi Madonna.

Mas a internet não perdoa. No twitter, fãs criticaram a cantora... por tudo. Por suas roupas, consideradas ridículas. Por ter montado no apresentador Jimmy Fallon (os dois sempre se divertem quando se encontram), pelos grillz (espécie de "dentatura" de ouro feita especialmente para seu aniverário) e claro, por suas plásticas. “Madonna pode parar com os preenchimentos, por favor?”. Outro, chamou seu look (uma camiseta preta, calça de moletom azul, luvas de renda até o cotovelo e correntes) de “assustador” e a mais adorada: que ela "Não sabe envelhecer". 

Não que ela se importe com críticas. Muito pelo contrário. Mas ela rebate. Enquanto homens passam incólumes pelo crivo da geral, mulheres são cobradas. E Madonna, que é um ícone, uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo e que sempre exerceu sua liberdade em todas as áreas de sua vida - da música ao figurino, as causas que sempre defendeu e claro, ao comportamento - segue sendo criticada. Ou, melhor dizendo, ridicularizada.

Em entrevista à Vogue americana quando completou 60 anos, disse: “As pessoas sempre tentaram me silenciar por uma razão ou outra, seja porque eu não sou bonita o suficiente, não canto bem o suficiente, não sou talentosa o suficiente, não sou casada o suficiente, e agora é que não sou jovem o suficiente. Agora estou lutando contra o preconceito de idade e agora estou sendo punida por completar 60 anos.”

Madonna (Foto: Reprodução/ Instagram)

Madonna (Foto: Reprodução/ Instagram)

Enquanto eles sempre "envelhecem muito bem" ou "são como vinho", mulheres, ao contrário, "precisam recolher-se", "dar-se o respeito", "criar vergonha na cara" e comportar-se segundo sua faixa etária. Mais triste ainda é quando este tipo de comportamento absolutamente acaba sendo reproduzido muitas vezes por mulheres. Como disse minha colega de coluna Miriam Goldenberg, até quando mulheres maravilhosas serão xingadas de “velhas ridículas”?

Engraçado que, por mais que fãs de astros como Lady Gaga e outros nomes novos do pop mundial criticam tanto Madonna, sem se atentar seus ídolos a reverenciam. E também para o fato de que, digam o que quiserem, ela continua mais ativa do que nunca. Um exemplo? Além de seu álbum só com os seus sits que alcançaram o primeiro lugar nas paradas (quem é que conseguiu esta façanha?), acaba de lançar um remix com Beyoncé e fez uma parceria com Britney Spears por exemplo.

Fonte:https://vogue.globo.com/sua-idade/noticia/2022/08/aos-64-anos-nem-madonna-escapa-do-etarismo.html

NEW YORK, NEW YORK - SEPTEMBER 12: Madonna speaks onstage during the 2021 MTV Video Music Awards at Barclays Center on September 12, 2021 in the Brooklyn borough of New York City. (Photo by Jeff Kravitz/MTV VMAs 2021/Getty Images for MTV/ViacomCBS) (Foto: Getty Images for MTV/ViacomCBS)

Até quando mulheres maravilhosas serão xingadas de “velhas ridículas”?


Mulheres são as que mais criticam, julgam e ridicularizam as que usam roupas e têm comportamentos considerados “inadequados” para a idade

  • MIRIAN GOLDENBERG (@MIRIANGOLDENBERG)
 ATUALIZADO EM 


A apresentadora Xuxa resolveu compartilhar em seu Instagram uma foto de biquíni na praia sem o uso de nenhuma maquiagem, mostrando todas as suas “imperfeições”. Logo em seguida, começaram os comentários cruéis: “Tá velha e ridícula”. “Meu Deus, Xuxa, você está velha demais!”.

Recentemente, em entrevista ao Fantástico, ela contou sobre os ataques que sofre nas redes sociais: “Eles falam: ‘Meu Deus, como você está velha. Como você está acabada’. É impressionante que se eu boto uma foto, em questão de segundos eles começam a 'meter pau', porque sabem que isso vai chamar mais minha atenção do que um ‘eu te amo, eu te adoro’”.

Madonna também já foi chamada inúmeras vezes de “velha ridícula”. Durante a entrega de um prêmio da revista musical Billboard, em 2016, a cantora disse que a sociedade permitia às mulheres serem "lindas, dóceis e sensuais", mas não que expressassem suas opiniões ou fantasias sexuais. "E, não envelheça. Porque envelhecer é um pecado. Será criticada, será desprezada e, definitivamente, não tocarão sua música no rádio".

Susana Vieira também é constantemente alvo dos mesmos xingamentos e reage: "Que velhice? Não chegou e nem sei a que horas vai chegar. Para mim, o maior xingamento é ser chamada de velha. Há muito preconceito no Brasil. É como ser chamada de vagabunda, ladra", diz.
A apresentadora Carla Vilhena recebeu uma mensagem ofensiva no Twitter: "Carla Vilhena depois que virou uma baranga velha resolveu ser lacradora. Pelancuda ridícula".
Há também quem inverta a acusação e afirme que prefere ser uma velha ridícula do que uma mulher prisioneira da ditadura do corpo jovem, como a atriz Lucinha Lins: “Minha cabeça ficou na casa dos 30, vou ficar uma velha ridícula!”.

Muitas celebridades casadas com homens mais jovens também sofrem a  acusação de “velha ridícula”, “coroa periguete” e “velha sem noção”, como mostrei no meu livro Por Que os Homens Preferem as Mulheres Mais Velhas?Mulheres (famosas ou não) são xingadas, inclusive por outras mulheres, em função de seus comportamentos, escolhas e roupas.
Lembra do caso da atriz Betty Faria, que foi acusada de ser uma velha ridícula por ir à praia de biquíni como sempre fez durante toda a vida?

Ela reagiu firmemente aos xingamentos: "Velha baranga, sem espelho, e outras ofensas que, passada a raiva, me fizeram pensar na burca. Então querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade? Depois de tantas restrições alimentares, remédios para tomar, exercícios a fazer, vícios a evitar, todos próprios da idade, ainda preciso andar de burca? E o prazer, a alegria, meu humor?”.

Na minha pesquisa para o livro A Invenção De Uma Bela Velhice, perguntei: "Você deixaria de usar algo porque envelheceu?". O resultado mostrou uma diferença gritante: 96% das mulheres responderam "sim"; 91% dos homens, "não".
Quando pedi: "Dê um exemplo de uma pessoa que envelheceu mal", as mais citadas foram atrizes, cantoras e apresentadoras de televisão "que não aceitam o envelhecimento", "negam a idade", "fingem que são jovens" e "se comportam de forma inadequada para a idade". Os pesquisados enfatizaram que, por não aceitarem o envelhecimento, elas são "ridículas": usam roupas inadequadas para a idade que têm, fazem excesso de cirurgias plásticas e namoram homens mais jovens.

Uma professora de 60 anos reclamou: "De um lado, existe a obrigação de permanecer jovem, com o corpo, o comportamento e o espírito alegre, exuberante. De outro, há o medo de parecer ridícula por não me comportar e não me vestir como uma mulher de 60 anos. Acho que tenho que ser mais discreta, elegante, quase invisível. Qual a medida certa? É um grande mistério".
Já os homens pesquisados disseram que não mudariam ou não mudaram nada em sua forma de vestir, permanecendo, quando mais velhos, fiéis ao mesmo estilo que sempre tiveram.

Uma jornalista de 59 anos disse: "Aposentei meus shorts, saias curtas, botas, camisetas decotadas, jeans e vestidos justos, apesar de continuar magra e com o corpo em forma. Passei por uma verdadeira transformação para me tornar uma senhora respeitável. Já o meu marido continua o mesmo garotão, vestindo o mesmo jeans desbotado, as mesmas camisetas surradas, o mesmo tênis velho. Morro de inveja!".
O marido, um jornalista de 62 anos, contou: "Minha mulher parece outra pessoa. Cortou o cabelo bem curto. Mudou o guarda-roupa inteiro depois dos 50 anos. E ela é uma mulher linda, com o corpo mais bonito do que o de muita garota. Ela abandonou tudo o que sempre usou e gostou. Acha que tem que se vestir como uma velha só para os outros não fazerem fofoca".

O que você acha pior ao envelhecer: continuar tendo comportamentos, atitudes e roupas consideradas "de jovem" ou mudar completamente de estilo em função do medo de ser xingada de "velha ridícula"?

Você já foi xingada de velha ridícula, coroa periguete ou velha sem noção?

Fonte:https://vogue.globo.com/sua-idade/noticia/2022/05/por-que-somos-ridiculas.html



Comentários