O QUE É O SEXO TÂNTRICO E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS

  

Saiba tudo sobre o sexo tântrico e os seus benefícios à saúde
Saiba tudo sobre o sexo tântrico e os seus benefícios à saúde Pexels

O que é sexo tântrico e quais os seus benefícios

Orgasmos intensos são apenas uma consequência natural da prática de origem hindu

Por Marcella Centofanti, Colaboração para Marie Claire

06/03/2023 06h00  Atualizado há 4 meses


Em um post recente nas redes sociais, a ex-dançarina Sheila Mello chamou atenção dos seguidores ao declarar-se adepta do tantra. A loira do É o Tchan engrossou a lista de famosos que já revelaram seguir a prática, a exemplo de AnittaAngélicaWill SmithIsabeli Fontana. Mas, afinal, o que é o sexo tântrico e quais os seus benefícios?

No Ocidente, sexo tântrico ficou conhecido por proporcionar orgasmo intensos e noites tórrridas de amor. No entanto, essa é uma concepção limitada sobre a técnica.

Trata-se, na realidade, de uma tradição hindu de origem milenar, que se concentra na criação de uma conexão profunda e íntima entre o casal. O prazer tântrico é lento, meditativo e demorado. A proposta é que os praticantes da modalidade vivam o momento presente para aproveitar a jornada e as sensações em várias partes do corpo.

“A gente está acostumado com um sexo até um pouco violento, com agarrões e apertões. Os estudos tântricos dizem que o verdadeiro prazer vem do profundo relaxamento”, explica Ágatha Faria, terapeuta tântrica.

Como são os orgasmos no sexo tântrico

Sim, orgasmos intensos costumam acontecer, mas como uma consequência natural do ato, não um fim. “O objetivo do sexo tântrico nunca é o orgasmo, até porque expectativa gera ansiedade, enquanto o tantra propõe o estado de presença”, afirma Faria.

O clímax normal, aquele que a gente conhece, é muito breve e genitalizado. No caso do tantra, é provável que a pessoa experimente sensações em outras regiões do corpo também.

“Dentro do contexto terapêutico, existe o que chamamos de Experiência Oceânica, que é uma expansão de consciência. A energia começa na região genital e vai subindo por todos os chakras principais, que estão alinhados desde a base da coluna até o topo da nossa cabeça. É um orgasmo de corpo inteiro”, diz a terapeuta.

Rituais de conexão

O sexo tântrico está ligado a sutilezas e rituais. Para praticá-lo, é preciso preparar um ambiente que favoreça a conexão entre o casal. A dica é dar asas à imaginação e lançar mão de velas, spray aromático, incenso, pétalas de flores, músicas sensuais e o que mais ajudar a despertar os cinco sentidos dos indivíduos.

O sexo tântrico é uma brincadeira de conhecer o corpo da outra pessoa. Sua essência é a intenção. Quando você diz ‘bom dia’ para o seu parceiro ou parceira com o intuito de fazer sexo com ela mais tarde, o tantra já está acontecendo
— Ágatha Faria

A penetração pode demorar horas para ser iniciada nessa modalidade de prazer. “Ela acontece quando a Yoni, que é a vagina, realmente está lubrificada e aberta para receber o Lingam, o pênis”, aponta a terapeuta. “O homem precisa de 50ml de sangue na região genital para ter uma ereção, enquanto a mulher precisa de 500ml de sangue para estar pronta. O tantra respeita esse tempo feminino, porque ele é mais lento”.

Existe masturbação tântrica?

Para a terapeuta, é possível se masturbar dentro das premissas do tantra, desde que a pessoa saia do piloto automático e busque estar em um estado de presença.

A mulher pode, assim, tocar o seio, explorar a vagina de uma maneira diferente da que está habituada, sentir a textura da pele e perceber o que arrepia e causa prazer, por exemplo, de uma maneira desautomatizada.

Benefícios do sexo tântrico

O sexo libera três hormônios associados ao bem-estar estar: oxitocina, serotonina e dopamina. No caso da prática de origem hindu, Ágatha Faria vê mais alguns benefícios. “O tantra nos ajuda a canalizar a energia sexual para as atividades cotidianas”, diz ela. “Depois do sexo tântrico, você estará se sentindo feliz, bem, radiante. Você vai transbordar energia de amor, a mais poderosa que existe, porque ela gera uma vida. E se ela cria uma vida, o que mais pode criar?”

Abaixo, confira alguns exercícios práticos do sexo tântrico para adotar na cama:

1. Ambiente adequado

O ambiente deve favorecer o casal a concentrar-se no momento do sexo. Flores, velas e óleos aromatizados e música adequada ajudam nesse sentido. Além disso, ter à mão frutas e chocolates, dizem, ajuda a aguçar os sentidos durante a relação.

2. Olhar

É comum que instrutores de sexo tântrico recomendem que os parceiros se sentem e se olhem por um longo tempo para que se sintam mais próximos. Mas atenção: é preciso estar livre de qualquer julgamento, seja em relação ao corpo ou atitudes do parceiro, ou à prática em si.

"Experimente olhar fixamente nos olhos do seu parceiro por 1 minuto e, depois, tente 5 ou 15 minutos. É possível que você encontre respostas para várias questões que unem ou desunem o casal. Essa experiência é fantástica e reconciliadora", explicam Daricha Sundari e Prem Gurutama, fundadores e instrutores do ATMAN Consciência & Tantra.


Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/saude/noticia/2023/03/o-que-e-sexo-tantrico-e-quais-os-seus-beneficios.ghtml


Comentários