Covid longa:
primeiro teste de sangue para diagnóstico começa a ser oferecido a pacientes
O exame fornece 97% de sensibilidade e
pode ajudar os médicos a diagnosticarem a Covid longa, diferenciando a condição
de outras com sintomas semelhantes
Por O GLOBO — São Paulo
22/05/2023 12h54 Atualizado há um dia
O primeiro exame de sangue para diagnóstico da Covid longa já está disponível na Austrália. O teste, desenvolvido pela empresa IGeneX, fornece 97% de sensibilidade e pode ajudar os médicos a diagnosticar a Covid longa, diferenciando-a de outras doenças com sintomas semelhantes.
A Covid longa é uma síndrome complexa, que inclui uma grande gama de sintomas e pode afetar até 30% dos pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus. Em muitas pessoas, a condição causa sintomas debilitantes de longo prazo,como fadiga, confusão mental, falta de ar, insônia e uma ampla gama de problemas cardiovasculares, que não são exclusivos de uma condição.
Um teste preciso para identificar a condição é um primeiro passo essencial para o tratamento. O novo exame é utiliza aprendizado de máquina para avaliar a presença de um perfil imunológico distinto caracterizado por padrões de biomarcadores inflamatórios exclusivos de pacientes com Covid longa, segundo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology.
Comentários
Postar um comentário