Tatuagem budista: opções e significados
Tatuagens de Buda
Sem dúvida, a tatuagem de Buda é uma das mais difundidas e populares dentro de todo esse estilo, que é em parte religioso e em parte espiritual. Ao contrário de outras culturas religiosas, o budismo, como chegou ao Ocidente, tem sido entendido como uma forma de ver a vida baseada na contemplação, reflexão e busca do equilíbrio.
É por isso que, se você fizer uma tatuagem da figura de Buda, ele certamente estará de olhos fechados e até com um meio sorriso. Esses tipos de tatuagens simbolizam serenidade, meditação e a busca interna de calma e bem-estar. Sem dúvida, é uma declaração de intenções sobre como queremos ver a vida. A tatuagem de buda mais feminina é uma das mais procuradas, bem como a tatuagem de buda nas costas.
Tatuagens de flores de lótus
A flor de lótus é uma tatuagem que está mais na moda a cada ano e tem um belo significado por trás dela. Originalmente, esta flor, que geralmente cresce em locais pantanosos, é composta por duas cores. Por um lado, há o vermelho, que representa a misericórdia de Buda, e por outro, há a cor azul, que simboliza uma fonte de conhecimento e inteligência.
Porém, além do significado original, essa tatuagem ganhou outra importância e vem sendo utilizada como um amuleto que atrai positividade e boas energias. Aludindo à beleza da flor que cresce nos pântanos, nos ensina que algo de bom sempre pode sair de situações ruins.
Para saber mais sobre o significado da flor de lótus, não perca este outro artigo.
Tatuagens unalome
Este símbolo é a maneira mais próxima que os budistas têm de mencionar o infinito. O unalome é uma forma serpentina feita de várias espirais e simboliza o movimento e a passagem das pessoas na Terra. Pode ser interpretado como uma das tatuagens budistas que apontam nosso caminho na vida.
É uma tatuagem que vem ganhando cada vez mais destaque, pois pode ser interpretada como um símbolo de ter vivido uma vida intensa e cheia de mudanças. Se você passou por momentos que mudaram você e quer fazer uma tatuagem que registre isso, sem dúvida o unalome é o caminho certo.
Você pode descobrir muito mais sobre o significado da tatuagem Unalome lendo este outro post do umCOMO.
Tatuagem da roda do Dharma
A roda do Dharma é um símbolo muito enraizado e tradicional da cultura budista e, embora não seja tão popular quanto as tatuagens que mencionamos antes, tem um significado muito intenso e que vale a pena mencionar.
Esta roda é a manifestação de todos os ensinamentos que Buda pode nos dar. Uma espécie de resumo de todas as lições aprendidas. Também simboliza uma forte conexão com a espiritualidade ou, como os budistas se referem a ela, com o Samsara. Se você quiser tatuar esta roda em seu corpo, isso significa que você conseguiu alcançar um ponto de estabilidade em sua vida, que aprendeu grandes lições e que tem uma vida plena.
Tatuagem de mandala
Certamente mandalas são algo que você já viu em muitos lugares. Graças à chegada ao Ocidente deste tipo de pensamentos e religiões orientais, onde a meditação e a paz interior são o centro, pudemos conhecer as mandalas, que podemos ver como decoração ou para desenhar e pintar.
Acontece que há algo reconfortante e espiritual nessas figuras circulares detalhadas. Não em vão, as mandalas na cultura budista e hindu simbolizam meditação, relaxamento e paz interior e seu significado, literalmente, é “círculo”. Se você quer fazer uma tatuagem de mandala, você deve saber que há uma grande carga reflexiva nela e que existem milhares e milhares de desenhos, então seria melhor se você escolhesse aquele com o qual você se sente mais identificado, que você crie o seu próprio.
Algumas crenças antigas chegaram a afirmar que a paz e o equilíbrio se encontram no centro das mandalas, portanto, se o que você procura é um espaço para meditação, esses desenhos e formas podem ser uma tatuagem perfeita para o seu gosto.
Saiba mais sobre o Significado de uma tatuagem de mandala aqui. Se você gostou de conhecer essas tatuagens budista: opções e significados, também pode achar interessante descobrir esse artigo com mais estilos de tatuagens.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagem budista: opções e significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.
Fonte:https://beleza.umcomo.com.br/artigo/tatuagem-budista-opcoes-e-significados-30169.html
Tatuagem de Buda: significado
Tatuagem de Buda: significado
Afinal, o que significa a tatuagem de buda? A verdade é que existem vários sentidos atribuídos a essa tattoo, que podem diferir de pessoa para pessoa ou de acordo com a variação do desenho escolhida para tatuar. De forma geral, esse desenho funciona como um símbolo dos ensinamentos do Budismo e normalmente é feito por quem quer eternizar na pele esses preceitos, como uma lembrança dos valores que devem ser seguidos no dia a dia.
Entre outros significados atribuídos à tatuagem de Buda estão:
- Iluminação
- Sabedoria
- Meditação silenciosa
- Não-violência
- Equilíbrio
- Esclarecimento espiritual
- Auto-disciplina
- Reflexão sobre si e sobre o mundo a sua volta
- Compaixão e empatia com o próximo
- Serenidade
- Paz de espírito
- Contemplação sobre a vida
- Felicidade
- Busca pelo aprimoramento pessoal
O desenho do Buda também pode vir acompanhado de algum dos oito símbolos auspiciosos do Budismo. São eles: nó infinito, bandeira da vitória, roda do dharma, flor de lótus, peixes dourados, vaso, concha e o guarda-sol. Cada um deles possui um significado especial que representa algum dos ensinamentos da filosofia.
Tatuagem de Buda e outros símbolos
O Buda tatuado junto com flor de lótus, por exemplo, normalmente significa fertilidade, pureza, criação. Já o nó infinito representa a ideia de que toda ação tem uma reação, além da noção de carma e o ensinamento de fazer o bem para colher o bem.
Outro detalhe que pode diferenciar o significado da tatuagem de buda é a posição ou postura que ele se encontra no desenho, já que cada uma representa uma etapa da sua trajetória na vida mundana até atingir a iluminação.
Quando a figura de Buda está em pé, ela remete a ideia de ensinamento. Já quando está sentado, o foco é na meditação e na reflexão. Já o Buda deitado ou reclinado representa o estágio final da vida, quando ele finalmente está prestes a atingir a máxima consciência espiritual ou o estado de nirvana.
Controvérsias em torno da tatuagem de buda
Muita gente acredita que qualquer pessoa pode fazer uma tatuagem de Buda, independente da religião ou das crenças pessoais. Mas a verdade é que esse é um tema que pode ser um pouco controverso. Afinal, tatuar um símbolo sagrado sem que você faça parte da filosofia ou aplique seus preceitos no dia a dia pode ser considerado uma grande ofensa pelos seus seguidores.
Em muitas culturas nas quais o Budismo está amplamente presente, tatuar Buda ou símbolos do Budismo apenas por motivos estéticos é ofensivo porque a filosofia é sagrada e não deve ser usada como mero ornamento ou decoração.
Em vários países do mundo, como Tailândia, Sri Lanka e Myanmar, as tatuagens de Buda feitas por estrangeiros ocidentais não são bem vistas. Os budistas desses países não só consideram tatuar Buda uma forma de apropriação cultural, como também desrespeitoso com a sua história e valores. Em alguns desses países, é possível ser preso se você tiver uma tatuagem de Buda. Segundo reportagem da BBC[1], turistas britânicos foram presos em 2014 no Sri Lanka por terem uma tatuagem como essa.
Portanto, se você deseja fazer uma tatuagem de Buda, é importante estudar bastante sobre essa filosofia, seus significados e seu estilo de vida. Vale conversar com praticantes da religião e tirar todas as suas dúvidas antes de de tatuar, para garantir que o desenho escolhido realmente passará a mensagem que você deseja transmitir e não seja considerado ofensivo e/ou desrespeitoso de nenhuma forma.
Uma dica para fazer sua tatuagem de Buda de forma respeitosa é tatuar o desenho apenas em partes do corpo acima da cintura. Isso porque tatuar o buda da cintura para baixo, principalmente perto das nádegas é visto como extremamente inapropriado. Também é indicado cobrir a sua tatuagem quando estiver viajando para países de maioria Budista, seja para evitar problemas legais ou para não ofender os praticantes da religião.
O que é o budismo
Antes de pensar em fazer uma tatuagem de Buda, é muito importante entender quem é esse personagem e o que ele representa. O Budismo é uma religião e doutrina filosófica milenar que surgiu na Índia por volta do século VI A.C. Ela foi criada pelo sábio indiano Siddartha Gautama, considerado o primeiro Buda. A palavra Buda vem do hindu e significa "o iluminado" ou "o desperto". O Buda não é um Deus, e sim um título dado a um homem comum que atinge a iluminação e sabedoria máximas através da meditação e da realização dos preceitos do budismo.
Entre os princípios do Budismo estão a não-violência, a busca pelo fim do sofrimento humano, a prática do não-extremismo e o desapego material. Nesse sentido o Budismo pode ser entendido como uma forma de enxergar o mundo, através da qual serão guiadas todas as ações e gestos do dia a dia. Outro conceito do Budismo que se tornou popular é o carma: a ideia de que as boas e más ações na vida terrena atual trazem consequências nas próximas reencarnações.
- BBC. Buddha tattoos and e-cigs: things that get you arrested abroad. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/newsbeat-43415777> Acesso em: 21 de março de 2022.
- TATTOODO. The controversy surrouding Buddha tattoos. Disponível em: <https://www.tattoodo.com/articles/the-controversy-surrounding-buddha-tattoos-13430> Acesso em: 21 de março de 2022.
- SAVED TATTOO. 30 best Buddha tattoo design & meanings. Disponível em: <https://www.savedtattoo.com/buddha-tattoo-designs-meanings/> Acesso em: 21 de março 2022.
- REVISTA GALILEU. Budismo: quatro perguntas e respostas para conhecer a religião. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/04/budismo-quatro-perguntas-e-respostas-para-conhecer-religiao.html> Acesso em: 21 de março de 2022.
Iconografias e significados das imagens de Buda
Você provavelmente já viu imagens de Buda em algum lugar, visto que é um decorativo muito utilizado que está por toda parte e em diversos ambientes.
As esculturas de Buda são utilizadas para decorar salas, escritórios, quartos e outros locais, já que seu valor é algo apreciado por todos, mesmo por quem não segue a religião budista.
Se você deseja construir um espaço tranquilo e zen, esse enfeite é o ideal! Quer conhecer mais sobre esse adorno e o seu significado para a decoração de ambientes? Então continue a leitura!
A imagem de Buda
Siddhartha Gautama foi um príncipe indiano que viveu entre 563 e 483 a.C., e que após abdicar de seus valores como nobre, passou a ser conhecido como Buda Shakyamuni.
A sua imagem se tornou muito popular em diversos continentes, sendo utilizado como objeto de culto por muitos. Com o passar dos anos, virou um favorito para decoração de ambientes.
O nome Buda significa recuperar, despertar, reconhecer e entender, segundo alguns especialistas. A imagem de Buda desperta esses significados por causa da história do príncipe, que desistiu de sua vida na nobreza e se tornou um monge em busca de sabedoria e iluminação.
Dentro da arte budista, não era muito comum ver a imagem de Buda em forma humana. Muitos budistas utilizavam símbolos para indicar a presença dessa figura, como a flor de lótus, a árvore Bodhi, onde el desposou e a Stupa, o monumento funerário que abriga relíquias ligadas ao Buda.
Mas devido aos seus ensinamentos e valores serem tão reconhecidos, ele passou a ter essa aparência humana, que é utilizada em diversos ambientes e contextos.
As principais representações
Como dito antes, a representação de Buda está em todo lugar, seja um Buda gordo, um mais magro, em pé, sentado, dourado ou azul, você sempre vai encontrá-lo. Mas então, o que cada uma dessas representações significa?
O Buda mais comum é o gordo e dourado, que tem aquele espaço para moedas. Ele representa o bem e a fortuna, segundo alguns iniciados na religião.
Contudo, essa interpretação costuma ser a menos fiel ao príncipe iluminado, já que Buda não era gordo. Essa representação, na verdade, é de um monge budista asiático, e não o indiano, segundo estudiosos budistas.
A imagem de um Buda magro, por outro lado, está ligada à forma modesta de vida que ele teve, em que supria suas necessidades por meio de doações de seguidores. Essa representação foi criada por budistas no Paquistão.
A figura do Buda Azul, por sua vez, está associada à medicina, e sua tonalidade diferente representa a estabilidade. De acordo com a crença, quando Buda se apresenta com essas características, ele está oferecendo o caminho para a cura de alguma doença.
Além da figura azul, existe o Buda vermelho. Tal representação está ligada à crença presente no Tibete, que significa a purificação e o karma dos desejos.
Assim, pode-se dizer que cada representação do Buda se manifesta de variadas maneiras a cada região ou crença budista, como o Buda gordo na China, o Buda vermelho no Tibete e o Buda dourado da Birmânia.
No entanto, existem algumas iconografias que são mantidas ao longo do tempo em todos os países: a postura de meditação, túnicas, orelhas compridas e os gestos com as mãos.
A imagem do Buda na composição de um espaço zen
Por mais que seja visto como uma religião por muitos, o budismo é melhor intitulado como uma filosofia oriunda da Ásia, contando com muitos adeptos em todo o mundo e tendo suas ideias difundidas na ciência, psicologia e medicina.
Todavia, para utilizar a escultura do Buda, não é preciso ser um budista, basta ter uma mente aberta e desejo pela construção de espaços zen para apreciar as belezas desse tipo de decoração. Esse símbolo empresta ao ambiente uma energia de tranquilidade, equilíbrio e simplicidade, além de aperfeiçoamento pessoal.
Assim, a imagem de Buda é ideal para criar um espaço zen, seja doméstico ou profissional, pois ajuda no fluxo de energia e na iluminação pessoal.
Fonte:https://blog.quintadellarte.com.br/imagens-de-buda/
Comentários
Postar um comentário