PRIMEIRA MULHER INDÍGENA NO ESPAÇO, ASTRONAUTA FAZ INSTALAÇÃO FORA DA ISS

 

Nicole Mann (à esquerda) e o japonês Koichi Wakata (à direita) ao lado de seus trajes espaciais
Nicole Mann (à esquerda) e o japonês Koichi Wakata (à direita) ao lado de seus trajes espaciais Nasa

Primeira mulher indígena no espaço, astronauta faz instalação fora da ISS

A norte-americana Nicole Mann e o japonês Koichi Waka realizaram caminhada espacial para aumentar a distribuição de energia na estação espacial

Por Redação Galileu

20/01/2023 16h59  Atualizado há um dia


Nesta sexta-feira (20), dois astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) fizeram uma nova caminhada espacial. Mas o procedimento foi ainda mais especial porque um deles é Nicole Mann, astronauta da Nasa e a primeira mulher indígena a ir ao espaço.

A partir das 10 horas e 15 minutos no horário de Brasília, Mann e o astronauta japonês Koichi Wakata iniciaram a operação para concluir a instalação de duas plataformas de montagem como parte do aumento planejado do painel solar no lado estibordo da treliça da ISS.

Caminhadas espaciais são consideradas atividades extraveiculares, em que as operações necessitam ser desenvolvidas pelos astronautas fora da nave, ou seja, no espaço aberto. A dupla concluirá a instalação de uma plataforma de montagem no canal de energia 1B, iniciada durante uma caminhada espacial anterior.

Eles também começaram a instalar uma plataforma de montagem no canal de energia 1A. Com isso, os canais de energia da ISS serão aumentados. O processo inteiro de instalação estava previsto para durar seis horas e foi transmitido nas redes da agência espacial dos EUA, a Nasa.

Nicole Mann pertence à nação indigena norte-americana Wailacki e é uma tenente coronel do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Ela é considerada a primeira mulher indígena a ir ao espaço, na missão Crew-5 de testagem do Programa de Tripulações Comerciais da Nasa. Durante a missão, Mann levou um filtro dos sonhos indígena com ela para representar sua tribo.

Agora, ela é considerada a primeira indígena a realizar uma caminhada espacial. Tanto ela quanto Wakata, astronauta da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), nunca haviam feito uma caminhada espacial. Ambos estão a bordo da expedição 68 da Nasa, que visa melhorar a distribuição de energia da ISS.


Fonte:https://revistagalileu.globo.com/ciencia/espaco/noticia/2023/01/primeira-mulher-indigena-no-espaco-astronauta-faz-instalacao-fora-da-iss.ghtml

Comentários