MAIS MULHERES INFLUENTES NO BUDISMO NO OCIDENTE: UM DEBATE ENTRE MESTRAS BUDISTAS


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 Mais mulheres influentes no budismo no ocidente: Um debate entre mestras budistas

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As mulheres no budismo têm uma história complicada. É uma história de grandes heroínas como Mahaprajapati Gotami, que liderou a primeira marcha de mulheres registrada na história para fazer campanha pela ordenação de mulheres. É a história de uma filosofia profunda que postula a igualdade inata de todas as pessoas com base em ensinamentos como o vazio do eu, os cinco skandhas e a natureza búdica. No entanto, é também uma história que carrega o peso da literatura misógina que descreve as mulheres como sedutoras demoníacas e hipersexuais cujo nascimento feminino as torna inelegíveis para a iluminação. Uma mera fração das histórias budistas que foram escritas incluem histórias de mulheres, que mesmo assim permanecem em grande parte sem nome. Ainda assim, vozes a favor e contra a igualdade de gênero no budismo estiveram presentes ao longo de sua história.

Ninguém carrega o peso dessa história mais diretamente do que aquelas mulheres budistas que servem como professoras, detentoras de linhagens, abades, tulkus e líderes de congregações budistas. Podemos sentir a responsabilidade de expressar e interpretar a tradição fielmente, mesmo quando somos impelidos (quer queiramos ou não) a construir um novo mundo experimental no qual as mulheres tenham mais autoridade, educação e liderança no budismo do que nunca. Muito progresso foi feito - embora não tanto quanto o necessário.

É possível imaginar a igualdade de gênero – mas essa possibilidade depende, em grande parte, das mulheres líderes que vivem e ensinam hoje.” -Pema Khandro Rinpoche

Acredito que estamos no limiar entre as eras. Na nova era, é possível vislumbrar a igualdade de gênero – mas essa possibilidade depende, em grande parte, das lideranças femininas que vivem e ensinam hoje e daqueles que as apoiam. Todos nós temos um papel a desempenhar nesta nova era - homem, mulher, não-binário, transgênero. Todos nós devemos colaborar para articular – por meio de nossas práticas e de nossas vidas – o budismo expresso em seu mais alto potencial, como um sistema que afirma a dignidade de todos os seres.

Minhas jornadas como budista e como feminista se entrelaçaram enquanto eu entendia meu lugar no mundo como uma mulher de cor. Fui apresentado ao budismo quando criança e, durante a adolescência, explorei avidamente as religiões do mundo. No entanto, nessa exploração, fui continuamente perturbado pelo racismo e sexismo. No final, apenas a filosofia budista me ajudou a entender as crueldades e belezas do mundo, alimentando todos os impulsos que me levaram a uma visão budista de libertação do sofrimento para todos os seres.

Propus pela primeira vez a ideia de uma edição exclusivamente feminina no outono passado à editora Tynette Deveaux, por meio de quem esta edição ganhou vida. Naquela época eu já tinha em mente um painel de discussão entre professoras. Esse desejo era profundamente pessoal - eu suporto o peso de certas realidades de gênero regularmente, mas raramente tenho oportunidade de falar sobre elas com outras professoras. Esse silêncio está presente até na minha vida, como professora que viaja o mundo falando sobre igualdade de gênero no budismo! Há tanta coisa que precisa ser dita em voz alta, mas que antes só era falada em sussurros.

Uma das minhas passagens favoritas do sutra diz : “Os Budas não lavam as más ações com água, nem removem o sofrimento dos seres com suas mãos, nem transferem suas realizações para os outros. Os seres são liberados através dos ensinamentos da verdade, a realidade final.” Eu valorizei isso como uma afirmação do poder da educação. Quer sejamos budas ou seres de natureza búdica, todos temos o mesmo instrumento de educação a utilizar: palavras de verdade, que podem educar e libertar.

Convido você a se juntar a mim agora na leitura desta conversa íntima, que foi muito além das minhas expectativas. Essas vozes nos apresentam a maior história não contada do dharma - a história das mulheres no budismo.

Pema Khandro Rinpoche: Uma pergunta que estou animado para fazer é esta: qual foi o momento em que você soube que seria o trabalho de sua vida ser um professor budista?

Myokei Caine-Barrett: Não que eu quisesse ensinar tanto quanto eu queria ser útil; minha família sempre foi orientada para o serviço. Meu sonho era seguir - e isso parece engraçado agora - mas Audrey Hepburn naquele filme, The Nun's Story , que vi quando tinha uns onze ou doze anos. Mas quando me tornei budista, também por volta dessa idade, não conhecia as monjas da tradição budista, especialmente aquela em que eu fazia parte. Então, meio que deixei esse sonho de lado. Eu fazia parte da Soka Gakkai e, quando saí e me juntei à Nichiren Shu, conheci meu professor e descobri que poderia me tornar um sacerdote e um professor do dharma. Isso trouxe de volta meu sonho original de servir às pessoas nas congregações, às pessoas que precisam de ensino. Então, eu me tornei um professor de dharma.

Narayan Helen Liebenson:Eu estava praticando, não sei, parece que a minha vida inteira, mas não tinha dinheiro e queria sentar. Eu queria fazer retiros longos - isso é realmente o que eu queria fazer na minha vida, mas não sabia como fazer isso. A certa altura, trinta e cinco anos atrás, um professor sênior me pediu para ajudar em um retiro e descobri que, se o fizesse, poderia sentar-me gratuitamente no IMS. Então, quase sinto que fui subornado para ensinar. Claro, eu disse que sim. E quando ensinei aquele retiro, senti como se estivesse em casa de uma forma diferente de qualquer outro momento da minha vida. Eu me senti como um peixe na água, como se fosse isso que eu deveria fazer. Havia uma forte satisfação, felicidade e alegria. Eu estava nervoso, claro, e tímido, e não sabia como falar. Mas eu senti que o ambiente em que eu estava era o certo. Depois disso,

Pema Khandro Rinpoche: Adoro esta frase, “um peixe na água”. Foi assim que eu me senti. Comecei a ensinar muito jovem, e foi natural. Foi a única coisa que nunca questionei - apenas tinha sua própria factualidade.

Rebecca Li: Na verdade, não pensei sobre essa questão. Eu acho que para mim, não é um momento. Isso aconteceu gradualmente depois que comecei a praticar com o Mestre Sheng Yen, meu professor. Eu voava da Califórnia para Nova York para retiros a partir das 4 da manhã e, quando concluí meu doutorado e estava procurando um lugar para começar minha carreira, gravitava em direção a uma área próxima o suficiente para poder praticar com ele. Acho que foi nesses micromomentos que comecei lentamente a dedicar minha vida ao dharma. Não tipo, ah, eu vou ser professora , mas tipo, isso é o mais importante , então eu moldei e priorizei todas as minhas decisões com isso em mente.

Myoan Grace Schireson:Eu estava na UC Berkeley nos anos sessenta e me lembro de andar de moto pela Bay Bridge para encontrar Suzuki Roshi. Aquele encontro me assustou até a morte. Estávamos vestidos com nossos trajes hippies, e ele disse que sabia por que estávamos ali — que tínhamos vindo para aprender a ficar chapados. E ele disse: “Quanto mais você praticar, mais você perceberá que a vida é sofrimento.” Eu não conseguia sair do prédio rápido o suficiente. Então, talvez alguns meses depois, eu estava me despedindo do meu namorado que morava em um ônibus escolar psicodélico. Eu estava descalço na calçada quando olhei para cima e percebi que havia um hospital de convalescença com pessoas sentadas na varanda em cadeiras de rodas. E eu disse: “Ah, foi isso que ele quis dizer.” Senti como se o curso de um rio tivesse mudado sob meus pés, como se toda a minha vida tivesse mudado naquele momento. Então foi quando eu soube que o dharma me tinha; ele me possuiu a partir de então. Isso foi há cerca de cinquenta e dois anos.

Pema Khandro Rinpoche: Quero perguntar sobre modelos femininos. Tive uma professora, Ani Dawa — nós a chamávamos de Moma-la — que tinha 94 anos na época em que recebi seus ensinamentos; ela faleceu recentemente. Mas conhecê-la foi uma revisão de como eu me via e como via minha vida, porque nela eu vi essa personificação realmente poderosa da energia realizada como mulher. Eu me pergunto, existem professoras ou modelos em particular que você procurou em sua vida?

Devemos encorajar as professoras mais jovens a encontrar sua própria voz e encontrar um tipo de autenticidade dentro de suas próprias experiências, sejam quais forem suas experiências.”
-Narayan Helen Liebenson

Myoan Grace Schireson:Uma era mais próxima de mim em status, mas ainda assim minha irmã mais velha, Saisho Maylee Scott, que iniciou uma comunidade em Arcada. Lembro-me de pensar que não teria sido possível para mim ficar no Berkeley Zen Center sem ela. A outra professora com quem trabalhei de perto foi Blanche Hartman, e ela era muito maternal. Tanto Maylee quanto Blanche tiveram filhos - acho que Blanche teve quatro e Maylee três - e eu tenho dois filhos. A ideia de que pertencíamos a esta comunidade, de que pertencíamos às profundezas do dharma como mulheres com filhos era algo novo para nós e também para os professores do sexo masculino. Quando fui ordenado, meu professor disse que ter uma família estava atrapalhando. Mas Blanche tinha uma espécie de calor que fazia você se sentir bem cuidado. Ela contou uma história sobre a visita a uma amiga que acabara de ter um bebê: quando Blanche viu o bebê, ela teve que sair correndo do quarto, deixando a bolsa para trás, porque ela já tinha quatro filhos e estar perto desse bebê a fazia querer outro. Ela era muito humana e muito feminina e muito carinhosa. Isso foi maravilhoso.

Rebecca Li: Hillary Richards, uma professora da bolsa Western Chan no Reino Unido, viajou em um ponto para Nova York para co-liderar um retiro comigo e Simon Child; foi um retiro difícil de liderar, e ela foi uma das pessoas que me treinou para isso. Ela tem três filhos e uma energia feminina sobre ela, mas ela é capaz de se manter no salão Chan. Na minha tradição, os professores são monges e meus outros dois professores são homens, então foi muito bom treinar com ela, vê-la naquele espaço como uma mulher.

Narayan Helen Liebenson: A mulher que me vem à mente é Dipa Ma, que era conhecida não apenas como professora, mas também como mestra — é incomum uma mulher ter esse tipo de autoridade e designação. Eu a encontrei apenas algumas vezes em situações casuais, mas apenas o fato de ela estar viva e ter uma vida tão comum, e de poder praticar com tanta intensidade e profundidade - o que era óbvio para qualquer um que a conhecesse ou conhecesse ela - foi bastante notável para mim.

Myokei Caine-Barrett:Todas as mulheres que me ensinaram sobre o budismo eram noivas de guerra japonesas. Minha mãe não gostava de religião, mas esses eram seus amigos. As mulheres, especialmente nos primeiros dias, foram as professoras, mostrando-nos e ensinando-nos como praticar o nosso caminho através das nossas dificuldades. Lidaram com o alcoolismo, com a solidão de serem mulheres com filhos enquanto seus maridos estavam fora a serviço do país, e também com o fato de serem estrangeiras em uma terra cheia de ódio contra elas. Através de tudo isso, eles transmitiram muito treinamento profundo sobre como usar o budismo para viver sua vida de forma que você pudesse ser feliz. À medida que envelheço, o ensinamento foi se aprofundando, mas continua na mesma linha do que aprendi com aquelas mulheres, que compartilharam seus problemas e as dificuldades que superaram.

Pema Khandro Rinpoche: Eu me pergunto, algum de vocês enfrentou grandes obstáculos externos para ser um professor, algum tipo de resistência ou dificuldade que você experimentou por ser mulher?

Narayan Helen Liebenson: Recebi muito apoio de meus colegas homens e sou grata por isso. Mas como comecei a ensinar tão jovem e era mulher numa época em que havia muito poucas professoras, foi definitivamente complicado. As pessoas não necessariamente reclamavam para mim, mas as coisas voltavam para mim sobre a maneira como eu estava me expressando - comentários que eu sentia serem sobre ser uma mulher, e não apenas ser jovem. Então eu experimentei isso como algo que eu tinha que fazer para passar. Por mais que eu estivesse sendo encorajado por outros, por professores, eu ainda precisava encontrar minha própria confiança interior.

Ao longo dos anos, descobri que havia uma certa idade de um homem que muitas vezes me questionava. Eu me dava bem com homens mais velhos, me dava bem com homens mais jovens, me dava bem com mulheres, mas os homens da minha idade ou um pouco mais velhos pareciam querer me desafiar. Então peguei como prática e até comecei a quase gostar. Como poderíamos encontrar uma conexão real em meio ao que inicialmente parecia uma sensação de separação?

Myokei Caine-Barrett: Como líder e professor da Soka Gakkai, sempre me surpreendi quando alguém me dizia: “Você está atrás de poder”. Não era sobre poder de forma alguma. Então eu realmente tive que ir fundo para poder continuar, e ao mesmo tempo defender o que eu acreditava ser a maneira correta de fazer as coisas.

Depois que fui ordenado na tradição Nichiren, a liderança era ocupada principalmente por homens. Esses espaços de ego ainda são um desafio - acho que os homens não estão acostumados a lidar com a maneira como uma mulher exerce a liderança versus como um homem exerce a liderança. Eles não gostam da abordagem que estou adotando; eles acham que eu deveria ser mais agressivo. Aprendi a apenas me manter firme e seguir em frente. Eu tento ajudá-los a ver que há outro caminho.

Myoan Grace Schireson: Minha professora não conseguia ver mulheres — esposas, mães — tornando-se padres, mesmo que meus filhos estivessem na faculdade ou tivessem concluído a faculdade. Ele tentou me convencer a me tornar um professor leigo, algo que eles estavam inventando no mundo zen. Então eu disse: “Se eu me tornasse um professor leigo, não precisaria raspar minha cabeça, não precisaria ir a Tassajara para um período de prática monástica e não precisaria desistir do meu trabalho. É isso que você está dizendo? Ele disse: “Oh, eu não posso acreditar que você abriu sua mente de tal e tal maneira”. Eu disse a ele que pensaria sobre isso. E então, na semana seguinte, quando nos encontramos, eu disse: “Pensei nisso. Eu não quero fazer isso.” Esse foi o fim de sua pressão sobre a posição de professor leigo em mim. Mais tarde, quando ele me ordenou, ele disse: “Percebi que estava obcecado por você ser esposa e mãe”.

Pema Khandro Rinpoche: E os obstáculos internos? Ao assumir o papel de professor, de líder, você sentiu alguma hesitação ou resistência dentro de si? E, se sim, como você superou isso?

Rebecca Li: Eu era a mais velha entre meus irmãos, então não sinto esse desconforto por estar em uma posição de autoridade. Mas também nunca pensei nisso em termos de poder, porque esse papel sempre vem com responsabilidades. Quando passei pelo treinamento de professor com o Mestre Sheng Yen, ele sempre enfatizou a importância de lembrar que você não está ali para assumir a postura desse professor. Estamos realmente praticando juntos. Para mim, isso significa que sim, eu sou o professor, então é assim que estou praticando. Estou praticando no papel deste professor, que tem seu próprio conjunto de desafios que tenho de resolver.

Pema Khandro Rinpoche: Eu concordo com isso – que é um papel que você faz, e é assim que você está praticando com sua sangha. Sinto que a liderança é um papel que estou estudando junto com a sangha. Eu faço a minha parte, você faz a sua parte, mas estamos todos igualmente fazendo uma prática.

Myokei Caine-Barrett: No início, a pessoa que me ensinou sobre liderança foi meu pai. Ele sempre dizia que, como líder, você nunca deve pedir a alguém para fazer algo que você mesmo não faria. Isso sempre foi uma diretriz para mim. Acho que caí na liderança - sempre vi problemas e, se ninguém mais iria consertar, decidi que tinha que consertar. Mas a maior lição que aprendi sobre liderança é elevar os outros, aprender como compartilhar a liderança com outras pessoas e encontrar as áreas em que outras pessoas podem ser capazes e mostrar a elas que não há problema em compartilhar essa capacidade.

Honestamente, eu odeio fazer tudo sozinho. Eu sou o filho mais velho, então sempre tive que fazer tudo; à medida que envelheci, senti que precisava me aposentar de fazer tudo. Então eu tive que trabalhar para encontrar as capacidades dos outros. Tenho que ensinar os outros a aprender como responder ao que veem, porque vejo, como budista, que nossa prática é sobre resposta e relacionamento, e como colocamos esses dois juntos.

Pema Khandro Rinpoche: Também fico muito feliz em compartilhar – compartilhar poder, compartilhar autoridade, treinar outros professores, treinar pessoas para assumir a liderança na sangha. Costumo dizer que somos uma sangha de líderes, não de seguidores, porque realmente acredito que a ideia de intenção iluminada altruísta, ou bodhicitta, nos capacita a assumir a responsabilidade por nós mesmos e por nosso mundo. Eu tento treinar minha sangha dessa forma.

Myoan Grace Schireson: Lembro-me de meu professor me dizendo para ensinar uma coisa específica à minha sangha - uma coisa difícil - e eu dizendo: "Bem, tenho certeza de que outra pessoa pode ensiná-la." Mas ele insistiu: “Não, você precisa fazer isso”. Eu não queria ser odiado por ser mandão e uma autoridade, e pensei, Oh merda, eu tenho que fazer isso. Isto é um problema. Eu vou ter que ser odiado . Ainda é doloroso para mim; as pessoas ainda não gostam de mim quando tenho que me posicionar como professor. Não conheço nenhuma prática em particular que magicamente faça isso desaparecer. Ainda é desconfortável.

Narayan Helen Liebenson: No início, assumi o hábito de dizer sim às vezes, quando preferia não estar visível. Decidi que apenas diria sim a todas as coisas que me pedissem, desde que fossem razoáveis ​​e orientadas para o ensino. “Substitua esta pessoa – faça uma palestra na quarta-feira à noite.” Essa pessoa que todo mundo vem ver não vai estar lá, e você vai desapontá-la por estar lá — ninguém disse isso, é claro, mas eu sabia que isso aconteceria. Eu disse a mim mesmo para fazer isso de qualquer maneira. Acho que essa determinação foi realmente um bom treinamento. Isso me forçou a passar por qualquer situação de ensino em que eu estivesse e permanecer firme no meio dela.

Pema Khandro Rinpoche:Parece-me que temos estereótipos exagerados de professoras budistas, o que torna ainda mais importante ver mulheres humanas reais ensinando e modelando toda a gama de características possíveis. Com Ani Dawa, o que foi especialmente potente para mim foi que ela era muito sexy. Ela tinha noventa e quatro anos, mas era realmente sexy, poderosa e suculenta, e não fazia sentido que ela tivesse que se tornar como um homem ou incorporar qualidades masculinas. Ela estava apenas expressando uma energia crua, divertida e sexy aos 94 anos. Isso me mostrou muito - não apenas sobre o envelhecimento, mas também sobre a possibilidade de brincar com a ideia do que significa ser mulher e usar essa brincadeira como um veículo de transmissão. Todos a consideravam uma dakini iluminada, uma mestra iluminada, então acho que havia espaço para ela brincar alegremente e ser atrevida. Também foi muito poderoso receber instruções apontando a natureza da mente no veículo do corpo de uma mulher. Isso aconteceu especialmente porque em muitos dos retratos que eu tinha visto antes de professoras budistas, e no budismo em geral, havia um abandono implícito da sexualidade.

Rebecca Li: Faço parte de uma organização que tem leigos e uma comunidade monástica, e meu principal desafio é que não há ninguém como eu em toda a instituição. Sou uma professora leiga, uma mulher com plena transmissão do dharma. Quando meu professor atual me deu a transmissão do dharma, ele o fez de maneira muito diferente do Mestre Sheng Yen. O Mestre Sheng Yen apenas disse: “Vou lhe dar uma transmissão do dharma. Faça três arcos.” Meu professor atual me disse com antecedência: “Isso é o que eu gostaria de fazer, mas por que você não pensa a respeito? Fale especialmente com seu marido. Porque ele entendeu muito bem que dedicar minha vida ao dharma nesse nível afetaria minha família e também meu relacionamento com meu marido.

Eu sou uma mulher. Isso vai moldar a reação das outras pessoas a mim. Então, em vez de tornar isso um problema, como posso praticar?” -Rebecca Li

Sinto que não são tanto as pessoas que têm má vontade ou se opõem a que eu seja um professor, mas estamos experimentando os efeitos de uma longa história de uma instituição patriarcal. As pessoas estão acostumadas a ver um professor de uma certa forma - principalmente homens monásticos - e aqui está esse professor não-monástico, não-homem. O que fazemos com essa pessoa? Essa é uma grande parte da minha experiência. Estou aqui. Eu sou uma mulher. Isso vai moldar a reação das outras pessoas a mim. Então, em vez de tornar isso um problema, como pratico?

Pema Khandro Rinpoche: Eu realmente me identifico com isso. Por muito tempo, fui uma jovem professora e uma tulku, que é alguém entronizado como a reencarnação de um predecessor, e não me encaixava nas caixas das pessoas. As pessoas costumavam me perguntar: “Quem é o lama de seus centros?” E eu diria: “Bem, eu sou.” Acho importante destacar como é para as mulheres — ou pessoas sub-representadas nessas comunidades — assumir o papel de professoras Como podemos fazer disso uma oportunidade e uma prática? Eu não acho que é sempre uma coisa fácil de fazer.

Myokei Caine-Barrett: Do ponto de vista da minha interseccionalidade - sendo negro, japonês e mulher - tem sido muito estranho às vezes. Minha primeira rebelião no Japão foi quando todas as mulheres estavam servindo chá, e eu me recusei terminantemente a fazê-lo, a menos que os homens do meu mesmo posto fossem obrigados a fazê-lo também. Então eles não sabem bem o que fazer comigo quando eu apareço. Meus modelos, em muitos casos, são algumas das jovens sacerdotisas japonesas que agora estão avançando firmemente para serem líderes em seus templos. Eles estão fazendo as coisas discretamente, mas estão atraindo muita atenção.

Rebecca Li: Você está falando sobre resistir ou não se conformar com a norma de gênero dada a nós em uma comunidade do dharma. É desafiador, porque nos dedicamos à prática de cultivar a humildade, e você não quer ser visto dizendo: “Oh, isso está abaixo de mim”. Mas muito do “trabalho de mulher” é entendido como menor, associado a um status inferior. Como mulheres professoras do dharma, temos que fazer malabarismos com isso em nossas mentes.

Myoan Grace Schireson: Eu queria trazer mais um obstáculo, que é se você é casada e seu marido é um praticante. Onde quer que eu fosse, as pessoas presumiriam que meu marido era superior a mim, que ele era professor e eu era a esposa. Isso causou muita tensão em nosso casamento. Era difícil para ele, como homem, reconhecer esse tipo de direito que estava recebendo. Mesmo quando fomos ao Japão e com nosso japonês primitivo explicando que eu era o sênior, eles começaram a se curvar para ele como sênior. E ele teve que dizer: “Não, não, é ela.” Se você aparece com um homem e ele é seu marido, as pessoas ficam muito desconfortáveis ​​com o que veem como uma inversão de poder.

Pema Khandro Rinpoche: Obrigado – é uma coisa vulnerável para compartilhar, mas acho que é uma experiência tão comum. Se eu apareço com outro lama de mesma posição, as pessoas muitas vezes assumem que sou sua consorte. Caso contrário, por que estamos juntos? Fiquei realmente surpreso no início quando isso começou a acontecer, e agora me acostumei. Ou eles simplesmente assumem que sou o ajudante.

Myokei Caine-Barrett: Pedimos um treinamento para cônjuges de sacerdotes. Era originalmente chamado de “treinamento da esposa do padre”, mas havia um casal gay e também meu marido, então havia dois homens na classe com todas as outras mulheres – eles aprenderam a dobrar mantos e servir chá.

Narayan Helen Liebenson: Eu lecionei no Cambridge Insight Meditation Center por dez anos antes de meu ex-marido começar a ensinar lá também; por dez anos, sempre foi meu nome na programação. E aí quando ele começou a lecionar lá, o nome dele aparecia na agenda antes do meu. Foi tão interessante ter que lidar com isso porque, claro, não importa, né? Em certo nível, quem se importa com o primeiro nome? Parece tão mesquinho, mas eu vi isso como algo que havia sido internalizado, então senti que deveria falar com ele. Não é apenas sobre mim. É também ser modelo como professora, algo que tantas mulheres precisavam e ainda precisam.

Myoan Grace Schireson: Acho que uma coisa importante que fazemos é ir contra a tendência de sermos humildes e respeitosos em nossa liderança. Não é apenas sobre nós - precisa ser feito para outras mulheres.

Pema Khandro Rinpoche: É verdade. Uma das minhas citações favoritas atribuídas a Trulshik Rinpoche é: “Todo ato importa; mesmo que tudo esteja vazio e como um sonho, todo ato importa.” O que fazemos agora é importante para futuras professoras e praticantes.

Adoro a ideia de me recusar a servir o chá, a menos que os homens também tenham que servir o chá. Isso me faz pensar sobre como os praticantes novos ou mais jovens estão lidando com essas questões. O que podemos fazer em nossos sanghas para mudar a forma como abordamos os papéis de gênero e promover a igualdade para todos?

Narayan Helen Liebenson: Bem, acho que está mudando de qualquer maneira – os papéis de gênero estão ficando mais confusos do que costumavam estar, e há um fluxo natural por trás dessa mudança. Lembro-me que, anos atrás, um grupo de jovens se reuniu com um professor birmanês muito tradicional, um professor mais velho, e ficou claro para ele que as mulheres não eram tão boas quanto os homens. Pessoas mais jovens que encontram essas atitudes hoje não vão continuar praticando. Eles nem vão se importar com isso, porque sabem que não é a verdade. Praticantes e pessoas mais jovens são um pouco mais livres dessa forma, talvez, do que nós.

Rebeca Li:Concordo que já está mudando. E acredito que seja menos sobre conselhos do que sobre como agimos como professores, como nos modelamos. Por exemplo, quando dirigimos um retiro ou uma sangha, podemos ficar longe da divisão de trabalho estabelecida por gênero. Em alguns centros dharma, há “trabalho de mulher” e depois “trabalho de homem”: as mulheres são as que fazem a limpeza, a cozinha, a recepção e coisas assim. Os homens dirigem, dirigem as pessoas, ensinam e conversam na frente do grupo. Isso não é exclusivo dos centros de dharma; ela reflete a sociedade mais ampla. No início de cada retiro, logo na primeira refeição, ainda não temos as atribuições do estágio de trabalho, então sempre tenho que pedir voluntários para lavar a louça. E sempre me certifico de trazer homens e mulheres para fazer esse trabalho, para deixar bem claro para todos que não estamos perpetuando uma divisão de trabalho baseada em gênero. Parte de nossa prática é simplesmente desafiar nossas visões pré-existentes, aquelas que vêm de crescer nesta sociedade.

Myokei Caine-Barrett: Se os homens se opõem a fazer um trabalho que consideram o trabalho das mulheres, geralmente tendo a apresentar isso como um treinamento, uma oportunidade para eles entenderem o que é o serviço real. Especialmente quando se trata de limpar banheiros, os homens têm que fazer isso, justamente porque as mulheres estão sempre fazendo isso. Acho essencial ser modelo, para que as pessoas vejam que a mulher pode tudo e também que o homem não é o único dono de status ou autoridade; eles não são os únicos com capacidade para ensinar e liderar. As mulheres apenas fazem isso de maneira diferente. Não acho que temos que agir como homens para sermos respeitados. Somos todos diferentes. As pessoas que veem uma variedade de estilos e formas de exercer funções de liderança também aprenderão muito sobre si mesmas, porque terão diferentes tipos de modelos para imitar.

Myoan Grace Schireson:Escrevi um livro sobre mulheres ancestrais - ele mostra exemplos de diferentes tipos de mulheres praticantes. Eu ministro workshops sobre isso, e a mensagem é que onde quer que você esteja como mulher, seja qual for seu papel, seja em um templo ou em uma família, você pode encontrar uma maneira de se destacar. Certa vez, quando fui a um centro tibetano para dar uma palestra sobre ancestrais femininas, fui entrevistado e perguntado o que eu pensava sobre o fato de os homens terem um nascimento superior. Por que, eles perguntaram, iríamos querer reconhecer as ancestrais do sexo feminino se elas fossem inferiores? Eu disse, bem, há duas possibilidades. Uma é que o que você está me dizendo não é verdade e alguém simplesmente inventou. A outra é que é verdade e, portanto, é como um cachorro falando inglês — se essas mulheres podem ensinar, dado esse problema de nascimento inferior, que milagre!

Pema Khandro Rinpoche: Em nossa sangha, abordamos esses tópicos explicitamente: Qual é a diferença entre gênero e sexo? O que é androcentrismo? O que é misoginia? Eu aponto quando está na literatura. Eu também tento trazer pontos de vista na literatura budista que argumentam contra a misoginia, para que eles possam ver que há mais de uma perspectiva no budismo e em nossa própria linhagem sobre essas ideias. Mesmo que os alunos não percebam isso sozinhos agora, em algum momento eles vão se deparar com um texto que fala sobre a mulher ser inferior. Quando isso acontecer, quero que estejam prontos. Eu quero que eles conheçam os argumentos filosóficos.

Myoan Grace Schireson: Acho que os rapazes estão mudando. Mas, na minha tradição, há muitos homens mais velhos e muitos centros zen onde esses papéis, incluindo o de professor como um ente querido a ser servido, desempenham um papel importante. As mulheres jovens são atraídas para isso porque conseguem ter uma proximidade com o professor; eles têm a sensação de serem especiais. A gente gosta de agradar, gosta de ser querido, e esse tipo de ser puxado pelo professor é um problema que eu ainda vejo muito.

O mais importante para mim é ensinar mulheres a apoiar outras mulheres. Por qualquer motivo, talvez porque haja menos mulheres, as mulheres tendem a se ver como concorrentes. É um jogo de soma zero - não há posições suficientes para todos. Como resultado, as mulheres não necessariamente apoiam as mulheres. Ensiná-los como é importante.

Pema Khandro Rinpoche: Que conselho você daria para uma jovem professora que está apenas começando?

Myokei Caine-Barrett:Eu diria para seguir seu coração, porque todos nós somos equipados de forma única. Minha suposição é que, uma vez que você já é um professor, tudo o que você passou já mostrou como lutar contra muitas das coisas sobre as quais falamos. Você precisará chegar a um certo ponto para ensinar, para entender em seu coração e através de sua intuição as circunstâncias em que você se encontra - em vez de procurar em outro lugar, você precisará se aprofundar em si mesmo, encontrar seu próprio pontos fortes e aprenda a confiar exclusivamente neles. Você também vai precisar de um bom sistema de apoio, outras mulheres apenas para conversar, para desabafar. Você precisa da liberdade de ser absolutamente sincero com pelo menos uma outra pessoa. E pratique muito, muito mesmo. Continue a aprofundar a fé e a prática, e nunca pare de estudar, porque quanto mais você souber,

Pema Khandro Rinpoche: Adoro essa ideia de procurar outras mulheres, ter esse apoio, porque pode ser tão isolador como professora.

Myoan Grace Schireson:Concordo que é importante para uma jovem professora ter um grupo de colegas para conversar sobre algumas dessas coisas que surgem. Os professores podem perder os trilhos quando não têm outros professores com quem conversar sobre o que os está incomodando ou o que está acontecendo. Também acho, como psicóloga, que as mulheres tendem a ser um pouco mais emotivas do que os homens e, por isso, fomos ensinadas a reprimir nossos sentimentos. Somos considerados muito emotivos, até mesmo histéricos. Como professora, ao entrar na briga, quando sentir algo, anote, revise, explore. Não apenas afaste isso, dizendo: “Tudo está vazio e preciso ser humilde, e quem sou eu?” Realmente tome nota dos desconfortos que estão surgindo. Explore quando sentir que foi rebaixado. Você não precisa explodir naquele momento. Mas fique com ele.

Rebecca Li: Sou socióloga, então o que eu diria às professoras é que entendam as normas de gênero que temos em nossa sociedade para que você não pense que sou eu, algo está errado comigo por estar sendo tratada dessa maneira . Especificamente, esteja ciente desse fenômeno de um padrão duplo para homens e mulheres. Estudo após estudo mostra que as mulheres precisam trabalhar mais – e conseguir mais – para talvez serem vistas como quase iguais a um homem em uma posição semelhante. Entender isso me ajudou a não levar as coisas para o lado pessoal.

Muitos de nossos ancestrais são homens, então as pessoas de quem extraímos recursos são homens. Muitas vezes, tentamos aprender com o exemplo deles, como eles responderam às situações. Muitos de nós já ouvimos falar do mestre zen que foi acusado de ser pai de uma criança - ele disse: "Ah, é mesmo?" Ele apenas deixou acontecer. E então a mulher que o acusou meio que se sentiu culpada e limpou seu nome, e então ele disse: “Ah, é mesmo?” Uma mulher que conheço estava em situação semelhante: ela foi acusada de dormir com pessoas no templo. Então ela foi a um médico para obter um certificado de virgindade. Ela exagerou? Os homens sempre recebem muito mais do benefício da dúvida do que as mulheres. Apenas ler os ensinamentos dos ancestrais com esse fato em mente pode ser extremamente útil.

Narayan Helen Liebenson: Lembro-me de, quando eu era um jovem professor, um professor mais velho me dizer repetidamente que eu estava “fora de controle”. E eu estava falando com a voz mais calma e silenciosa que se pode imaginar.

Myoan Grace Schireson: Você provavelmente estava “fora de controle” porque estava se mantendo firme.

Narayan Helen Liebenson: Exatamente. Mas demorei um pouco para perceber que o que realmente estava sendo dito para mim era: “Não fique firme”.

Pema Khandro Rinpoche: O que eu gostaria de passar para um jovem professor é realmente sentar dentro de seus valores e seu amor pelo dharma. Se você está seguindo os ensinamentos como eles foram ensinados a você, se você está praticando o dharma de uma forma que não apenas traz luz, mas ilumina todos os que estão conectados a você, concentre-se apenas nisso e deixe todos os outros ruídos desaparecerem. . É exatamente como o dharma diz: existem seis reinos de seres, e eles terão todos os seis tipos de reações a você como professor, e você precisará cavalgar firmemente por isso e se acostumar com as pessoas tendo todos os tipos de reações. Não é você - são pessoas descarregando tensão. Eles não sabem como digerir suas próprias tensões na prática e têm um sofrimento tremendo.

Eu também acrescentaria a importância de ter períodos de tempo em que você não é um professor – para sempre também arranjar tempo, se puder, para ser um aluno. É importante ter espaços ou relações em que você não é o líder, não é a autoridade, não é o professor, para poder ir desenvolvendo essas outras dinâmicas e outras dimensões da sua prática.

Narayan Helen Liebenson: Eu treinei e estou treinando jovens professoras. Uma coisa que considero realmente importante tem a ver com a confiança - é fácil para as mulheres mais jovens serem desviadas do curso, principalmente por homens mais velhos dizendo a elas como deveriam oferecer o dharma. O outro é o incentivo para encontrar sua própria voz. É muito importante que a voz seja autêntica. A voz feminina é diferente. Quando eu estava debatendo se deveria escrever um livro ou não, alguém me disse: “Precisamos de mais livros escritos por mulheres. Precisamos de mais vozes femininas.” Realmente fez a escolha para mim. Em meu livro, não falo sobre mulheres ou gênero ou qualquer coisa assim, mas minha voz é diferente por causa de minhas experiências crescendo nesta cultura e crescendo no dharma como mulher.

Eu acho que, em termos de duplo padrão, as professoras têm menos espaço – elas podem brincar com menos cores do arco-íris em termos de tom de voz e vocabulário, esse tipo de coisa. Mostre o mínimo de paixão e as pessoas ficam chateadas. Então eu digo, encontre sua própria voz e compartilhe o dharma da maneira mais poderosa que o momento exigir. Devemos encorajar as professoras mais jovens a encontrar sua própria voz e encontrar um tipo de autenticidade dentro de suas próprias experiências, sejam quais forem suas experiências. Você pode ser casado ou solteiro, ter filhos ou não. Aposte na forma que escolheu, sem vergonha. Realmente esteja na frente com isso.

Fonte:https://www.lionsroar.com/forum-hear-our-voices/?


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