CRECHES : SAIBA O QUE OBSERVAR NA HORA DE ECOLHER UMA

  

Há muitas pistas que indicam a melhor creche para seu filho ou filha
Há muitas pistas que indicam a melhor creche para seu filho ou filha Freepik

Creches: saiba o que observar na hora de escolher uma

Por Daniel Becker

 

Muitas famílias estão escolhendo as creches para seus filhos nessa época. Quero ajudar nessa escolha com sugestões de critérios para ter em mente nessa decisão. Vamos falar do ideal, que você provavelmente não vai encontrar. Mas, quanto mais próximo desse modelo, melhor.

Esse texto se destina mais às famílias que podem escolher. Essa escolha está disponível em geral no ensino privado. Mas mesmo em creches públicas, é possível encontrar diferenças que favoreçam a saúde da criança e seu bem estar. E que o acesso a uma creche de qualidade seja cada vez mais um direito de todas as crianças.

Se você tem um bom esquema de cuidado em casa, vovós ou pais presentes, e que possam passar tempo com a criança e fazer passeios, é legítimo aguardar até cerca de 18 meses, pelo menos, para colocar na creche. As necessidades de socialização ficam mais importantes a partir dessa idade ou mais tarde.

Uma dica: visite a creche em horários não programados (se ela não permite a entrada de pais fora de horários rígidos e programados de visita, eu ficaria desconfiado, em princípio).

O que observar:

Segurança: verifique se há telas em todas as janelas e escada, pisos anti-deslizantes, objetos pesados fora do alcance, cozinha e outras áreas de risco isoladas por portas apropriadas. Veja a preparação para incêndios, extintores e plano de evacuação. Balanços, trepadores e gangorras sobre pisos macios, sem pontas que possa machucar, com boa manutenção. Pergunte o que fazem em casos de emergência e acidentes — a reposta deve estar na ponta da língua.

Higiene: visite a cozinha e os banheiros em horários não programados. Observe a limpeza, a higiene, a forma como cuidam dos alimentos. Verifique se os funcionários lavam as mãos e usam álcool gel

Equipe: o número de profissionais é muito importante. para crianças menores de 18 meses, uma boa relação seria uma cuidadora para cada três crianças. Entre 18 meses e três anos, uma para cada quatro crianças. Qual é a formação das professoras e auxiliares? Passam por alguma capacitação? O que acontece se uma adoece? Os direitos trabalhistas são respeitados.

Interação: observe a interação entre o pessoal da creche e as crianças. Para as menores, o ideal é que os cuidadores estejam no chão brincando ou segurando-as no colo. Os pequenos precisam de relações afetivas e conexão com o cuidador. A equipe parece desfrutar da interação? Há alegria no ar, sorrisos ed crianças e profissionais: isso é muito importante.

Educação: verifique se há um projeto pedagógico ou uma linha educativa. Veja se está de acordo com suas crenças. Há televisão? Atenção: pergunte para que é usada. O ideal é que não haja telas para os menores. Livros em abundância é um bom sinal, brinquedos de madeira e criativos também. Pergunte sempre sobre o tempo dedicado ao livre brincar, especialmente ao ar livre.

Nutrição: muito importante. Almoço e jantar em geral não representam problemas, mas veja se usam orgânicos, é o ideal. O perigo mora nos lanches. É um erro grave dar açúcar para bebês menores de dois anos , e mesmo para os mais velhos, evitar ultraprocessados/industrializados é o ideal. Se tem geleias, biscoitos, Nestons e Mucilons, gelatinas, bolinhos e sucos de caixinha, eu procuraria outra — vai perturbar até a aceitação da comida em casa. Tudo bem se tiver um bolinho caseiro nas ocasiões especiais. Nem o suco natural é recomendável — o ideal é beber água.

Meio-ambiente: as questões ambientais são importantes. Como a instituição lida com resíduos: há separação de lixo, reciclagem? Tem hortas? Procuram comprar de produtores locais, usam orgânicos na alimentação? Afinal, as creches estão cuidando do nosso futuro; ali nossos filhos vão aprender sobre as questões ambientais, tão importantes para a sua geração. Um mínimo de coerência e integridade é necessário. Prefira locais com reciclagem e educação ambiental levada a sério.

Saúde: os protocolos para Covid oferecem ótimas pistas também, pois valem para evitar as doenças respiratórias virais em geral: janelas amplas e boa ventilação, uso de máscaras pelos profissionais em épocas de surtos, staff vacinado, pias e álcool gel ao alcance. Cursos de primeiros socorros para os funcionários e um protocolo de Emergência são importantes.

Espaço: o uso intensivo de áreas abertas, que vale como prevenção, é um critério fundamental. Se houver verde, árvores, hortas, bichinhos, enfim, um pouco de ar livre e natureza, é maravilhoso para a saúde física e mental e também para o aprendizado. Que seus filhos voltem sempre sujinhos de vitamina N pra casa!

Por fim, confie em sua intuição. Desconfie de linguagens muito marqueteiras e promessas mirabolantes. Se você sente um mal-estar ou incômodo, mesmo que esteja na creche da moda, procure uma alternativa. Você não vai encontrar a perfeição — mas pode confiar sua filha ou filho à melhor creche possível e àquela que tenha afinidade com sua visão de mundo.


Fonte:https://oglobo.globo.com/blogs/daniel-becker/post/2022/12/creches-saiba-o-que-observar-na-hora-de-escolher-uma.ghtml

Comentários