CORANTE VERMELHO AUMENTA CHANCE DE DOENÇA NO INTESTINO

 

 

Reprodução

O corante está presente em doces, cereais matinais, bebidas e salgadinhos industrializados 


Corante vermelho aumenta risco de doença no intestino

O aditivo conhecido como Allura Red AC (FD&C Red 40 ou E129) é usado para dar cor e textura



Por Estadão

 

 

O consumo frequente de alimentos com corante vermelho sintético pode aumentar o risco de a pessoa desenvolver doenças inflamatórias no intestino. É o que mostra estudo publicado na revista científica Nature Communications. Presente em doces, cereais matinais, bebidas e salgadinhos industrializados, o aditivo conhecido como Allura Red AC (FD&C Red 40 ou E129) é usado para dar cor e textura.

Durante o estudo, camundongos foram alimentados com altas doses de Allura Red AC por um período de doze semanas. Conforme a publicação, níveis mais altos de serotonina foram observados em roedores que consumiram o corante em maior quantidade.


Também conhecido como hormônio da felicidade, grandes quantidades do neurotransmissor, que ajuda a estimular os movimentos musculares intestinais, podem ser nocivas ao organismo, pois alteram a composição microbiótica intestinal. Assim, os mesmos roedores desenvolveram colite ulcerativa, doença caracterizada por inflamação do intestino grosso e com manifestações extra intestinais.

No caso dos humanos, o estudo sugere que o consumo do corante pode comprometer a imunidade da pessoa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte:https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/01/corante-vermelho-aumenta-risco-de-doenca-no-intestino.ghtml


Em vez de usar corantes alimentícios artificiais, a nutricionista recomenda vegetais e especiarias (como a cúrcuma) que funcionam como corantes naturais.

Em vez de usar corantes alimentícios artificiais,  nutricionistas recomenda vegetais e especiarias (como a cúrcuma) que funcionam como corantes naturais.

Comentários