OS 7 TIPOS DE QUEIJOS MAIS COMUNS E COMO SÃO PRODUZIDOS

 

Conheça as principais famílias de queijo que existem e como é a feita a produção de casa um
Conheça as principais famílias de queijo que existem e como é a feita a produção de casa um Alexy Almond / Pexels / CreativeCommons

Os 7 tipos mais comuns de queijos e como são produzidos

Conheça as principais categorias em que o alimento, que é derivado do leite, pode ser classificado


Por Fernanda Drumond

20/01/2023 06h45  Atualizado há 10 horas

 

queijo é um alimento à base de leite, produzido em grande variedade de formas, texturas e sabores. O alimento é tão popular que possui uma data comemorativa exclusiva no Brasil: o Dia Nacional do Queijo, comemorado em 20 de janeiro.

Ao longo da história, o laticínio tem sido uma parte importante da dieta humana, tanto como um alimento básico, ou como um ingrediente refinado. Sabe-se que o alimento surgiu há mais de 6 mil anos.

Sua origem, apesar de imprecisa, remonta ao período em que a humanidade fazia a transição de caçadores nômades para a criação de animais. Com a domesticação de bovinos, ovinos e caprinos, os humanos passaram a consumir o leite desses animais, o que gerou a necessidade de conservá-lo para uma reserva alimentar.

O leite coalhado é o produto ancestral do queijo, que só surgiu após o conhecimento das técnicas de fermentação. Um dos primeiros povos que criaram gado e utilizaram o leite para a produção do alimento foram os egípcios.

Além de serem extremamente saborosos, os queijos são ricos em nutrientes. Existem pelo menos duas mil variedades do alimento produzidas ao redor mundo. Segundo Silmara Andrade Figueiredo, consultora de marketing da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), há vários critérios de classificação.

É possível dividi-los pela origem do leite (vaca, cabra, búfala ou ovelha), pelo processo de fabricação (tratamento da massa e cura), pela textura, pelo país produtor ou pelo tipo de casca, mas o mais popular é categorizá-los por grandes famílias que agrupam algumas características parecidas. Conheça as principais abaixo!

1. Queijos frescos

A ricota é um queijo fresco — Foto: Aistė Sveikataitė / Pexels / CreativeCommons

A ricota é um queijo fresco — Foto: Aistė Sveikataitė / Pexels / CreativeCommons

Os queijos frescos são aqueles que não são maturados. Há a separação da parte sólida do leite, chamada de massa láctea, que é enformada, salgada e embalada, ficando rapidamente pronto para o consumo. Em geral, eles são brancos, de sabor suave, leves e muito úmidos, variando na textura. Exemplos: minas frescal, cottage, ricota, cream cheese.

2. Queijos macios amarelos

O gouda é um queijo de massa mole — Foto: Gettyimages

O gouda é um queijo de massa mole — Foto: Gettyimages

Também conhecidos como queijos de massa mole, os amarelos já envolvem o processo de maturação. "São queijos prensados que ficam na câmara de maturação por 15 dias. Eles não são tão úmidos, mas ainda são macios e têm sabor suave", explica Silmara. Exemplos: prato, gouda, esférico.

3. Queijos com mofo branco

O brie é um queijo de massa mole com fungo branco — Foto: cottonbro studio / Pexels / CreativeCommons

O brie é um queijo de massa mole com fungo branco — Foto: cottonbro studio / Pexels / CreativeCommons

Também da categoria dos queijos macios, há os queijos com mofo branco. Por mais estranho que isso possa parecer, esses queijos são pulverizados com um líquido contendo o fungo Penicillium candidum na câmara de maturação. É esse processo que dá origem à casca branca, que pode ser ingerida. Exemplos de queijos com mofo branco: brie, camembert.

4. Queijo azul

O gorgonzola é um tipo de queijo azul — Foto: Karolina Grabowska / Pexels / CreativeCommons

O gorgonzola é um tipo de queijo azul — Foto: Karolina Grabowska / Pexels / CreativeCommons

Para os queijos azuis, também chamados de queijos com mofo azul, são adicionados à massa os fungos da espécie Penicillium roqueforti, que criam aqueles veios escuros. Esses queijos possuem textura cremosa e o sabor bem característico. Exemplos: gorgonzola, roquefort.

5. Queijos de massa filada

O queijo muçarela é um feito com massa filada — Foto: Thinkstock

O queijo muçarela é um feito com massa filada — Foto: Thinkstock

Originários do sul da Itália, esses queijos possuem um preparo peculiar. O processo de produção envolve controle do pH e o alongamento da massa láctea. O resultado é uma textura elástica que "puxa", ou seja, forma fios quando aquecidos. Exemplos: muçarela, provolone (que ainda recebe tratamento de defumação).

6. Queijos suíços

Os queijos suíços possuem buracos em sua composição — Foto: NastyaSensei / Pexels / CreativeCommons

Os queijos suíços possuem buracos em sua composição — Foto: NastyaSensei / Pexels / CreativeCommons

São aqueles que possuem os famosos buracos chamados de olhaduras. De acordo com Silmara, originalmente esse tipo de queijo era produzido com leite de vacas que pastavam em gramados ricos em um tipo natural de fermento propiônico.

Essa substância cria bolhas de gás carbônico que estouram durante o processo de maturação, criando os espaços vazados no interior. Hoje o fermento é produzido sinteticamente e a maturação leva mais de 40 dias. O sabor desses queijos são mais adocicados por conta do propiônico. Exemplos: gruyère, emmental.

7. Queijos duros e semiduros

O parmesão é um queijo da família dos duros — Foto: Getty Images

O parmesão é um queijo da família dos duros — Foto: Getty Images

São queijos feitos com leite desnatado que passam pelo menos seis meses no processo de maturação, o que atribui um sabor picante a eles. Eles possuem uma textura mais granulosa e seca. Exemplos: parmesão, queijo do reino.


Fonte:

Comentários