AQUI ESTÃO OS SINAIS DE QUE VOCÊ PODE TER DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

 

Aqui estão os sinais de que você pode ter deficiência de vitamina D
Aqui estão os sinais de que você pode ter deficiência de vitamina D Pexels

Aqui estão os sinais de que você pode ter deficiência de vitamina D

Hormônio é indispensável para saúde e funcionamento do organismo. Entenda

Por Carolina Merino (@caamerino)

14/01/2023 08h02  Atualizado há 3 dias


Cansaço, imunidade baixa, dor nos ossos, dificuldade de cicatrização, perda de massa óssea, queda de cabelo, depressão ou dor muscular? Pode ser sinal que o seu corpo precisa de suplementação vitamina D. De acordo com a nutricionista Angéli Marques Golfetto, a deficiência dessa substância atinge mais de 875 mil pessoas acima de 50 anos só no Brasil. Mas é preciso estar atento aos sintomas em todas as fases da vida, inclusive durante a gestação. Glamour consultou especialistas e detalha tudo o que você precisa saber sobre a vitamina D.

O que é a vitamina D e qual sua função no organismo?

De acordo com a Dra. Maria Fernanda Barca, médica endocrinologista especialista em tireoide, a vitamina D é, na verdade, um hormônio produzido nos tecidos da pele que é responsável por regular diversas áreas do organismo. Uma de suas principais funções é modular os níveis de cálcio, elemento presente no sangue e nos ossos que, quando desregulado, afeta a saúde óssea e tem sido diretamente relacionada a osteoporose e fraturas ósseas.

Além disso, estudos recentes vêm indicando que a vitamina D tem ação anticancerígena e no metabolismo da glicose, sendo importante aliada no tratamento de pacientes com sobrepeso ou obesidade.

Pessoas grávidas precisam também estar atentas aos níveis do hormônio, já que sua deficiência pode afetar no fortalecimento dos ossos do bebê e dificultar no crescimento de peso do feto ainda na barriga. Em crianças, a falta de vitamina D pode até ocasionar o raquitismo, doença endócrina que enfraquece os ossos e ocasiona fraturas.

A nutricionista Angéli ainda adiciona que a vitamina D é essencial para diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central.

Como é possível obter a vitamina D?

É possível obter a vitamina D por meio da ação da radiação ultravioleta durante exposição solar, sem o bloqueio de protetores ou pela ingestão de alimentos de origem animal e vegetal. A Dra. Maria Fernanda explica ainda que a reposição por meio de pílulas é o mais indicado e não recomenda via venosa ou intramuscular, já que podem provocar picos excessivos do hormônio no organismo.

Qual é quantidade necessária de vitamina D para o organismo?

É preciso fazer acompanhamento com um endócrino e realizar hemogramas frequentes para entender as necessidades de cada organismo. De modo geral, o ideal é ter entre 20 a 60 nanogramas por mililitro de sangue (salvo casos especiais). A Dra. Maria Fernanda Barca ainda alerta o risco da ingestão ou produção da vitamina D em excesso: “Pode causar uma intoxicação, com náuseas, vômito, diarreia e até calcificação dos rins, além de uma desidratação e confusão mental”, diz a médica.


Fonte:https://glamour.globo.com/bem-estar/saude/noticia/2023/01/aqui-estao-os-sinais-de-que-voce-pode-ter-deficiencia-de-vitamina-d.ghtml



Comentários