A PRECE DO BARDO QUE PROTEGE DO MEDO - TEXTO EXTRAÍDO DO "O LIVRO TIBETANO DO VIVER E DO MORRER"

 

“Tanka das Deidades do Bardo Thodol” (de um artista nepalês não identificado) — Himalayan Collections @ Yale, https://himalayancollections.commons.yale.edu/items/show/624

A Prece do Bardo que Protege do Medo(Tradução)

Tradução de “The Bardo Prayer which Protects from Fear” — Texto em inglês copiado do livro “The Tibetan Book of the Dead” de Francesca Fremantle e Chögyam Trungpa.

Quando a jornada da minha vida chegar ao fim,
e como nenhum parente vai comigo deste mundo
, eu vagueio sozinho no estado do bardo,
que os pacíficos e coléricos budas enviem o poder de sua compaixão
e limpem a densa escuridão da ignorância .

Quando separados de amigos amados, vagando sozinhos,
as formas vazias de minhas próprias projeções aparecem,
que os budas enviem o poder de sua compaixão
para que os terrores do bardo não venham.

Quando as cinco luzes luminosas da sabedoria brilharem,
sem medo eu possa me reconhecer;
quando as formas dos pacíficos e coléricos aparecem,
destemido e confiante posso reconhecer o bardo.

Quando eu sofro pelo poder do mau carma,
que os pacíficos e coléricos budas eliminem o sofrimento;
quando o som do dharmatā rugir como mil trovões,
que ele se transforme no som do ensinamento mahāyāna.

“Tanka das 42 Deidades Pacíficas do Bardo,” Himalayan Collections @ Yale, https://himalayancollections.commons.yale.edu/items/show/639

Quando sigo meu karma, sem refúgio,
que os pacíficos e coléricos budas sejam meu refúgio;
quando eu sofrer o karma das tendências inconscientes,
que surja o samādhi da bem-aventurança e da luminosidade.

No momento do nascimento espontâneo no bardo do vir-a-ser,
que não surjam os falsos ensinamentos dos tentadores;
quando eu chegar aonde eu desejar por poder sobrenatural,
que os terrores ilusórios do carma maligno não surjam.

Quando as feras selvagens rugem,
que se torne o som do dharma, as seis sílabas;
quando eu for perseguido pela neve, chuva, vento e escuridão,
que eu receba o olho claro e divino da sabedoria.

Que todos os seres sencientes do mesmo reino no bardo,
livres do ciúme, nasçam em um estado superior;
quando grande sede e fome são causadas por paixões,
que a dor da sede e da fome, calor e frio, não surja.

Quando eu vir meus futuros pais em união,
que eu veja os pacíficos e coléricos budas com suas consortes;
com poder para escolher meu local de nascimento, para o bem dos outros,
que eu receba um corpo perfeito adornado com sinais auspiciosos.

Obtendo para mim um corpo humano perfeito,
que todos os que me veem e me ouvem sejam imediatamente libertados;
que eu não siga todo o meu mau karma,
mas siga e aumente o mérito que eu possa ter.

“Tanka das 58 Deidades Iradas do Bardo,” Himalayan Collections @ Yale, https://himalayancollections.commons.yale.edu/items/show/638

Onde quer que eu nasça, naquele mesmo lugar,
posso encontrar o yidam desta vida face a face;
sabendo andar e falar desde que nasci,
que eu alcance o poder do não esquecimento e da lembrança de vidas passadas.

Em todos os estágios de aprendizado, alto, médio e baixo,
que eu possa entender apenas ouvindo, pensando e vendo;
onde quer que eu nasça, que essa terra seja abençoada,
para que todos os seres sencientes possam ser felizes.

Ó budas pacíficos e coléricos, que eu e outros nos
tornemos como vocês, assim como vocês são,
com suas formas e marcas auspiciosas,
seus séquitos, sua vida longa e seus reinos.

Samantabhadra, os pacíficos e coléricos, compaixão infinita,
o poder da verdade do puro dharma,
e seguidores do tantra em meditação unidirecionada:
que suas bênçãos cumpram esta oração de inspiração.

Traduzido para o português em setembro de 2018 por Lagarto Manco.

Fonte:https://medium.com/ormando/a-prece-do-bardo-que-protege-do-medo-tradu%C3%A7%C3%A3o-ad28feb48011


Comentários