9 OBJETOS E MÓVEIS QUE EVOCAM ANCESTRALIDADE E MEMÓRIA AFETIVA

 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: Mariana Werneck (Ateliê Kianda))

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: Mariana Werneck (Ateliê Kianda))

9 objetos e móveis que evocam ancestralidade e memória afetiva

Peças cheias de história para compor a decoração da casa

  • 06/09/2020
  • POR NATÁLIA MARTUCCI | FOTOS COURTESY OF THE ARTIST, JACK SHAINMAN GALLERY, NEW YORK AND VARIOUS SMALL FIRES, LOS ANGELES (DIEDRICK BRACKENS), GUI GOMES (ETEL), MARIANA WERNECK (ATELIÊ KIANDA), ROBERTO MAJOLA (DELL ANNO) E DIVULGAÇÃO
 ATUALIZADO EM 

Muito da nossa cultura se traduz em objetos e móveis. Quando eles conseguem alinhavar narrativas passadas, incorporando novas camadas de significado a cada geração, a memória coletiva só tem a ganhar – e nossas casas, com tamanha pluralidade, também.

Facetas (ilustradas no alto)
Criação de Gabriella Marinho, do Ateliê Kianda, a máscara Sem Título faz parte da série Mulheres, elaborada a partir de estudos relacionados ao corpo e suas subjetividades, aos diferentes tipos de cabelo e à estética negra como um todo. Muito presente na arte e cultura africanas como símbolo da conexão entre corpo e espírito, o item é trabalhado pela artista como forma de desmitificar a padronização de traços físicos. 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: Courtesy of the artist, Jack Shainman Gallery, New York and Various Small Fires, Los Angeles (Diedrick Brackens))

Imagens fortes
A importância do algodão na história dos Estados Unidos e a beleza com que a fibra absorve as cores levaram o jovem artista Diedrick Brackens, baseado em Los Angeles, a escolhê-la como matéria-prima para suas tapeçarias. Elas emocionam por misturar, de maneira muitas vezes autobiográfica, temas da identidade afro-americana e queer, em formas abstratas e figurativas. 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: divulgação)

Reaproveitando
Cadeiras antigas e peças de um guarda-roupa dão corpo à Nagô, de Rodrigo Almeida. Ele retoma o processo de upcycling, recorrente no início de sua carreira, com maior controle sobre o resultado final: um objeto mestiço que funde elementos estruturais distintos, e lhes confere coesão e outros sentidos. 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: Gui Gomes (Etel))

Ainda um sucesso
Meio século atrás, o arquiteto e designer polonês radicado no Brasil Jorge Zalszupin lançava a inovadora linha Cubo. O sofá, a poltrona e a mesa lateral com estrutura de madeira (pau-ferro, nogueira-americana ou louro-preto), que parecem derivar de um bloco maciço, serão reeditados pela Etel, produtora há 17 anos dos móveis assinados pelo mestre. 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: divulgação)

Está de volta
Em 1970, o sofá modular Camaleonda, de Mario Bellini, surpreendeu com suas inúmeras possibilidades de montagem, fruto do sistema de encaixes com ganchos e anéis. Materiais reciclados e recicláveis compõem a versão de 2020, fabricada pela B&B Italia – que tem loja-conceito em São Paulo e representação exclusiva no Brasil pela Casual Móveis

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: Roberto Majola (Dell Anno))

Nova era
Para comemorar o início da década e o showroom em Bento Gonçalves, RS, a Dell Anno apresenta a coleção Manifesto, que resgata elementos de um século atrás para imaginar a casa do futuro. Na cozinha, a ilha com portas laqueadas e gavetas sem puxadores facilita a limpeza. Já as folhas de vidro do armário, com estampas que remetem ao art decò, se abrem em giro e encaixam-se na lateral, recurso que deixa a circulação livre. 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: divulgação)

Traço histórico
As capas de almofada de algodão cru pintadas à mão por artistas Kayapó com grafismos típicos de sua cultura estão à venda na loja on-line do Instituto Kabu, associação comunitária atuante desde 2008 e localizada em Novo Progresso, PA. A organização visa defender direitos, acessar políticas públicas e assegurar integridade das terras indígenas Baú e Menkragnoti. 

9 objetos e móveis que invocam ancestralidade e memória afetiva (Foto: divulgação)

À mesa com Le Corbusier
A colaboração coma tradicional marca de porcelanas Richard Ginori insere a Cassina no mundo do tableware com duas coleções inspiradas no trabalho de Le Corbusier. A Chandigarh  oferece três bandejas de porcelana não vitrificada, cujo baixo-relevo replica os símbolos vistos nos prédios da cidade indiana homônima, projetada pelo arquiteto nos anos 1950 e hoje considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. 

Fonte:https://casavogue.globo.com/Design/Moveis/noticia/2020/09/9-objetos-e-moveis-que-evocam-ancestralidade-e-memoria-afetiva.html



Comentários