"DIA DO LIXO" AJUDA A EMAGRECER, MAS PODE CAUSAR DESORDENS ALIMENTARES EM JOVENS, DIZ ESTUDO


Dia do lixo

Dia do lixo na dieta ajuda a emagrecer? Como fazer?

Especialista da área: Dra. Patricia Leite
atualizado em 08/03/2021

 

Você já deve ter ouvido falar ou conhecido pessoas que, apesar de seguirem um plano alimentar para emagrecer, contam com o dia do lixo na dieta.

Para quem não conhece, o dia do lixo é o dia ou momento (refeição) em que a pessoa pode escapar da dieta, ingerindo alimentos como doces, massas, fast-food e até mesmo bebidas alcoólicas.

Mas, será que o dia do lixo durante a dieta ajuda a emagrecer? Será que essa prática não prejudica a saúde e o emagrecimento? Vamos descobrir isso agora!

Como funciona o dia do lixo na dieta?

O dia do lixo costuma ser utilizado por pessoas que seguem dietas com restrições alimentares e geralmente acontece uma vez por semana. A ideia é oferecer a si mesmo um prêmio por seguir o plano alimentar rigorosamente ao longo da semana.

Quando alguém inicia uma dieta e modifica os seus hábitos alimentares, o metabolismo acelera, tornando a perda de gordura mais eficiente.

Entretanto, com o passar do tempo e a diminuição dos níveis de leptina, que é o hormônio produzido pelo tecido adiposo e que atua regulando a fome e o metabolismo, há uma queda do metabolismo geral, levando a uma menor queima de calorias e gorduras.

Dessa forma, o dia do lixo é uma maneira de dar um choque no metabolismo das pessoas que seguem tais dietas restritivas, e que sofrem com a estagnação de sua evolução.

Vantagens do dia do lixo na dieta

Mulher no dia do lixo

O choque no metabolismo oriundo do aumento do consumo de calorias no dia lixo tem o objetivo de “enganar” o metabolismo, uma vez que o pico máximo do hormônio leptina faz o organismo voltar a queimar mais gorduras, como antes.

Quando as taxas de leptina estão equilibradas no organismo, o cérebro recebe o sinal de que o corpo possui energia suficiente e a pessoa tem a sensação de saciedade.

Todavia, quando estes níveis caem, o apetite cresce significativamente, o que pode resultar na comilança excessiva, atrapalhando assim a perda de peso.

Assim como com a leptina, as dietas restritivas diminuem também os níveis dos hormônios da tireoide, o que da mesma forma contribui para a redução do metabolismo.

Então, o dia do lixo acaba tendo um importante papel para voltar a acelerar o metabolismo, ajudar a regular a fome, e intensificar os resultados desejados.

Além disso, segundo um estudo publicado em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas, o dia do lixo funciona como uma forma de tornar as dietas mais fáceis e prazerosas de serem seguidas, sem comprometer o resultado final, muito pelo contrário.

Cuidados e perigos do dia do lixo 

Dieta e hambúrguer

É necessário ter precaução e moderação quanto ao dia do lixo na dieta, principalmente para não criar tanta expectativa em relação ao momento, pois pode resultar em ansiedade e até desenvolver transtornos alimentares.

Também é importante que não haja um dia inteiro do lixo, mas sim algumas refeições. O ideal é realizar duas refeições livres em um intervalo de 7 a 10 dias, englobando um acréscimo de 500 a 1200 calorias e respeitando as intolerâncias alimentares da pessoa.

Muitos profissionais defendem a presença de alimentos como pizza, feijoada, lasanha e sorvete nesses momentos e acreditam na relação da alimentação com a amplitude e complexidade da saúde.

Entretanto, ressaltam a importância do equilíbrio e de aprender a controlar as porções das comidas. Desse modo, fica mais fácil alcançar o peso ideal de maneira segura.

Mas, não se esqueça: Isso pode se tornar um problema à longo prazo, justamente pelo consumo de alimentos não-saudáveis, então tome bastante cuidado.

Sem exageros

Uma refeição do lixo em um dia da semana pode fazer parte da rotina de quem busca diminuir seu percentual de gordura, só precisa ter bom senso.

A eficácia e o perigo do dia ou da refeição do lixo pode variar de pessoa para pessoa. Alguns simplesmente não conseguem manter o equilíbrio e, ao ter contato com as guloseimas, exageram e prejudicam todo o seu plano alimentar.

Portanto, analise se você é capaz de conter os impulsos e manter o equilíbrio com o dia do lixo na dieta, antes de aderi-lo.

Além disso, o melhor caminho é fazer uma dieta composta por cinco a seis refeições diárias, controlando calorias e gorduras e incluindo uma quantidade suficiente de proteínas.

Ajuda profissional

Nutricionista e alimentação

Uma orientação profissional é importante para que o dia do lixo não interfira no emagrecimento e na sua saúde. Portanto, consulte o seu nutricionista.

Assim, ele poderá te indicar qual a melhor forma de encaixar esses momentos livres em sua dieta. Além do mais, pode promover uma reeducação alimentar, pensando nas suas características, objetivos e saúde.

Se ficar sem as guloseimas é muito complicado para você e te causa ansiedade e sofrimento, fale com o profissional sobre a possibilidade de incluir essas comidas com maior frequência na dieta, mas em porções menores.

Dicas para o dia do lixo na dieta

1. Não deixe que se torne um hábito

A regularidade depende da posição em que a pessoa se encontra em sua dieta. Por exemplo, quem está perto de atingir seu objetivo pode fazer refeições do lixo com maior frequência do que quem acabou de começar a dieta.

Vale lembrar que comer guloseimas frequentemente pode se tornar um hábito, físico e psicológico. Ou seja, você passar a comer mais doces e “junk food” e seu corpo e mente pedem cada vez mais alimentos muito calóricos.

2. Combine ocasiões especiais com o dia do lixo

Aqui nós incluímos casamentos, aniversários e formaturas que costumam oferecer comidas e bebidas calóricas. Com o espírito de celebração e a pressão dos parentes e amigos, pode ser mais difícil dizer não a tudo que é oferecido.

Então, se liberar nesses eventos é uma boa alternativa, lembrando sempre de comer e beber com equilíbrio e consciência. Você também pode encontrar substitutos mais saudáveis e nutritivos desses alimentos.

Há ainda a opção de fazer o dia ou refeição do lixo antes de uma sessão pesada de treinamento, com o objetivo de tentar queimar essas calorias que você ingeriu a mais.

3. Não se culpe

Por fim, caso você exagere na refeição ou dia do lixo, existe a orientação de não ficar remoendo a culpa. Essas coisas acontecem, afinal todos somos seres humanos e ninguém é de ferro.

O melhor a se fazer nessas situações é refletir, entender onde errou e voltar ao ritmo de antes, visando não repetir o mesmo erro.

Como compor uma refeição do lixo?

Composição dia do lixo na dieta

Equilíbrio é tudo. Mas, você pode abusar mais na quantidade de calorias e carboidratos nesse dia livre. Portanto, escolha alimentos que você adora, mas que não está podendo comer.

Exemplos de refeições livres: duas fatias de pizza, um cheeseburguer, um prato de massa com proteínas ou frango refogado com arroz ou macarrão.

Mas cuidado, porque pode acontecer de algumas pessoas que estão em uma dieta restritiva, de por exemplo 1000 calorias por dia, resolverem fazer um dia do lixo e não perceberem que acabam comendo muito mais, por exemplo 4000 calorias no dia.

Pode parecer um exagero, mas isso é muito comum, pois existem alimentos, como um simples lanche no fast food, que podem ultrapassar 2000 calorias.

Portanto, não deixe que o dia do lixo na dieta vire um passe livre para comer descontroladamente. Busque sempre uma mudança geral no estilo de vida, principal fator na prevenção de várias doenças, incluindo cardiovasculares, diabetes e câncer.

Assista agora um vídeo em que a nossa nutricionista passa várias dicas e cuidados valiosos no dia do lixo!

Gostou das dicas?





Fonte:https://www.mundoboaforma.com.br/dia-do-lixo-na-dieta-ajuda-emagrecer-como-funciona/

  • REDAÇÃO GALILEU
 ATUALIZADO EM 

O pensamento restritivo em relação aos alimentos — sejam eles mais ou menos calóricos — pode acarretar diversos problemas. O famoso “dia do lixo”, em que uma pessoa em dieta se permite comer pratos "proibidos", representa um comportamento cada vez mais comum, com maior incidência em adolescentes e jovens adultos.

Um novo estudo publicado no Journal of Eating Disorders no início de agosto, analisou 2.717 jovens e adolescentes do levantamento Canadian Study of Adolescent Health Behaviors, no Canadá. A pesquisa constatou que, ao longo de um ano, mais da metade da população entrevistada aderiu a pelo menos um “dia do lixo”.

Em mulheres foi observado que a prática está atrelada a todos os tipos de transtorno alimentar. Entre os homens, o hábito está associado principalmente a compulsão alimentar, exercícios físicos excessivos e períodos de jejum. Já os participantes transgênero ou não binários que adotam a medida costumam também ter compulsão alimentar e comer em excesso. 

“Isso é particularmente importante, dada a popularidade das refeições fraudulentas que é bem disseminada nas mídias sociais. Precisávamos explorar se existem associações entre as essas refeições e a psicopatologia do transtorno alimentar”, relata Kyle T. Ganson, professor assistente da Faculdade Factor-Inwentash de Serviço Social da Universidade de Toronto, no Canadá, em comunicado.

Não é saudável

As refeições que somam entre 1.000 e 1.499 calorias foram as mais relatadas entre todos os participantes. Os maiores praticantes do dia do lixo foram os homens: 60,9% declararam ter aderido à prática nos 12 meses anteriores. Já entre as mulheres, o índice foi de 53,7%; e entre transgêneros e não binários, 52,5%.

Segundo Ganson, o hábito foi mais difundido entre homens da comunidade "fitness". A suspeita é de que eles estejam usando essas refeições para acelerar o crescimento muscular. Entre as mulheres, o hábito de furar a dieta pode ser usado para prevenir ou reduzir episódios de compulsão alimentar ou aliviar o desejo por alimentos restritos.

No geral, essas refeições consistem em alimentos densos em calorias, mas há uma diferença entre homens e mulheres: eles relataram consumir alimentos mais ricos em proteínas, ao passo que elas exageram em laticínios, salgados e doces.

“Os profissionais clínicos devem estar cientes da ocorrência comum de refeições fraudulentas entre adolescentes e jovens adultos e a natureza desses comportamentos sendo aprovados em comunidades fitness e nas redes sociais”, destaca o professor da Universidade de Toronto. “Nossas descobertas enfatizam a necessidade de mais pesquisas, conscientização pública e intervenções clínicas destinadas a abordar esse comportamento alimentar potencialmente prejudicial”, completa.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2022/08/dia-do-lixo-pode-causar-desordens-alimentares-em-jovens-diz-estudo.html



Comentários