'MILAGRE' : FILHOTE DE PANDA VERMELHO NASCE EM ZOOLÓGICO NO REINO UNIDO; ESPÉCIE É AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

 

'Milagre': filhote de panda vermelho nasce em zoológico no Reino Unido; espécie é ameaçada de extinção
Filhote de panda vermelho nasce no Reino Unido Paradise Wildlife Park/Instagram

'Milagre': filhote de panda vermelho nasce em zoológico no Reino Unido; espécie é ameaçada de extinção

Existem menos de 2.500 pandas vermelhos na natureza, segundo o parque de Hertfordshire


Por O Globo; Agências Internacionais


O mais novo residente do Paradise Wildlife Park, localizado em Hertfordshire, no Reino Unido, é uma adição crucial à população ameaçada de sua espécie. De acordo com um comunicado à imprensa, o zoológico recebeu um panda vermelho recém-nascido em julho.


O filhote é atualmente chamado de "pequeno vermelho" enquanto o zoológico espera até que tenha idade suficiente para um exame veterinário. O nascimento é uma boa notícia para a conservação em todo o mundo, já que existem menos de 2.500 pandas vermelhos na natureza, segundo o zoológico.

Nativos do leste do Himalaia e do sudoeste da China, os bichos fofos estão listados como ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Segundo a entidade, a população de pandas vermelhos está em declínio devido à perda de habitat e à caça por alimentos, remédios e roupas.

Além disso, o novo filhote também é um "milagre" para seus pais, segundo o zoológico. O bebê nasceu da mãe Tilly e do pai Nam Pang, que morreu um mês antes do nascimento do pequeno.

O casal foi acompanhado por um programa internacional de reprodução, mas não conseguiu conceber nos últimos quatro anos. No entanto, os tratadores notaram que Tilly começou a aninhar apenas duas semanas depois que seu companheiro morreu.

O "pequeno vermelho" não deixará seu ninho por mais alguns meses. Mas os visitantes do zoológico ainda podem vislumbrar sua mãe, Tilly.

“Este filhote se tornou um símbolo de esperança após a trágica morte de Nam Pang, para que sua memória e legado continuem vivos. Ele é mais do que esperávamos”, disse Aaron Whitnall, coordenador de operações do zoológico, no comunicado.

Apesar de seus nomes, os pandas vermelhos estão mais intimamente relacionados aos guaxinins e doninhas do que aos pandas preto e branco, diz o World Wildlife Fund (WWF). Mas ambas as espécies dependem de uma dieta à base de bambu, que lhes deu seus nomes. De acordo com o WWF, “panda” é pensado para ser derivado da palavra nepalesa "ponya" para "bambu ou animal que come plantas".


Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2022/08/milagre-filhote-de-panda-vermelho-nasce-em-zoologico-no-reino-unido-especie-e-ameacada-de-extincao.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

Comentários