CONHEÇA OS VÁRIOS TIOS DE UVAS: ESTIMA-SE QUE EXISTAM MAIS DE 8 MIL TIPOS DE UVAS ESPALHADAS PELOS 5 CONTINENTE NO MUNDO

 

Uvas (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

Uvas (Foto: Elisa Correa / Editora Globo)

  • TEXTO NATHALIA FABRO E OLÍVIA FRAGA | REALIZAÇÃO CLÁUDIA PIXU | PRODUÇÃO ELLEN ANNORA
 ATUALIZADO EM 


Estima-se que existam mais de 8 mil tipos de uva no mundo – abundância espalhada pelos cinco continentes. Mais de 60% são destinados à vinicultura. Aquelas que compramos no mercado são as chamadas uvas de mesa, desenvolvidas para o consumo in natura, cada vez mais doces. No Brasil, as variedades mais cultivadas são as de Vitis labrusca, também conhecidas como uvas rústicas, identificadas como uvas de chupar por serem mais delicadas, com polpas mais consistentes que se desprendem facilmente da casca, e as Vitis vinifera, classificadas como uvas finas. Por ser muito doce – são 16 gramas de açúcar para cada 100 gramas de fruta  –, não é recomendado o seu consumo em excesso.

Mas a uva é rica em antioxidantes, fibras e resveratrol, o que a torna uma grande aliada no combate e na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ajudar na circulação sanguínea e a diminuir o colesterol ruim. As bagas podem ser ingeridas com casca e sementes, que concentram a maior parte dos nutrientes. No momento da compra, escolha os cachos com o cabinho mais verde, e evite as que estejam excessivamente macias ao toque, e que tenham tonalidades amarronzadas e aroma de vinagre. Esses sinais podem ser indícios de podridão. Veja as mais populares:

1 | Itália
A uva mais conhecida do Brasil tem casca verde-clara ou levemente amarelada. Com sementes, polpa crocante e textura consistente, é ideal para incrementar molhos salgados, saladas e tortas doces, além de ser um ótimo recheio para brigadeiro.

2 | Thompson
Originária do Oriente Médio (e chamada de Sultanina fora do país), é uma das uvas de mesa mais antigas. Tem coloração âmbar, polpa crocante e sabor neutro. Sua principal característica é não ter sementes. Muito usada na produção de uvas-passas, ela também entra em sobremesas à base de creme de leite e leite condensadobrigadeiros e chocolate.

3 | Rubi
Os bagos de coloração mesclada, entre o amarelo e o rosado, são durinhos e ovalados. De aroma neutro, pode ser servida fresca, em geleiassucos e no contraste entre doce e salgado, em saladas e base de molhos.

4 | Benitaka
Essa uva fina é uma mutação da Rubi, sendo que a maior diferença é o seu tom rosado-escuro, quase vermelho. As bagas e cachos são grandes. “Podemos aumentar a doçura delas, usando-as em caldas e geleias, e também em pratos leves junto com frutas cítricas”, recomenda o chef Luis Perroud.

5 | Crimson
Sem sementes, possui tom vermelho rosado e sua polpa é firme e crocante. Os cachos e bagas são pequenos. Segundo Perroud, vai bem em risotosquichescarnes de porcopeixes, doces, tortas, saladas de frutas ou salgadas, e é ótima companhia para os queijos.

6 | Niágara rosada
Essa uva rústica tem sabor neutro e textura gelatinosa. O chef Perroud sugere usá-la em sucos, geleias, sorvetesbolos, coberturas, reduções e molhos para carnes vermelhas e de caça, como pato ou avestruz.

Mais receitas com uva:

Geleia de uva com manjericão (Foto: Eric van Lokven/StockFood)

Geleia de uva com manjericão (Foto: Eric van Lokven/StockFood)

Vinagrete de feijão-fradinho e uvas (Foto: Rogério Voltan/ Editora Globo)

Vinagrete de feijão-fradinho e uvas (Foto: Rogério Voltan/ Editora Globo)


Salada de endívias, peras, uvas e gorgonzola (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Salada de endívias, peras, uvas e gorgonzola (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Salada de endívias, peras, uvas e gorgonzola

Receita de Rosmary de Mello Pinho Venchiarutti

Rendimento 4 porções
Tempo de preparo 15 min

Ingredientes

Molho de pera
2 xícaras de suco de pera de caixinha;
2 colheres (chá) de vinagre de maçã;
1 colher (chá) de melado de cana;
1 colher (chá) de mostarda amarela;
suco de 1/2 limão;
1/2 xícara de óleo de canola;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Salada
3 endívias desfolhadas, lavadas e cortadas ao meio;
2 xícaras de uvas Thompson sem sementes;
1/2 xícara de amêndoas laminadas e torradas no forno com sal, pimenta-do-reino moída na hora e azeite;
pera não muito madura, fatiada;
150 g de queijo gorgonzola em lascas.

Modo de fazer
1 Reduza o suco de pera pela metade em uma panela no fogo. Depois de frio, acrescente todos os ingredientes, menos o óleo, e misture bem. Coloque em um bowl e acrescente o óleo em fio, batendo bem com fouet para emulsificar com o maionese. Reserve.

Montagem
1 Numa saladeira, coloque as folhas de endívia no fundo
e faça camadas com os demais ingredientes. Regue como molho e sirva

Salada de endívias, peras, uvas e gorgonzola

Receita de Rosmary de Mello Pinho Venchiarutti

Fontes :Luis Antonio Perroud Amaral, professor, sommelier e chef de enogastronomia da Accademia Gastronomica; Patricia Ritschel, pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho; Suzana Camacho, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Senac; Livro Comida & Cozinha, de Harold McGee; Livro Misture a Gosto, de Ana Luiza Trajano.

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2017/04/conheca-os-varios-tipos-de-uvas.html

Comentários