ASTERÓIDE DO TAMANHO DE DUAS PIRÂMIDES PASSARÁ PRÓXIMO À TERRA HOJE!

 

Asteroide do tamanho de duas pirâmides do Egito passará próximo à Terra amanhã (Foto: Getty Images)
Asteroide do tamanho de duas pirâmides do Egito passará próximo à Terra amanhã (Foto: Getty Images)

Asteróide do tamanho de duas pirâmides do Egito passará próximo à Terra hoje!

Redação Finanças

sex., 19 de agosto de 2022 5:39 PM

  • É a primeira vez em 100 anos que uma rocha espacial tão grande se aproxima tanto;

  • Estima-se que o corpo celeste tenha cerca de 228 metros;

  • É previsto que ele se aproxime a uma velocidade de cerca de 32.000 km/h.

Um asteroide com quase o dobro do tamanho da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, deve passar próximo à Terra neste sábado (20). Estima-se que o corpo celeste chamado de 2019 AW13 tenha cerca de 228 metros, quase duas vezes o tamanho do monumento histórico, que tem 138 metros. É a primeira vez em 100 anos que uma rocha espacial tão grande se aproxima tanto.

É previsto que ele se aproxime a uma velocidade de cerca de 32.000 km/h , e passará a uma distância de 13,8 Distâncias Lunares, com uma Distância Lunar sendo a distância entre a Terra e a Lua .

A última vez que o asteroide chegou tão perto foi em 1914, e a próxima vez que chegará a uma distância semelhante será em 2113. Apesar da proximidade, o corpo celeste não deve causar nenhum dano a Terra.

A maioria das rochas espaciais vem do Cinturão de Asteroides. Os corpos celestes nesta área variam enormemente em tamanho, de apenas alguns metros até o gigantesco Ceres, que tem 1000 quilômetros de diâmetro. Ocasionalmente, a interação gravitacional empurra os asteroides para fora de seu cinturão e em direção ao Sol, o que às vezes os leva a um voo próximo com a Terra

Outros asteroides geralmente se aproximam da Terra do que o AW13, mas raramente são tão grandes quanto este asteroide. Seu tamanho e proximidade em uma escala interplanetária o classificam como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), que de acordo com SpaceWeather.com é uma rocha espacial maior que aproximadamente 100 m que pode se aproximar da Terra do que 0,05 UA (5 por cento da a distância entre a Terra e o Sol). O AW13 passará a 0,03531 UA, ou cerca de 3,2 milhões de milhas.

O risco de qualquer grande asteroide atingir a Terra é incrivelmente baixo. A NASA disse que não há asteroides que representem um risco significativo de atingir a Terra no próximo século.

Fonte:https://br.financas.yahoo.com/noticias/asteroide-do-tamanho-de-duas-piramides-do-egito-passara-proximo-a-terra-amanha-203900047.html


Comentários