EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES VIRAM MELHOR REMÉDIO PREVENTIVO PARA O CORAÇÃO, DIZ ESTUDO


corrida atleta Rio de Janeiro caminha  (Foto: Guilherme Leporace / Ag. O Globo)Atividade física regular como a corrida vira um remédio para o coração (Foto: Guilherme Leporace / Ag. O Globo)











 - Atualizado em 

Exercícios regulares viram melhor remédio para o coração, diz estudo

Atividade física, como 30 minutos de corrida ou ciclismo por dia, podem
fazer com que células-tronco do órgão antes adormecidas voltem à vida

Por Rio de Janeiro


Cientistas da Universidade John Moores, de Liverpool, no Reino Unido, publicaram um estudo mostrando que a prática de exercícios regulares ou intensos podem fazer com que as células-tronco do coração antes adormecidas voltem à vida, levando portanto ao desenvolvimento de novos músculos no órgão. A descoberta sugere que esses prejuízos causados por doenças do coração poderiam ser recuperados, ao menos em parte, com 30 minutos por dia de corrida ou ciclismo. As informações são do jornal "O Globo".

A pesquisa, ainda que em fase inicial, observou camundongos saudáveis que foram impostos a uma rotina de duas semanas de exercícios físicos regulares. A prática resultou em mais de 60% de células-tronco cardíacas que, antes adormercidas, tornaram-se ativas. Cientistas já tinham observado o aumento do coração seguido pelo treino aeróbico, mas achava-se que isto ocorria pelo alargamento de células musculares cardíacas existentes, conhecidas como cardiomiócitos.

Agora, a equipe de pesquisa tenta estudar os efeitos em ratos que sofreram ataques cardíacos para determinar se poderia haver um benefício ainda maior.

- Todos já sabem dos benefícios do exercício para manter o coração saudável. Nossa pesquisa sugere que este ganho também ocorra na regeneração do coração - afirmou Georgina Ellison, professora do curso de biologia de células-tronco da Universidade.

Além do aprimoramento clínico, Georgina sugere mudanças na diretrizes médicas de pacientes cardíacos. Segundo a especialista, embora alguns pacientes com problemas graves do coração sejam incapazes de realizar atividades intensas, a maioria delas poderia facilmente correr e até pedalar por 30 minutos por dia sem qualquer risco à saúde.

- Num programa normal de reabilitação cardíaca, pacientes já fazem exercícios, mas o que nós acreditamos é que, para este processo se tornar mais efetivo, talvez seja necessário realizá-lo com mais intensidade, com o objetivo de ativar as células-tronco adormecidas - disse Georgina.

Fonte:http://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2012/11/exercicios-regulares-viram-melhor-remedio-para-o-coracao-diz-estudo.html

 - Atualizado em 

Prevenção cardiovascular com exercícios

Praticar atividade física ajuda a reduzir alguns fatores de risco, como excesso de gorduras

A prática da atividade física está associada à prevenção das principais doenças cardíacas por contribuir para reduzir alguns fatores de risco, como excesso de
gorduras e vida sedentária.

A prática constante de exercícios físicos só tem efeito duradouro sobre as gorduras sanguíneas enquanto mantiver essa regularidade. Nos atletas, por exemplo, os níveis do HDL (colesterol bom) são bem elevados. Quando esse “colesterol bom” aumenta, o risco de doenças cardiovasculares é menor. Enquanto que o tratamento do colesterol ruim alto (LDL) não é feito com atividade física (será tema de artigo futuro). Exercícios aeróbicos regulares, medicação regular, associada a uma reeducação alimentar possível completam o “trio de ferro” desse tratamento. Quanto à intensidade dos exercícios, vários estudos mostraram que não são necessários programas vigorosos em exagero para a promoção da saúde, uma vez que a maioria dos benefícios é obtida com níveis moderados de exercícios como, por exemplo, caminhar moderado (frequência cardíaca igual a 195 menos a idade) por 30 a 45 minutos, quatro a cinco vezes/semana ou 60 minutos três vezes semanais (na velocidade de 100 metros/60 segundos), associado ao fortalecimento muscular (não é puxar ferro insisto) duas vezes semana.

Cuidados para evitar riscos cardíacos

• Exercite-se apenas enquanto estiver bem, isto é, tendo viroses, problemas digestivos e outros que debilitem seu estado físico geral, fique quieto literalmente.

• Inicie e termine um exercício sempre de forma gradativa. Evite parada abrupta que prejudicam muito o aparelho cardiovascular com sintomas as vezes graves de síncope e arritmias.

• Interrompa a atividade sempre que surgirem sintomas, mesmo discretos, de problemas de saúde (azia, queimação no estomago, palpitações, falta de ar ).

• Respeite seus limites individuais. Nunca os ultrapasse.

• Evite exercícios vigorosos e aclives após refeições.

• Não considere o suor como sinal de final de um exercício físico. Com o passar da idade, diminui a quantidade de glândulas produtoras de suor e, em consequência disso, o calor do corpo e o esgotamento físico poderão chegar e o suor esperado não existir, aí o indivíduo força mais para suar e assim por diante correndo riscos sérios pelos exageros.

• Evite exercícios de musculação ou levantamento de pesos sem orientação médica.

• O que vale é a regularidade dos exercícios físicos para manter uma boa saúde

Nabil Ghorayeb é Doutor em Cardiologia pela FMUSP, Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, chefe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do HCor – Hospital do Coração, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de ter recebido o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000. www.cardioesporte.com.br

Fonte:http://ge.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/06/prevencao-cardiovascular-com-exercicios.html

Comentários