É AMOR OU AMIZADE? CONHEÇA AS DIFERENÇAS E SAIBA O QUE VOCÊ SENTE

  

Não existe amor sem amizade e muitas vezes dizemos que nosso parceiro é nosso melhor amigo.

É amor ou amizade? Conheça as diferenças e saiba o que você sente

O amor e a amizade têm muitas semelhanças. Por isso, nem sempre é fácil diferenciá-los. Você sente dúvidas do que sente? Neste artigo, aprenderá como saber.

14 OUT 2020 · Leitura: 3 min.

 

Não existe amor sem amizade e muitas vezes dizemos que nosso parceiro é nosso melhor amigo. Também não é possível ser amigo de verdade sem amar, pois a amizade é um vínculo tão profundo que só florece quando existe cumplicidade, afeto, sinceridade e outros sentimentos intrinsicamente ligados ao amor.

A amizade é essencial para a vida (...) porque sem amigos seria impossível viver, mesmo tendo todos os outros bens. Aristóteles

Devido às inúmeras semelhanças, muitas vezes pode surgir a dúvida se o que se sente por um amigo é amor de casal (já que muitos romances surgem de uma amizade) ou se é só carinho.

O que a amizade e o amor têm em comum?

A amizade e o amor têm muitos pontos em comum, entre eles se destacam:

  • A intimidade: em ambos temos uma conexão emocional muito forte, que nos faz compartilhar segredos, dizer o que pensamos e sentimos, e estar confortável na companhia um do outro.
  • O respeito: tanto na amizade quanto no amor romântico existe muito respeito. Há também uma admiração recíproca. É praticamente impossível manter uma relação de afeto tão próxima se não admiramos as qualidades do outro.
  • A afinidade: existe uma compatibilidade de interesses e gostos que ajudam a criar o forte laço emocional. Quando há afinidade, a troca de ideias fliu naturalmente e os momentos juntos são agradáveis, muitos deles inesquecíveis.

Além disso, tanto o amor quanto a amizade melhoram nossa saúde e bem-estar. Diversos estudos mostram que as pessoas que amam verdadeiramente os seus parceiros ou que construíram uma ampla rede de amigos têm a pressão mais baixa, sofrem menos de estresse, a imunidade é mais alta, são mais felizes e vivem mais.

Quais são as diferenças entre o amor e a amizade?

Embora em algumas situações seja fácil confundir o amor com a amizade, gostar de uma pessoa como amiga não é o mesmo que desejá-la como casal. As principais diferenças são:

  • A exclusividade: é fato que hoje em dia muitas pessoas vivem um relacionamento aberto, mas a maioria dos casais pactua de uma exclusividade mútua, o que não ocorre com as amizades já que podemos ser amigos de muita gente ao mesmo tempo.
  • O sexo: a sexualidade tem um papel importante na vida da maioria dos casais. O sexo aumenta os níveis de ocitocina, o hormônio do amor, contribui para o fortalecimento do vínculo e para uma maior intimidade emocional. Além disso, o sexo é a expressão do desejo pelo outro. Quando é só amizade, o desejo sexual não existe.
  • O projeto de vida: em um relacionamento saudável, existem planos de curto, médio e longo prazo. Cada um tem seus objetivos individuais, mas também há um projeto de vida a dois. Assim, o casal compartilha sonhos e responsabilidades. Em uma relação de amizade, cada um segue a sua vida de maneira totalmente independente.

Também podemos amar alguém e não ser correspondido. No entanto, não existe amizade que não é recíproca.

Como saber se é amor ou amizade?

A linha que separa o amor da amizade é muito tênue, mas algumas diferenças cruciais entre os dois nos ajudam a identificar se queremos alguém romanticamente ou apenas como amigo.

O amor é um sentimento intenso do se humano que, partindo de sua própria insuficiência, necessita buscar o encontro e a união com outro ser. Real Academia Espanhola

De acordo com os psicólogos, o amor começa com uma paixão e gera reações físicas e emocionais fortes e evidentes. São as famosas borboletas no estômago. Outros sinais que indicam que a relação não é apenas de amizade são:

  • Maior necessidade de contato físico e intimidade
  • Não parar de pensar na outra pessoa
  • Falar frequentemente bem dela, ressaltando suas qualidades únicas
  • Vontade de passar mais tempo juntos
  • Atração física
  • Sentir ciúmes quando essa pessoa demonstra interesse por alguém que não seja você
  • Se arrumar mais quando vai encontrá-la
  • Querer mostrar seus pontos fortes para gerar admiração

Finalmente, a forma mais fácil de saber se é amor ou amizade é escutar seu coração. Faça uma reflexão profunda sobre como se comporta quando está apaixonada e procure ver se a forma como age com seu amigo é similar. Se for capaz de observar os pequenos detalhes, certamente irá encontrar a responsta que tanto busca.

Fonte:https://br.mundopsicologos.com/artigos/e-amor-o-amizade-conheca-as-diferencas-e-saiba-o-que-voce-sente

Comentários