CIENTISTAS: ÚTEROS ARTIFICIAIS PODEM SUBSTITUIR AS MULHERES


Youtube

Cientistas: úteros artificiais podem substituir as mulheres

Os tecnocratas inventam porque podem, não porque há uma necessidade urgente de fazê-lo. Este é um precursor da reprodução em incubadoras, conforme descrito no livro de Huxley de 1932, Admirável Mundo Novo e já está ligado a homens gays serem capazes de 'ter bebês'. ⁃ Editor TN

A ideia de criar bebês fora do corpo inspirou  romances e filmes  por décadas.

Agora, grupos de pesquisa em todo o mundo estão explorando a possibilidade de gestação artificial. Por exemplo, um grupo  criou com sucesso  um cordeiro em um útero artificial  por quatro semanas . Pesquisadores australianos também fizeram experiências com  gestação artificial de cordeiros  e  tubarões .

E nas últimas semanas, pesquisadores na Holanda  receberam €  2,9 milhões (US$ 4,66 milhões) para desenvolver um protótipo para a gestação de bebês prematuros.

Portanto, é importante considerar algumas das questões éticas que essa tecnologia pode trazer.

O que é um útero artificial?

O crescimento de um bebê fora do útero é conhecido como ectogênese (ou exogênese). E já estamos usando uma forma dele. Quando prematuros são transferidos para umidícrinos para continuar seu desenvolvimento em uma unidade neonatal, isso é ectogênese parcial.

Mas um útero artificial pode prolongar o período em que um feto pode ser gestado fora do corpo. Eventualmente, poderemos acabar com os úteros humanos completamente.

Isso pode parecer absurdo, mas muitos cientistas que trabalham em biotecnologia reprodutiva acreditam que, com o suporte científico e legal necessário, a ectogênese completa é uma possibilidade real para o futuro.

O que um útero artificial conteria?

Um útero artificial precisaria de uma concha ou câmara externa. É um lugar para implantar o embrião e protegê-lo à medida que cresce. Até agora, experimentos com animais usaram  tanques de acrílico ,  sacos plásticos  e tecidos uterinos retirados de um organismo e mantidos vivos artificialmente.

Um útero artificial também precisaria de um substituto sintético para o líquido amniótico, um amortecedor no útero durante a gravidez natural.

Finalmente, teria que haver uma maneira de trocar oxigênio e nutrientes (então oxigênio e nutrientes entrando e dióxido de carbono e resíduos). Em outras palavras, os pesquisadores teriam que construir uma  placenta artificial .

Experimentos com animais usaram um  sistema complexo de cateter e bomba . Mas há planos para usar uma versão mini de  oxigenação por membrana extracorpórea , uma técnica que permite que o sangue seja oxigenado fora do corpo.

Uma vez que estes estejam em vigor, a gestação artificial poderá um dia  se tornar tão comum quanto a fertilização in vitro  é hoje, uma técnica  considerada revolucionária  há algumas décadas.

E, assim como no caso da fertilização in vitro, muitos estão preocupados com o que esse novo campo da medicina reprodutiva pode significar para o futuro da criação de uma família.

Então, quais são algumas das considerações éticas?

Úteros artificiais podem ajudar bebês prematuros

A principal discussão sobre úteros artificiais concentrou-se em seu potencial benefício no aumento da taxa de sobrevivência de bebês extremamente prematuros.

Atualmente , aqueles nascidos antes de 22 semanas de gestação têm pouca ou nenhuma esperança de sobrevivência. E os nascidos com 23 semanas provavelmente sofrerão uma série de deficiências.

Usar um “ biobag ” selado que imita o útero materno pode ajudar bebês extremamente prematuros a sobreviver e melhorar sua qualidade de vida.

Um biobag fornece oxigênio, um tipo de líquido amniótico substituto, acesso ao cordão umbilical e toda a água e nutrientes necessários (e medicamentos, se necessário). Isso poderia permitir que o período gestacional fosse prolongado fora do útero até que o bebê se desenvolvesse o suficiente para viver de forma independente e com boas perspectivas de saúde.

Um útero artificial pode fornecer um ambiente ideal para o crescimento do feto, fornecendo-lhe o equilíbrio adequado de hormônios e nutrientes. Também evitaria expor o feto em crescimento a danos externos, como doenças infecciosas.

A tecnologia também pode facilitar a  realização de cirurgias no feto,  se necessário.

E poderia ver o fim das internações hospitalares de longo prazo para bebês prematuros, economizando dólares em assistência médica no processo. Isso é particularmente notável, considerando que alguns dos  maiores pagamentos de seguros privados atualmente são para despesas de unidade de terapia intensiva neonatal.

Úteros artificiais podem ajudar com infertilidade e fertilidade

Essa tecnologia reprodutiva emergente pode permitir que mulheres inférteis, seja por  razões fisiológicas ou sociais , tenham a chance de ter um filho. Também pode oferecer oportunidades para mulheres transgênero e outras mulheres nascidas sem útero, ou aquelas que perderam o útero devido a câncer, lesões ou condições médicas, de terem filhos.

Da mesma forma, poderia permitir que homens solteiros e casais gays se tornassem pais sem a necessidade de um substituto.

Isso levará a uma discussão mais ampla sobre  papéis de gênero e igualdade  na reprodução? Irá remover potenciais riscos e expectativas de gravidez e parto que atualmente afetam apenas as mulheres? Isso eliminará a barriga de aluguel comercial?

Da mesma forma, úteros artificiais podem ajudar mulheres férteis que, por motivos pessoais ou de saúde, optam por não engravidar. Isso permitiria aqueles cujas escolhas de carreira, medicação ou estilo de vida poderiam expor um feto em desenvolvimento a malformações ou anormalidades.

Fonte:https://www.technocracy.news/scientists-artificial-wombs-could-replace-women/

Comentários