SAIBA COMO ALIVIAR O ESTRESSE OU GANHAR ENERGIA COM A RESPIRAÇÃO

 

A prática da respiração controlada ajuda a reduzir o estresse e estimula o sistema imunológico — Foto: Web

Saiba como aliviar o estresse ou ganhar energia só com a respiração

Por Lesley Alderman, The New York Times

 

Prática ajuda a reduzir o estresse e estimula o sistema imunológico


Respire fundo, expandindo a barriga. Depois, pause. Expire lentamente e conte até cinco. Repita quatro vezes. Parabéns, você acabou de acalmar o seu sistema nervoso. A respiração controlada, que você acabou de praticar, reduz o estresse, aumenta o estado de alerta e estimula o sistema imunológico. Durante séculos, praticantes de yoga usaram o controle da respiração para promover a concentração e melhorar a vitalidade. Buda, por exemplo, defendia a prática como forma de alcançar a iluminação.

A ciência está apenas começando a fornecer evidências de que os benefícios dessa prática antiga são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que as práticas de respiração podem ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno de déficit de atenção.

— Respirar é extremamente prático — diz Belisa Vranich, psicóloga e autora do livro “Breathe”, que será publicado em dezembro. — É meditação para pessoas que não podem meditar.

A cura, possível benefício da respiração controlada, ainda é tema de estudos científicos. Uma teoria é a de que a prática pode alterar a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, que controla processos inconscientes, como a frequência cardíaca e a digestão, além da resposta ao estresse do corpo. É o que diz Richard Brown, professor de psiquiatria da Universidade de Columbia.

Mudar conscientemente a maneira como você respira parece enviar um sinal ao cérebro para ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso, que pode diminuir a frequência cardíaca e a digestão e promover sentimentos de calma, bem como o sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol. Muitas doenças, como ansiedade e depressão, são agravadas ou desencadeadas pelo estresse.

— Vi pacientes transformados pela adoção de práticas respiratórias regulares — diz Brown, que tem um consultório particular em Manhattan e ministra workshops de respiração em todo o mundo.

Quando você respira devagar e com firmeza, seu cérebro recebe a mensagem de que tudo está bem e ativa a resposta parassimpática, segundo Brown. E, ao respirar rápido ou prender a respiração, a resposta simpática é ativada.

— Se você respirar corretamente, sua mente se acalmará — disse Patricia Gerbarg, professora clínica assistente de psiquiatria da New York Medical College e co-autora de Brown.

Chris Streeter, professora associada de psiquiatria e neurologia da Universidade de Boston, concluiu recentemente um pequeno estudo no qual mediu o efeito da prática de yoga diária e da respiração em pessoas com diagnóstico de transtorno depressivo maior. Após 12 semanas, os sintomas depressivos dos participantes diminuíram significativamente e seus níveis de ácido gama-aminobutírico, um químico cerebral que tem efeitos calmantes e anti-ansiedade, aumentaram.

A pesquisa foi apresentada em maio no Congresso Internacional de Medicina Integrativa e Saúde em Las Vegas. Embora o estudo tenha sido pequeno e não tenha um grupo de controle, Streeter e seus colegas planejam um estudo controlado randomizado para testar ainda mais a intervenção.

— As descobertas foram emocionantes — disse ela. — Eles mostram que uma intervenção comportamental pode ter efeitos de magnitude semelhante a um antidepressivo.

A respiração controlada também pode afetar o sistema imunológico. Pesquisadores da Universidade Médica da Carolina do Sul dividiram um grupo de 20 adultos saudáveis ​​em dois grupos. Um grupo foi instruído a fazer duas séries de exercícios respiratórios de 10 minutos, enquanto o outro grupo foi instruído a ler um texto de sua escolha por 20 minutos.

A saliva dos sujeitos foi testada em vários intervalos durante o exercício. Os pesquisadores descobriram que a saliva do grupo de exercícios respiratórios tinha níveis significativamente mais baixos de três citocinas associadas à inflamação e ao estresse. Os resultados foram publicados na revista BMC Complementary and Alternative Medicine em 2016.

Aqui estão três exercícios básicos de respiração para tentar por conta própria:

Respiração Coerente

Se você tiver tempo para aprender apenas uma técnica, esta é a única a tentar. Na respiração coerente, o objetivo é respirar a uma taxa de cinco respirações por minuto, o que geralmente se traduz em inspirar e expirar contando até seis. Se você nunca praticou exercícios de respiração antes, pode ter que trabalhar essa prática lentamente, começando com inalar e exalar contando até três e indo até seis.

  1. Sentado ereto ou deitado, coloque as mãos na barriga.
  2. Inspire lentamente, expandindo a barriga, contando até cinco.
  3. Pausa.
  4. Expire lentamente contando até seis.
  5. Trabalhe até praticar esse padrão por 10 a 20 minutos por dia.

Alívio de estresse

Quando sua mente estiver acelerada ou você se sentir tenso, experimente a respiração Rock and Roll, que tem o benefício adicional de fortalecer seu núcleo.

  1. Sente-se ereto no chão ou na beirada de uma cadeira.
  2. Coloque as mãos na barriga.
  3. Ao inspirar, incline-se para a frente e expanda a barriga.
  4. Ao expirar, esprema o ar e curve-se para frente enquanto se inclina para trás; expire até ficar completamente sem ar.
  5. Repita 20 vezes.
  6. Respiração energizante

    Quando o meio da tarde chegar e você se sentir cansado, levante-se e faça um rápido trabalho de respiração para acordar sua mente e corpo.

    1. Fique de pé, cotovelos dobrados, palmas das mãos voltadas para cima.
    2. Ao inspirar, puxe os cotovelos para trás, com as palmas das mãos voltadas para cima.
    3. Em seguida, expire rapidamente, empurrando as palmas das mãos para a frente e virando-as para baixo, enquanto diz “Ha” em voz alta.
    4. Repita rapidamente 10 a 15 vezes.

    Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2022/04/saiba-como-aliviar-o-estresse-ou-ganhar-energia-so-com-a-respiracao.ghtml?

Comentários