PETS ENSINAM MAIS ÁS FAMÍLIAS DO QUE IMAGINAMOS. AQUI ESTÁ A PROVA!

 

Os animais são capazes de ensinar sobre responsabilidade, amor, companheirismo e muito mais! (Foto: Pexels / Ketut Subiyanto / Reprodução)

Os animais são capazes de ensinar sobre responsabilidade, amor, companheirismo e muito mais! (Foto: Pexels / Ketut Subiyanto / Reprodução)

Pets ensinam mais às famílias do que imaginamos. Aqui está a prova!

Seja entre adultos ou com as crianças, os animais são capazes de nos ensinar a todo momento

Ter um bicho é tudo de bom! Não à toa, existem cerca de 132 milhões de pets espalhados pelas casas brasileiras. Atualmente, o país é o 4° do mundo em quantidade de animais domésticos, de acordo com o IBGE. Além de ótimas companhias, eles também proporcionam diversos aprendizados para as famílias das quais fazem parte.

Confira alguns desses ensinamentos!

1- Companheirismo

Só quem tem pet em casa sabe como é inspiradora a fidelidade dos bichos. Sem julgamentos, eles estão sempre presentes - seja com “lambeijos”, alguma graça para fazer seu tutor rir ou apenas estando presentes.

“Já foi comprovado que o contato com os animais ajuda a liberar diversos hormônios responsáveis pelo equilíbrio do humor nos humanos, como a endorfina e a ocitocina. O bicho te aceita da forma que você é e oferece amor incondicional, ajudando na solidão, na motivação e na sociabilidade”, afirma Vanessa Gebrim, especialista em psicologia clínica.

2- Respeito ao meio ambiente

Em um mundo em que tantos animais correm riscos de extinção devido à caça e à desvalorização da fauna, ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente é essencial para o futuro do planeta.

“Em contato direto com bichos, é mais fácil assimilar a importância dos cuidados com o planeta, uma vez que a criança cria vínculo amoroso com aquele pet, que pode ser extrapolado para todos os outros seres. Ainda que a família opte por não adotar definitivamente, é possível se candidatar para ser lar temporário de cães e gatos. É uma experiência incrível para os pequenos”, sugere Sabina Scardua, médica veterinária comportamentalista e colunista do Vida de Bicho

3- Responsabilidade

Para garantir bem-estar ao animal, os tutores devem cumprir algumas obrigações ao longo do dia: limpar as necessidades, oferecer alimento, água, brincadeiras e passeios, dependendo da espécie. Dividir tarefas e fazer com que os filhos façam parte da rotina dos animais é uma aula sobre responsabilidade e independência.

Respeitando o tempo e as limitações de cada criança, os pais podem pedir ajuda para realizar algumas dessas funções ou ensiná-los a fazer sozinhos. “Isso reforça  o senso de responsabilidade e autonomia nos pequenos, fazendo com que eles se sintam mais confiantes. Outra dica é sempre elogiá-los para estimulá-los e para que saibam que estão fazendo um bom trabalho”, adiciona Vanessa.

Procure supervisionar a relação entre a criança e o pet para evitar acidentes e garantir o bem-estar de ambos (Foto: Pexels/ MART PRODUCTION/ CreativeCommons)

Adultos devem sempre supervisionar a relação entre a criança e o pet para evitar acidentes e garantir o bem-estar de ambos (Foto: Pexels/ MART PRODUCTION/ CreativeCommons)

4- Tempo de qualidade

Famílias com pets em casa têm a chance de aproveitar divertidos momentos juntos. Com a correria do dia a dia, muitas vezes o tempo de qualidade é deixado de lado, mas os pets fazem questão de demonstrar quando precisam de atenção. Aproveite estas ocasiões para instituir brincadeiras com todos da casa.

“O segredo para a constância é criar uma espécie de ritual ou rotina fixa, onde as interações saudáveis com o cão e a participação de todos irá ocorrer regularmente, de acordo com o dia a dia de cada família. Sair para explorar locais de passeio diferentes, jogar bolinha, pique-esconde e pega-pega são ótimas pedidas, assim como apostar em diferentes parques e locais públicos pet friendly”, indica Sabina.

5- Cuidando da energia da casa

Não é lenda que os bichos podem contribuir para a qualidade da energia da casa. É claro, eles não são garantia de boas vibrações e nem podemos deixar esta função apenas para os nossos companheiros de quatro patas, mas, sem dúvidas, são um diferencial para a manutenção das energias do lar.

"Além disso, os tutores também são capazes de ajudar neste processo, mantendo o espaço sempre limpo, arrumado, selencionando bem as visitas e evitando discussões constantes. Ter plantas, frutas expostas e cristais também ajuda", explica Sabina.  

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Comportamento/noticia/2022/05/pets-ensinam-mais-familias-do-que-imaginamos-aqui-esta-prova.html


Comentários