PENTÁGONO DEPOIS DE 50 ANOS, BUSCA ENTENDER ORIGENS DE OVNIS, DIZ AUTORIDADE AMERICANA; VÍDEOS MOSTRAM FENÔMENOS


Frame de vídeo divulgado pelo Pentágono  mostra objeto voador não identificado (OVNI) nos céus dos EUA — Foto: U.S Defense Ministry/Reprodução

Frame de vídeo divulgado pelo Pentágono mostra objeto voador não identificado (OVNI) nos céus dos EUA — Foto: U.S Defense Ministry/Reprodução

Pentágono busca entender origens de Óvnis, diz autoridade americana; VÍDEO mostra fenômenos



No ano passado foi divulgado um relatório que cita a observação de mais de 140 objetos voadores não identificados. O foco da conversa é a segurança aérea nos EUA.


Por g1

 


As Forças Armadas dos EUA estão comprometidas em determinar as origens de "fenômenos aéreos não identificados", disse um alto funcionário do governo americano nesta terça-feira (17) .


Ronald Moultrie, subsecretário de Defesa dos EUA para inteligência e segurança, disse ao Congresso americano que os chamados UAPs - fenômenos aéreos não identificados - representam "riscos potenciais". Veja acima VÍDEOS exibidos durante sua apresentação.

"Sabemos que nossos militares encontraram fenômenos aéreos não identificados e, como os UAPs representam riscos potenciais de segurança de voo e segurança geral, estamos comprometidos com um esforço concentrado para determinar suas origens", disse Moultrie.

A fala aconteceu na primeira audiência pública no Congresso sobre Óvnis (como são conhecidos os Objetos Voadores Não Identificados) em mais de 50 anos.

    Moultrie participou ao lado de Scott Bray, que é o vice-diretor de inteligência naval da Defesa americana subcomitê de inteligência da Câmara dos Deputados.

    A audiência ocorre 11 meses após um relatório documentar mais de 140 casos de fenômenos aéreos não identificados, que pilotos militares relataram observar desde 2004.

    As autoridades americanas têm dado importância a esse tema como algo sensível para a segurança dos EUA.

    Um dos temores, inclusive, é de que esses objetos sejam na verdade de algum país que rivalize militarmente com os EUA, como China e Rússia.


    O que mostrou o relatório?



    Dos 140 casos reportados, 18 relatos são de "padrões incomuns de movimento ou de características de voo".

    Isso pode significar, por exemplo, objetos que apareceram voando sem nenhum tipo de propulsão ou com velocidade acima das capacidades tecnológicas encontradas atualmente.

    No relatório, as autoridades americanas explicam que há 5 possíveis explicações para fenômenos relacionados a óvnis. Segundo o texto, quando as respostas para os casos relatados forem encontradas, elas cairão em uma das categorias listadas abaixo:

    1. Objetos dispersos no ar — podem ser pássaros, balões ou mesmo sacos plásticos que enganam radares
    2. Fenômenos atmosféricos naturais — cristais de gelo, vapor ou até flutuações térmicas que acabam captados por equipamentos infravermelhos
    3. Tecnologias em desenvolvimento — inclui sistemas ainda confidenciais desenvolvidos pelo governo ou por empresas americanas
    4. Sistemas estrangeiros adversários — tecnologias desenvolvidas em países como Rússia e China, citados nominalmente pelo relatório dos EUA
    5. Outros — segundo o governo americano, alguns fenômenos relacionados a óvnis necessitam de novos conhecimentos científicos para serem analisados, com novas tecnologias. Por isso, não se enquadrariam nas demais categorias, neste momento

    Vista aérea do Pentágono, nos EUA, de 3 de junho de 2011 — Foto: Charles Dharapak/Arquivo/AP Photo

    Vista aérea do Pentágono, nos EUA, de 3 de junho de 2011 — Foto: Charles Dharapak/Arquivo/AP Photo

    Óvni ou UAP



    O termo mais popular Óvnis tem sido amplamente associado à noção de espaçonave alienígena, que não é usado nas conversas recentes - que preferem o termo UAP.

    Isso porque o foco estaria nas possíveis implicações para a segurança nacional e a segurança da aviação dos EUA.

    O relatório, no entanto, incluiu alguns UAPs revelados anteriormente em imagens de vídeo divulgadas pelo Pentágono de objetos enigmáticos no ar.

    As gravações mostram que eles exibem velocidade e capacidade de manobra que excedem a tecnologia de aviação conhecida e sem meios visíveis de propulsão ou superfícies de controle de voo.


    Fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/17/autoridade-dos-eua-diz-que-pentagono-esta-comprometido-em-entender-origens-de-ovnis.ghtml



    Pentágono realiza audiência sobre OVNIs pela 1ª vez em 50 anos

    18/05/2022 às 07:57

    Autoridades dos Estados Unidos realizaram nessa terça-feira (17), em Washington, a primeira audiência pública do Congresso americano sobre objetos voadores não identificados (OVNIs) em mais de 50 anos. No encontro, foi revelada a existência de pelo menos 400 relatos oficiais a respeito de fenômenos sem explicação deste tipo.

    Líder da nova força-tarefa do Pentágono responsável pelas investigações, o vice-diretor de inteligência naval dos EUA, Scott Bray, foi um dos participantes do painel na capital americana. De acordo com ele, o aumento da quantidade de avistamentos está ligado a vários fatores, como a popularidade de drones, novas tecnologias de sensores e os lançamentos de balões.

    Durante sua participação, o especialista disse que as observações “são frequentes e contínuas”, principalmente nas áreas de treinamento militar. Bray também apresentou dois vídeos para ilustrar como os pesquisadores têm poucos dados para determinar o que é a maioria destes objetos, apesar dos avanços tecnológicos.

    OVNI captado pelas câmeras de um caça americano em 2021.OVNI captado pelas câmeras de um caça americano em 2021.Fonte:  CBS/Reprodução 

    Também presente na audiência, o subsecretário de Defesa dos EUA para inteligência e segurança Ronald Moultrie reforçou a insuficiência dos dados coletados para identificar os objetos. Diante disso, ele revelou que os militares tratam o fenômeno como algo perigoso para a segurança aérea e a segurança geral, revelando a necessidade de determinar as origens dos OVNIs.

    Possíveis explicações

    Desde décadas passadas, o termo OVNI tem sido associado a supostas espaçonaves alienígenas. Porém, Bray comentou, no painel do Congresso, que os investigadores não encontraram qualquer evidência de que esses objetos tenham origens extraterrestres, pelo menos até o momento.

    Nos relatórios mais recentes, o Pentágono tem, inclusive, tratado os avistamentos como fenômenos aéreos não identificados (UAPs, na sigla em inglês), em substituição à expressão popularmente tida como referência aos discos voadores. Em 2021, o órgão de defesa apresentou algumas possíveis explicações para os casos observados no país.

    Disco voador? Militares disseram não haver evidência de origem extraterrestre dos objetos avistados.Disco voador? Militares disseram não haver evidência de origem extraterrestre dos objetos avistados.Fonte:  Shutterstock 

    Os documentos, recuperados durante a audiência, revelaram que os UAPs podem ser fenômenos atmosféricos naturais, como vapor ou cristais de gelo capturados por sensores infravermelhos. Objetos dispersos no ar, incluindo balões, pássaros e até mesmo plásticos identificados erroneamente por radares também são listados.

    Tecnologias confidenciais em desenvolvimento por empresas e governos e dispositivos criados por governos estrangeiros adversários, como Rússia e China, são outras possibilidades comentadas pelas autoridades. O relatório cita ainda a categoria “outros”, na qual estão explicações que não se enquadram nas demais, devido à necessidade de novos conhecimentos científicos.

    “Ameaça potencial à segurança nacional”

    O debate no Congresso dos EUA também revelou que os investigadores não possuem nenhuma peça ou destroço destes objetos observados no céu. Segundo Bray, não houve colisões entre eles e os aviões americanos, mas já foram registrados pelo menos 11 “quase acidentes”.

    Sem entrar em detalhes, o oficial do Pentágono contou que outros países possuem equipes igualmente dedicadas à investigação desses fenômenos aéreos sem explicação até o momento. Alguns deles chegam a compartilhar suas descobertas com os EUA e vice-versa.

    Neste caso, o objeto triangular foi identificado posteriormente como sendo um drone.Neste caso, o objeto triangular foi identificado posteriormente como sendo um drone.Fonte:  Forbes/Reprodução 

    Embora não se saiba o que sejam nem de onde vieram, os OVNIs (ou UAPs) são tratados pelo governo americano como reais, podendo representar uma ameaça à segurança do país. “Eles precisam ser investigados. E quaisquer ameaças que representem precisam ser mitigadas”, ressaltou o deputado democrata André Carson no encontro, que também contou com uma sessão privada.

    Vale lembrar que a última audiência pública sobre objetos voadores não identificados realizada pelas autoridades americanas aconteceu na década de 1960. A reunião ocorreu antes do fim do “Projeto Livro Azul” da Força Aérea dos EUA, que durou até 1969,  sendo responsável por investigar os avistamentos no país.

    Fonte:https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238778-pentagono-realiza-audiencia-ovnis-1-vez-50-anos.htm

    Comentários