INFECÇÕES PODEM CAUSAR CÂNCER? CONHEÇA MITOS E VERDADE

  hpv virus dst 0219 1400x800

KATERYNA KON/SHUTTERSTOCK

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que sobrevive na pele e mucosas dos seres humanos. Geralmente, manifesta-se na região genital (vulva, vagina e pênis), bem como ânus, boca e garganta e colo do útero. Não se sabe quanto tempo o vírus pode permanecer no corpo sem apresentar sintomas e, em muitos casos, eles podem nunca aparecer.

Infecções podem causar câncer?

Vírus podem causar câncer através de transformação celular, perda de controle do ciclo celular, aumento de índice mitótico e imunossupressão

 

Falaremos de alguns mitos e verdades em relação à associação de vírus com neoplasias.

1- Infecções virais podem causar câncer? VERDADE

 

É estimado que 17% de todas as neoplasias no mundo ocorram devido a infecções. Vírus podem causar câncer através de transformação celular, perda de controle do ciclo celular, aumento de índice mitótico e imunossupressão.

 

Cito abaixo os principais vírus envolvidos:

 

* HPV: associado a tumores de colo uterino, cabeça e pescoço e canal anal

* Hepatite B : associado a hepatocarcinoma

* HTLV-1: associado a leucemia

* HIV: associado a sarcoma de Kaposi e linfoma não Hodgkin

* Human herpesvirus 8 (HHV-8): Sarcoma de Kaposi e Linfoma

* Helicobacter pylori  : câncer gástrico e linfoma MALT

2- O câncer de colo uterino é passível de prevenção? VERDADE

 

Os tipos 16 e 18 do HPV estão presentes em 70% dos casos.

 

Aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. Comparando-se esse dado com a incidência anual de aproximadamente 500 mil casos de câncer, conclui-se que o câncer é um desfecho raro, mesmo na presença da infecção pelo HPV.

 

A dificuldade é que não temos muito como saber quem se livrará do vírus de forma espontânea. Assim, a vacina para o HPV previne este câncer e deve sim ser cada vez mais divulgada. A vacina quadrivalente, disponível no SUS para vários grupos de pessoas, também previne para câncer de vulva, de vagina, de canal anal e de orofaringe.

3- Não há prevenção para o câncer de fígado (hepatocarcinoma)? MITO

 

A vacinação voltada para hepatite B é uma importante forma de prevenção, além do controle do consumo de bebidas alcoólicas.

 

Fonte: https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/colunistas/carolina-vieira/2021/12/03/noticias-saude,281791/infeccoes-podem-causar-cancer.shtml

Relação entre câncer e infecções virais

Não sabemos exatamente todas as causas do câncer, mas alguns fatores ambientais e biológicos já estão bem reconhecidos. Os mais importantes são:

Fatores ambientais: exposição a substâncias químicas nocivas ao DNA, tais como cigarro, formaldeído e amianto, desempenham um papel importante no desenvolvimento de vários tipos de câncer, principalmente do trato respiratório.

Fatores genéticos: alguns câncer apresentam nítida predileção familiar, sendo muito comum haver mais de um caso na família. Os principais exemplos são: câncer de mama, cólon, endométrio e ovário.

Doenças infecciosas: infecções microbianas podem causar cânceres, tais como linfoma, carcinomas e leucemia.

Dentre as doenças infecciosas, os vírus são os que apresentam maior importância, sendo responsáveis por até 20% de todos os cânceres.

O papel das infecções virais no desenvolvimento de determinados tipos de câncer foi descoberto em 1911 pelo virologista francês Peyton Rous.

O Dr. Rous mostrou que era possível induzir o surgimento de câncer em galinhas saudáveis que eram infectadas por um tipo específico vírus, que acabou sendo nomeado Vírus do sarcoma de Rous, em sua homenagem. Essa descoberta rendeu-lhe o Prêmio Nobel de Medicina em 1966.

Desde então, pelo menos 8 vírus já foram identificados como causadores de câncer. É sobre eles que vamos falar neste artigo.

Quais são os vírus que podem causar câncer?

Papilomavírus Humano (HPV)

Vírus HPV - câncer

O Papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que possui mais de 150 subtipos, sendo alguns deles responsáveis pelo surgimento de cânceres.

Mais de 90% dos cânceres do colo do útero são causados pelo vírus HPV, que costuma ser adquirido pela via sexual.

Cerca de 12 subtipos do HPV podem causar câncer do colo uterino, porém, em mais de 70% dos casos, os subtipos responsáveis são o HPV-16 e HPV-18.

Além do câncer do colo do útero, o HPV pode também provocar câncer nos seguintes órgãos:

  • Pênis.
  • Ânus,
  • Vagina
  • Vulva.
  • Orofaringe.
  • Boca.

Felizmente, já existe vacina contra o HPV, e espera-se que em poucas décadas esses tipos de cânceres tornem-se pouco comuns.

Explicamos a relação do HPV com o câncer com mais detalhes no artigo: HPV e câncer do colo do útero.

Vírus da hepatite B (HBV)

Hepatite B - câncer

O vírus da hepatite B (HBV), como o próprio nome já diz, é o vírus responsável pela hepatite B, uma infecção do fígado.

A hepatite B é uma pandemia que acomete entre 250 a 300 milhões de pessoas em todo mundo e provoca a morte de mais de 600 mil todos os anos.

As principais formas de transmissão do HBV são o sexo desprotegido, compartilhamento de agulhas infectadas e a contaminação de bebês durante a gravidez através da placenta.

Cerca de 5% dos pacientes que se contaminam com o HBV desenvolvem a hepatite B crônica, que é uma forma permanente de infecção do fígado pelo vírus.

A hepatite B crônica é um dos principais fatores de risco para o hepatocarcinoma, câncer das células do fígado.

Felizmente, já existe vacina contra hepatite B e ela faz parte do calendário vacinal na infância. Adultos que nunca foram vacinados, podem procurar um posto saúde para receber a vacina.

Explicamos a hepatite B em detalhes no artigo: Hepatite B – Causas, sintomas, transmissão e vacina.

Vírus da hepatite C (HCV)

Hepatite C - câncer

O vírus da hepatite C (HCV) é outro vírus que também provoca hepatite, sendo também responsável por cerca de 1/3 dos casos de hepatocarcinoma.

O risco de câncer do fígado por hepatite C é ainda mais alto que na hepatite B, pois mais de 80% dos pacientes infectados evoluem para forma crônica da doença, e quase metade destes desenvolvem cirrose após algumas décadas.

Cerca de 3% dos pacientes com cirrose por HCV acabam desenvolvendo o hepatocarcinoma.

Apesar de ainda não existir uma vacina contra a hepatite C, já existe tratamento eficaz e a taxa de cura atual é maior que 90%.

Para saber mais sobre a hepatite C, leia: Hepatite C – Sintomas, transmissão e tratamento.

Epstein-Barr virus (EBV)

Epstein-Barr virus - câncer

O EBV é um vírus da família do herpes. Ele é o agente responsável pela mononucleose infecciosa, também conhecida como “doença do beijo”.

Além de beijo, o Epstein-Barr pode ser transmitido de pessoa para pessoa através da tosse, espirro ou compartilhamento de copos e talheres.

A imensa maioria das pessoas tem contato com o vírus ainda nos primeiros anos de vida e desenvolvem um quadro bem brando, que é indistinguível de um resfriado simples.

Essas crianças contaminadas curam-se espontaneamente e adquirem imunidade para o resto da vida. Menos de 10% das crianças que se contaminam com o Epstein-Barr desenvolvem sintomas relevantes, como febre ou dor de garganta.

Tal como acontece com outras infecções pelo vírus da herpes, a infecção pelo EBV não é completamente eliminada do organismo, embora os pacientes permaneçam assintomáticos. O vírus Epstein-Barr infecta e permanece “escondido” nos linfócitos B, um dos tipos de glóbulos brancos.

O vírus é capaz de provocar alterações no código genético dos linfócitos B, aumentando o risco do surgimento de cânceres ligados a essas células. Os principais são:

  • Linfoma de Burkitt.
  • Linfomas Hodgkin e não-Hodgkin.
  • Linfoma das células T.
  • Carcinoma nasofaringeal.
  • Algumas formas de câncer de estômago.

Esses cânceres relacionados ao EBV são mais comuns na África e no sudeste da Ásia. No geral, poucas pessoas infectadas com o EBV irão desenvolver câncer. A maioria delas possui algum tipo de imunossupressão que facilita o surgimento das neoplasias.

Para saber mais sobre o vírus Epstein-Barr e a mononucleose, leia: Mononucleose (doença do beijo) – Causas, sintomas e tratamento.

Herpesvírus humano 8 (HHV-8)

Kaposi

O Herpesvírus humano 8 (HHV-8) é mais um vírus da família do herpes que está associado ao surgimento de tumores. É possível identificar o vírus em quase todos os tumores do sarcoma de Kaposi.

O sarcoma de Kaposi é um câncer raro, de crescimento lento, que frequentemente se apresenta como tumores roxo-avermelhados na pele, como na foto acima.

Apenas 0,03% das pessoas saudáveis contaminadas pelo HHV-8 desenvolvem o sarcoma de Kaposi. Essa baixíssima taxa se deve ao fato do nosso sistema imune ser capaz de controlar o vírus. Esse tipo de tumor sempre foi muito raro.

Porém, desde o surgimento da AIDS na década de 1980 e do desenvolvimento de tratamentos que envolvem fármacos imunossupressores, como nos casos de transplantes de órgãos, o número de pessoas vivendo com o seu sistema imune comprometido tem aumentado progressivamente, trazendo consigo uma gama de novas doenças que antes eram raras, entre elas, o sarcoma de Kaposi.

Não se sabe bem como é feita a transmissão do HHV-8 de uma pessoa para outra, porém, parece que o sexo e a transmissão através da saliva são as principais vias.

Temos um texto específico sobre o sarcoma de Kaposi, que pode ser acessado através do link: Sarcoma de Kaposi – Câncer do HIV.

Vírus linfotrópico da célula T humana tipo 1 (HTLV-1)

HTLV-1

O HTLV-1 é um vírus que provoca leucemia das células T em cerca de 2 a 5% dos adultos. Essa forma de leucemia só costuma surgir após mais de 20 anos de contaminação.

O HTLV-1 pode ser transmitido através da amamentação, compartilhamento de agulhas ou seringas, transplantes de órgãos ou sexo desprotegido. Não há risco de transmissão através do contato casual.

Na maioria das pessoas infectadas, o vírus não provoca sintoma algum.

O HTLV-1 é mais prevalente no Japão, no Caribe e no Oriente Médio, com uma estimativa de até 10 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo.

HIV – Vírus da imunodeficiência humana

HIV - câncer

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o vírus responsável pela síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida pela sigla AIDS.

O HIV infecta e destrói os linfócitos, células de defesa do nosso sangue, enfraquecendo, assim, o sistema imunológico do paciente.

O HIV não provoca câncer diretamente, mas o enfraquecimento do sistema imunológico aumenta o risco de infecção pelos vírus descritos acima e do aparecimento de diversos tipos de câncer, tais como:

  • Câncer do colo do útero.
  • Câncer ocular.
  • Linfoma.
  • Câncer anal.
  • Sarcoma de Kaposi.
  • Câncer de pele não melanoma.
  • Câncer de pênis.
  • Câncer vaginal e vulvar.

Para mais informações sobre o HIV, leia: Principais sintomas do HIV e da AIDSFormas de Transmissão do vírus HIV – Como se pega AIDS? e Exame de HIV – Janela imunológica, teste rápido e ELISA.

Poliomavírus de células de Merkel (MCV)

carcinoma de células de Merkel

O MCV foi descoberto em 2008 em amostras de um tipo raro e agressivo de câncer de pele chamado carcinoma de células de Merkel.

A maioria das pessoas encontra-se infectada com esse vírus, mas ele raramente provoca sintomas.

Ainda não está claro como as pessoas são infectadas, mas o vírus já foi encontrado em vários locais do corpo, incluindo pele e saliva.

Pessoas idosas, imunossuprimidas e com elevada exposição solar à pele são as que apresentam maior risco de desenvolverem esse câncer.-

Referências


Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


Fonte:https://www.mdsaude.com/oncologia/virus-que-causam-cancer/




Infecções

Calcula-se que 15% dos tumores malignos diagnosticados no mundo sejam causados por infecções. Nos países ricos, esse número cai para 9%, enquanto nos mais pobres aumenta para mais de 20%.

Os germes capazes de induzir a formação de tumores não o fazem em todas as pessoas infectadas, mas aumentam significativamente o risco de a pessoa desenvolver câncer.

A maioria dos germes envolvidos na carcinogênese infecta grande número de pessoas, mas causa doença apenas nas predispostas geneticamente, naquelas com deficiência imunológica e nas que vivem expostas a outros agentes cancerígenos.

A maioria desses microrganismos é constituída por vírus, mas também existem bactérias, fungos e até alguns vermes.

Vírus

Os principais vírus diretamente ligados ao aparecimento da doença são os seguintes:

  • Papilomavírus (HPV)

São vírus sexualmente transmissíveis, constituídos por mais de 100 subtipos que infectam grande número de pessoas no mundo inteiro. A maioria dos subtipos provoca processos infecciosos sem maior expressão, causando, no máximo, verrugas benignas na pele e nos órgão genitais. Os subtipos 16 e 18, no entanto, estão associados tanto ao câncer do colo uterino como do canal anal.

No mínimo 80% das mulheres que desenvolvem câncer do colo uterino e canal anal estão infectadas pelo HPV subtipo 16. Números semelhantes ocorrem para homens e mulheres em relação ao câncer do canal anal. Recentemente, a infecção pelo HPV foi identificada como a causa de número expressivo de tumores malignos também da orofaringe.

Já existe vacina contra os tipos de HPV ligados a esses tipos de cânceres, em particular ao câncer do colo uterino.

  • Vírus das hepatites B e C (HBV e HCV)

Cerca de 5% das pessoas que adquirem o vírus B e 80% das que são infectadas pelo vírus C tornam-se portadoras crônicas da infecção e desenvolvem hepatite crônica, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. As hepatites crônicas causadas pelos vírus B e C são responsáveis por pelo menos 80% dos casos de câncer de fígado.

  • Vírus de Epstein-Barr (EBV, do inglês Epstein-Barr Virus)

É um vírus pertencente ao grupo herpes (o vírus que causa bolhas nos lábios e genitais), que infecta a maior parte da população mundial.

A infecção pelo EBV está associada ao aparecimento de vários tipos de linfoma (tumores em que a célula maligna é o linfócito, um tipo de glóbulo branco), principalmente nos países da África. O EBV também pode causar câncer de nasofaringe.

  • Retrovírus

Os retrovírus HTLV-1 e HTLV-2 estão ligados a alguns tipos raros de leucemias e de linfomas. O HIV, o vírus da Aids, pertence a esse grupo. Embora não seja um vírus causador de tumores malignos, a debilidade imunológica por ele induzida facilita indiretamente o aparecimento de tumores malignos como sarcoma de Kaposi (que provoca manchas avermelhadas na pele), linfomas, câncer do colo uterino e da região anal, entre outros.

Bactérias

Helicobacter pylori, bactéria que se adaptou para viver nas condições ácidas do estômago, está associada ao aparecimento de câncer gástrico. Vale ressaltar que a maioria das pessoas portadoras dessa infecção nunca irá desenvolver câncer de estômago.

Em alguns casos de linfoma de estômago, a erradicação da bactéria com antibióticos pode causar regressão completa da doença. Esse talvez seja o único exemplo de cura de um tipo de câncer com antibióticos.

Parasitas

Schistosoma haematobium, parasita que se instala nas vias urinárias, pode ser detectado em cerca de 10% dos casos de câncer de bexiga, especialmente no Oriente Médio e Índia.


Fonte:https://vencerocancer.org.br/cancer/hpv/infeccoes-2/

  •  

CÂNCER,CAUSAS E PREVENÇÃO


HPV e outras infecções


Alguns tipos de câncer são causados por agentes infecciosos como vírus ou bactérias.

O mais comum é o Papiloma Vírus Humano (HPV), responsável pelo câncer do colo do útero, ânus e outras localizações. 

Os tipos mais comuns, relacionados ao desenvolvimento de câncer, são os das cepas 16 e 18 (de SANJOSE, 2003). A mais importante neoplasia relacionada ao HPV é a do colo uterino, mas não é a única.

Embora existam mais de 100 tipos de HPV, os tipos 16 e 18 do HPV causam aproximadamente
70% de todos os cânceres do colo do útero e cerca de 90% de outros tipos de câncer relacionados ao HPV. O câncer do colo do útero continua sendo uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres em muitas regiões menos desenvolvidas do mundo (JEMAL et al., 2014).

Além do HPV, os agentes infecciosos mais comuns associados ao desenvolvimento do câncer, classificados em diferentes grupos (Grupo 1 - comprovadamente carcinogênico; Grupo 2A - provavelmente carcinogênico; Grupo 2B - possivelmente cacinogênico; Grupo 3 - não classificável como carcinogênico) são (INCA, 2021; Bouvard, 2009):


Referências Bibliográficas

BOUVARD, V. et al. Special Report: Policy. A review of human carcinogens – part B: biological agents. The Lancet: oncology, v. 10, n. 12, p. 321-322, Apr. 2009. Special Report: Policy

de Sanjose S. et alClearance of HPV infection in middle aged men and women after 9 years’ follow up. Sex. Transm. Infect. 79, 348 (2003)

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2021.

Fonte:https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/hpv-e-outras-infeccoes

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2021.

JEMAL A  et. al., (ed). The cancer atlas. 2nd. ed. Atlanta, GA: American Cancer Society, 2014. 


Comentários