SNEAKERS 'PLANT-BASED' OU FEITOS COM ROLHAS DE VINHOS: MARCAS APOSTAM EM NOVAS IDÉIAS SUSTENTÁVEIS

 

Sneakers 'plant-based' ou feitos com rolhas de vinhos: marcas apostam em novas ideias sustentáveis
Divulgação

Sneakers 'plant-based' ou feitos com rolhas de vinhos: marcas apostam em novas ideias sustentáveis

A geração Z não quer andar por aí com um problema ambiental nos pés. As fabricantes entenderam o recado, e sneakers com materiais sustentáveis estão ganhando espaço


Por Daphne Ruivo, da GQ

 

Quinhentos anos - basicamente o tempo que nos distancia de Cabral. É quanto leva um par de tênis com náilon, poliéster e plásticos para desaparecer na natureza. Isso já foi um não assunto, mas hoje não passa despercebido e estimula as marcas a criar modelos com matérias-primas tradicionais substituídas, inclusive o couro.

A centenária Gucci, por exemplo, criou o Demetra, tecido com 77% de matéria-prima proveniente de plantas. Ele é a base do Gucci Basket, tênis que usa também viscose feita a partir de florestas manejadas de forma sustentável e poliuretano de fontes renováveis, como o trigo. O processo de tingimento, que não leva metais pesados, resultou em um modelo de cores vibrantes, cheio de estilo.

Adidas Ultraboost 21 Primeblue — Foto: Divulgação

Adidas Ultraboost 21 Primeblue — Foto: Divulgação


Adidas foi uma das precursoras. Em 2016, firmou parceria com a Parley for the Oceans, iniciativa voltada à limpeza dos mares, para reutilizar plásticos retirados das águas na criação de fibras para tênis esportivos, como o Ultraboost 21 Primeblue. Já a Nike lançou a coleção Plant Cork Pack, com modelos de cortiça da indústria de vinhos e lona de poliéster reciclado. Os detalhes em azul-claro do Blazer Mid foram criados com índigo natural, coloração obtida por meio da fermentação de folhas de anileiras.

Nike Blazer Mid 77 — Foto: Divulgação

Nike Blazer Mid 77 — Foto: Divulgação

As transformações são puxadas pelo anseio dos jovens. Segundo levantamento da Forbes, 62% da geração Z se dispõe a pagar mais por produtos "eco-friendly". Os "millennials" vêm atrás, com 50%. "O poder de pressão por uma visão sustentável está na mão dos consumidores", diz o pesquisador de sustentabilidade da USP e da PUC Fabio Takeshi Ishisaki.


Fonte:https://umsoplaneta.globo.com/cultura-design-e-moda/noticia/2022/01/04/sneakers-plant-based-ou-feitos-com-rolhas-de-vinhos-marcas-apostam-em-novas-ideias-sustentaveis.ghtml

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