MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

   

Menina meditando no quarto (Foto: Thinkstock)

(Foto: Thinkstock)

Meditação para crianças

Ensinar seu filho a se conectar com o mundo interior pode ser mais fácil do que você imagina. Conheça os benefícios da meditação e saiba como incluir essa prática no dia a dia da sua família

Uma pequena pausa na rotina. Talvez seja apenas disso que você e seu filho precisam para ter mais tranquilidade e qualidade de vida. Em um mundo tão agitado, conectado e repleto de estímulos por todos os lados, apreciar um momento de paz e silêncio parece impossível, mas é uma ação necessária e muito bem-vinda.

A palavra “meditação” vem do latim meditatio, que significa pensar, contemplar, conceber e ponderar. O objetivo da prática milenar surgida na Índia é, de maneira simplificada, repousar o corpo e aquietar a mente para alcançar o relaxamento. Parece ótimo, não é? E fica ainda melhor, pois as crianças podem se beneficiar disso tanto quanto os adultos. Afinal, em alguns momentos, tudo o que os pais desejam é que os filhos aquietem a mente e relaxem, nem que seja por apenas alguns minutinhos.

A lista de pontos positivos é enorme: a prática combate o estresse, melhora o sono, reduz a agressividade, relaxa física e mentalmente, melhora a concentração, minimiza os sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, (TDAH) de acordo com diferentes estudos – o mais famoso foi realizado na Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA)e sugeriu que a meditação trouxe melhoras para 8 em cada 10 pacientes diagnosticados –, e ajuda a lidar com sentimentos como frustração, medo e raiva.

Na maior revisão de estudos já feita sobre o assunto, o Jornal da Associação Médica Americana (JAMA) reuniu dados de 3.515 adultos que participaram de programas de meditação por oito semanas e comprovou que todos eles tiveram melhoras significativas em sintomas como ansiedade, depressão e dores crônicas. Não precisamos nem reforçar que pais tranquilos propagam esse sentimento na casa toda, né?


Coração (mais) tranquilo

De acordo com a professora de ioga Cássia Parmeggiani, fundadora do projeto Pequenos Yogis (SP), os adultos estão acostumados a dizer que crianças não têm preocupações, responsabilidades nem obrigações, e que a vida delas é perfeita, o que não é verdade. “Questões como o bullying, os problemas familiares, o estresse causado pelo excesso de atividades, o uso de eletrônicos além da conta e a cobrança por resultados na escola estão criando crianças tristes e ansiosas, com problemas de atenção, concentração, foco e comportamento”, explica.

Para o professor de ioga João Carlos Soares, criador do Yoga com Histórias, um curso voltado para o público infantil em São Paulo (SP), o exagero de estímulos faz com que a criança entre em um padrão acelerado, movido a competição e ansiedade”, diz.

Soares explica que, quando isso acontece, forma-se um padrão de solidão e desconexão de sua essência. “A meditação vem justamente tentar dar um espaço para que ela possa parar, respirar e se religar com o silêncio interior. Ela percebe que isso é bom e começa a entender que existe um mundo de emoções e pensamentos dentro dela”, explica. Assim, conseguirá sentir e se organizar de outra forma, reestabelecendo o equilíbrio com quem realmente é. “Isso pode ser a chave para uma transformação importante na forma de criarmos nossos filhos, pensando, acima de tudo, no autoconhecimento e no bem-­estar deles e não somente em resultados”, completa Cássia.

Em família


O medalhista olímpico de natação Fernando Scherer, o Xuxa, 43, não hesita ao afirmar que a meditação mudou sua vida para melhor. Ele começou utilizando a prática como tática de concentração para eventos de competição esportiva, mas, hoje, isso se tornou um objetivo de vida e uma meta de bem-estar. “Medito cerca de duas horas por dia”, afirma. E, recentemente, ele ganhou uma companheira.

Sua filha caçula, Brenda, 5 anos, de seu relacionamento com a modelo Sheila Mello, 41, também pratica com o pai todos os dias antes de dormir desde outubro do ano passado. “Foi algo que partiu dela, naturalmente”, conta. “Ela sempre viu a importância disso na minha vida, começou a fazer perguntas e a querer participar. Primeiro, aprendeu a controlar a respiração e depois a se concentrar no próprio corpo. Fazemos isso em um lugar que ela goste, se sinta confortável e aproveito esse momento para pedir que ela pense em situações pelas quais é grata. Isso é muito importante”, diz.

Além de ter se tornado um momento compartilhado entre pai e filha, a tradição trouxe mudanças significativas na vida de Brenda e na rotina da família. Segundo o pai, ela passou a dormir melhor, a ficar mais calma durante o dia e a demonstrar mais compaixão. “Percebo que ela tem tido um comportamento menos egoísta e demonstrado mais disposição até para doar os brinquedos, por exemplo, o que me deixa muito feliz”, diz.

Menina meditando no parque (Foto: Thinkstock)

(Foto: Thinkstock)

Aos poucos

Agora que você já entendeu os benefícios, que tal colocar a meditação em prática na vida de seu filho? Pode ser mais fácil do que você imagina. Por volta dos 2 ou 3 anos já é possível guiá-lo por esse caminho. É claro que é preciso bom senso: não espere que uma criança pequena vá ficar dez minutos parada e em silêncio. É preciso respeitar a maturidade emocional dela e não forçar a situação.

Uma boa medida para os pais é verificar se o filho já consegue acompanhar uma história com concentração – isso pode ser usado para introduzir a meditação de forma lúdica na infância. “Apenas fechar os olhos, inspirar e expirar não é atrativo para a criança. Mas, criando uma narrativa ou proposta envolvente, ela começa a acompanhar, sente que aquilo é gostoso e se interessa cada vez mais. As histórias conversam com os sentimentos da criança”, ensina João Carlos, que segue um método pensado especificamente para a infância.

Também é possível introduzir a meditação por meio de brincadeiras. “Conforme a criança se familiariza e aprende a manter o foco, é possível aumentar o tempo e incorporar outras técnicas. As práticas são simples e podem ser realizadas diariamente, mesmo que somente por alguns minutos”, esclarece Cássia.

Quer saber como? Um passeio no parque para contemplar a natureza, brincar com uma ampulheta e observar a areia caindo, colorir mandalas, escutar uma história e tentar imaginar que é parte dela, fazendo uma visualização, colocar o bichinho de pelúcia favorito sobre o peito e observar como ele se movimenta enquanto respiramos... Tudo isso vale!

Exemplo de meditação guiada para crianças

Em casa, os próprios pais podem propor o momento de relaxamento e meditação. Basta orientar que a criança se sente confortavelmente e ouça suas palavras. A seguir, confira um exemplo de meditação para crianças, fornecido pelo professor João Carlos Soares, do Yoga com Histórias. Narre à criança, de forma calma e pausada:

Feche seus olhos e me acompanhe nessa jornada! Sinta seu corpo confortável, suas costas esticadas e seu rosto completamente relaxado. Respire bem devagar como se seu corpo fosse um imenso balão a se encher. Solte o ar devagar como se o seu corpo fosse um imenso balão a se esvaziar.

Encha o balão. Esvazie o balão.

Encha o balão. Esvazie o balão

Agora, sua mente está tranquila e pronta para passear pelo mundo da imaginação. Gostaria de lhe apresentar um amigo muito especial! Um antigo mago, que viajou por toda a Índia e aprendeu muitas coisas interessantes. Com suas barbas compridas e bochechas rosadas, sempre foi respeitado por todos, em todos os lugares do mundo, pois seus poderes mágicos, sua sabedoria e sua bondade já ajudaram muitas e muitas pessoas.

Ele traz com ele uma pedra, coloca em suas mãos e pede para que você a segure. Sinta a pedra com suas mãos. Toque, explore. Sinta sua forma. Sinta sua textura. Sinta sua temperatura. Perceba se ela é lisa, quente ou fria, grande ou pequena. O mago pede que você segure a pedra com as duas mãos e sinta tudo que você consegue perceber. Esta pedra foi criada pela Mãe Terra há muito, muito tempo atrás e traz dentro dela a força de todo este tempo: uma grande e poderosa energia!

Perceba que, ativada pelo toque de suas mãos, pelo seu poder pessoal, toda esta força se ativa, torna-se novamente viva. Sinta como a pedra brilha intensamente. Perceba que ela se transforma em um lindo cristal. O cristal tem o poder de enviar energia para todo o seu corpo! Sinta seu corpo forte e vivo! Sinta seus pensamentos tranquilos e inteligentes. Sinta a força viva dentro de você.

Perceba que a energia de todas as coisas da vida também está presente dentro de você. E sentindo toda esta magia dentro de você, permaneça em silêncio [pausa de alguns minutos].

Agora, perceba novamente sua respiração, seu corpo e vá retornando lentamente.
Namastê. Tudo de bom para você. Tudo de bom para mim. Tudo de bom para todos nós.

Na escola

E tem mais: a meditação é tão benéfica que algumas escolas têm apostado nela para acalmar os alunos e melhorar a qualidade de vida deles. “O mindfulness (leia quadro ao lado) trabalha a concentração e a atenção total, o que contribui para o aprendizado, o comportamento e o equilíbrio”, afirma Quézia Bombonatto, conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).

O Colégio Marista Santa Maria (PR) adotou a ideia. “Tivemos uma turma atípica, muito ativa e com falta de concentração. Então, começamos a pensar em maneiras de ajudar e surgiu a ideia da meditação em sala de aula”, lembra Ana Paula Detzel, coordenadora da Educação Infantil. “Trouxemos a técnica de inspiração e expiração. São exercícios simples de fechar os olhos, se concentrar e ficar com o corpo parado. Começamos com um minuto e, no final do ano, as crianças ficariam até uns 20 minutos se deixássemos”, comenta Ana. A meditação se incorporou à grade horária e virou rotina para professores e alunos a partir de 2 anos. O resultado? Maior concentração e controle emocional. “Os avanços foram significativos. As crianças gostam”, diz.

E aí? Pronto para incorporar esse hábito às crianças aí na sua casa?

Entrevista

entrevista meditacao (Foto: Ricardo Bravo)

entrevista meditacao (Foto: Ricardo Bravo)

Pais em paz
Só quem tem crianças em casa sabe o quanto educá-las também pode ser exaustivo. E não adianta nada ensinar seus filhos a meditarem se você estiver estressado. Confira entrevista com a psicóloga portuguesa Laura Sanches, autora do livro recém-lançado Mindfulness para pais (Editora Matrix):

Como os pais podem praticar o mindfulness?

Primeiro, é preciso encontrar um tempo e reservar esse espaço no dia a dia. A maneira mais fácil é começar pela meditação guiada. É possível encontrar orientações para a prática nesse início, não apenas em livros e aulas presenciais, mas também na internet. Até o YouTube pode ajudar. O principal é ficarmos a sós e observar nosso pensamento.

Qual é a diferença entre mindfulness e meditação?

Meditar é buscar um estado de aprofundamento de consciência e relaxamento mental. Existem vários tipos de meditação e uma delas é o mindfulness, que, para tentar chegar a essa consciência, foca no estado de atenção, que surge pela observação do agora. O mindfulness é uma prática de meditação.

De que maneira essa prática pode ajudar os pais no dia a dia?

Algumas reações nos trazem frustração e despertam memórias. Muitas vezes, reagimos a isso de forma desarticulada e tomamos atitudes que não ajudam a resolver. Parar para focar a atenção no momento pode ajudar na percepção do que, de fato, está acontecendo e em maneiras eficientes de lidar com as questões.

É possível incluir as crianças nessa hora?

É possível, sim, mas a meditação é mais benéfica quando os pais estão sozinhos. Depois dos 7 ou 8 anos, até dá. Antes disso, é cedo para fazer em conjunto porque as crianças têm outro tipo de interesse. Mas estar só e focar totalmente na prática é melhor para você conseguir se concentrar em si e não no seu filho, pelo menos naquele momento.
 

Mindfulness para pais, Editora Matrix, R$ 39,90 (Foto: Ricardo Bravo)

Mindfulness para pais, Editora Matrix, R$ 39,90 (Foto: Ricardo Bravo)



Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2018/07/meditacao-para-criancas.htm

Comentários