RESSIGNIFICAR O CUIDADO COM A COMIDA E O CORPO: MINDFUL EATING, MEDITAÇÃO PARA COMER COM CONSCIÊNCIA

Ressignificar o cuidado com a comida e o corpo

 

RESSIGNIFICAR O CUIDADO COM A COMIDA E O CORPO

Que tal cuidar da relação com a comida para redescobrir uma relação alegre e saudável? Vamos transformar a maneira como você come e vivencia sua vida.

Vivemos em meio a tantas atividades e afazeres, que muitas vezes somos engolidos pela rotina diária. Nesse meio, a relação com a comida também entra e pode ficar distorcida. Cuidar dessa relação pode ajudar a encontrar outros caminhos com o cuidado com comida e o corpo para que não seja uma fonte de sofrimento.  

Quando as crianças comemos de forma intuitiva, mas ao crescer, o comer acaba ganhando outros sentidos: acalmar, recompensar, entorpecer, distrair, procrastinar, entreter, seduzir e até punir.

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A COMIDA E CORPO

Reconhecer os padrões que envolvem o ato de comer podem auxiliar a colocar luz e, aos poucos, se libertar deles. Um dos primeiros passos é sair do piloto automático, como fazer uma pausa e escolher o que comer ao invés de pegar o que tiver pela frente, desligar os eletrônicos (celular, tablet, computador, TV…) e estar presente no momento da refeição.   Tomar consciência do que está acontecendo no momento e saber que esse hábito existe e que você pode mudá-lo.

O comer com consciência plena, o comer consciente , pode proporcionar esse convite de atentar-se ao que está acontecendo ao seu corpo, nos pensamentos e emoções. Dar uma pausa no automatismo do dia a dia para estar presente no momento da alimentação e poder escolher o que contribui melhor para sua saúde e bem-estar.

Desenvolver a autonomia na escolha da comida para não ficar preso a uma lista de alimentos certos e errados que a mentalidade da dieta ressalta. Desfrutar do momento, cada refeição é única e pode ser uma nova experiência ao notar as cores, as texturas, sentindo os aromas e sabores da comida..

Uma maneira como comemos consideração como lidamos com vários aspectos da vida. Ao mudar essa relação com a comida, você pode transformar outras áreas também.

Quando notamos o corpo, podemos abrir para escutar suas mensagens, ser guiado pelos sinais internos e os respeitá-los. Voltar a aparecer os sinais de fome e qual o momento certo para se alimentar é um dos princípios do comer consciente. A cultura da dieta nos impede de ouvir essas mensagens internas do corpo.

COMO APLICAR A ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE EM SEU DIA A DIA

mindful eating abre uma possibilidade para construirmos um novo sentido para a comida. Abandonar como sombras da mentalidade de dieta, o “certo e errado”, a autocrítica e culpa gerada por um comer “não adequado”.

A relação com o corpo também é transformada, o peso na balança deixa de ser o único foco, pois essa “ditadura” de um corpo perfeito é desconstruída, e um novo contato se espiritual, elevado a saúde e bem-estar, e ressignificando o cuidado com a comida e o corpo, de modo geral.

É uma jornada para redescobrir uma relação alegre e saudável com a comida e corpo. Você está disposto a dar alguns passos para transformar essa relação?

MINDFUL EATING, MEDITAÇÃO PARA COMER COM CONSCIÊNCIA

Com quatro passos, você pode seguir o Diário de Alimentação para harmonização de desequilíbrios comportamentais sobre o ator de comer

Mindful Eating: meditação para comer com consciência

Mindful Eating é a aplicação dos preceitos da filosofia da Atenção Plena diretamente na Alimentação. É uma ligação do Mindfulness ao momento da refeição e nas atitudes que temos perante nossa alimentação. Costumo dizer aos meus alunos e pacientes que gosto de “abrasileirar” o nome da técnica Mindful Eating chamando-a de Comer Consciente.

Diversas pessoas estão utilizando esta “Consciência na Comida” em diferentes contextos, seja no Emagrecimento, no controle da Compulsão Alimentar, na redução da Ansiedade e até mesmo na redução de comportamentos de evitação de alguns alimentos. Considero absolutamente natural, vide a eficácia e a praticidade da técnica, mas, acredito que podemos fomentar os benefícios do Mindful Eating em uma perspectiva ainda mais prática. É um patamar da Alimentação Comportamental onde devemos focar o mindset, ou seja, mudar nossos hábitos alimentares, não apenas via estratégias nutricionais, mas, também por estratégias de neurociências e de engenharia comportamental.

OS QUATROS PASSOS DA DIÁRIO DA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

Ao longo da minha experiência clínica percebo que os praticantes de Comer Consciente necessitam de uma “bússola” que o oriente de maneira a favorecer o desenvolvimento e o engajamento com a prática. Baseado nesse contexto, desenvolvi o “Diário da Alimentação Consciente” que pode ser muito útil para aplicarmos o Mindfulness na Alimentação, sendo dividido em:

  1. Data/hora da refeição e o que havia no prato? Determinante para que você saiba em que momento do dia a refeição foi feita e os insumos que faziam parte do prato.
  2. Qual o foco (exercício perceptivo)?: Aqui depende do seu estágio de evolução e o que você está focando no momento de tratamento. O exercício pode ser relacionado a somente estar mais consciente através da respiração diminuindo a Ansiedade, realizar uma ativação sensorial, perceber elementos da mastigação ou sentir mais a deglutição (ato de engolir).
  3. Onde e com quem realizou a refeição?: Aqui você captará mais informações do ambiente o qual esta refeição foi feita sobre quem lhe fez companhia.
  4. O que você fez antes, durante e depois da refeição?: É importante termos essas informações, pois elas ajudarão você a situar-se no espaço e no tempo de variáveis que possam interferir na qualidade da prática do Mindful Eating no cotidiano.É relevante que você compreenda que, para desenvolvemos uma Alimentação Comportamental, outros aspectos serão necessários para despertarmos na vida, que vão além do equilíbrio do momento da refeição em si. Entretanto, o Comer Consciente por meio destes quatro passos já consiste em uma grande evolução que apresenta significativas possibilidades de ajudar na harmonização de desequilíbrios comportamentais que possamos apresentar perante à alimentação!

    MEDITE: Que tal desfrutar agora de um “meditar e comer ao mesmo tempo”? Com seus fones de ouvido, através do MESE (Mindful Eating Sound Experience) sistema que criei com áudios de Mindful Eating, você poderá vivenciar a Experiência da Mastigação. Essa meditação pode ser feita com qualquer tipo de alimento.

Referência:

Jan Chozen Bays. Alimentação Consciente: um guia para redescobrir uma relação saudável e alegre com a comida. Shambala, 2017.

Fontes:https://www.personare.com.br/conteudo/cuidado-com-comida-e-corpo-m90064

https://www.personare.com.br/conteudo/mindful-eating-meditacao-para-comer-com-consciencia-m50438

Comentários