POR QUE A COP26 DEVE SER O MOMENTO EM QUE A INDÚSTRIA DA MODA MUDARÁ PARA SEMPRE

 

HOLLYWOOD, CALIFORNIA - JUNE 08: Marie Claire Daveu speaks onstage at the Conservation International + ELLE Los Angeles Gala at Milk Studios on June 08, 2019 in Hollywood, California. (Photo by Kyusung Gong/Getty Images for Conservation International) (Foto: Getty Images for Conservation In)

Marie Claire Daveu, diretora de sustentabilidade e assuntos institucionais do grupo Kering (Foto: Getty Images for Conservation In)

Por que a COP26 deve ser o momento em que a indústria da moda mudará para sempre

Marie-Claire Daveu, a diretora de sustentabilidade e assuntos institucionais do grupo Kering, faz um apelo pessoal e urgente

É raro um executivo de alto escalão em um grande conglomerado de luxo fazer um apelo pessoal sobre a urgência da mudança climática e ainda delinear medidas específicas que a indústria precisa tomar para enfrentá-la.

Com a COP26 em andamento e as apostas globais tão altas, damos as boas-vindas a Marie-Claire Daveu, diretora de sustentabilidade da Kering, a empresa-mãe das casas de luxo Gucci, Balenciaga e outras, e uma voz potente sobre sustentabilidade em toda a indústria da moda. Aqui, ela compartilha sua visão sobre o que a moda precisa para fazer em resposta à crise que todos enfrentamos.

“A moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Essa pode ser uma verdade incômoda para se confrontar, mas é um fato que deve ser abordado com urgência. Estima-se que 10% das emissões globais de carbono vêm da indústria da moda em geral, enquanto cerca de 48% da cadeia de abastecimento da moda está ligada ao desmatamento. Enormes quantidades de água são consumidas pela indústria anualmente, e os cursos de água do mundo estão poluídos em todos os estágios da cadeia de valor.

Estamos agora na primeira semana da COP26, e o mundo aguarda, com a conferência, ações e respostas urgentes para enfrentar o problema mais importante do século: as mudanças climáticas. Em seu cerne, a indústria de luxo lidera o caminho quando se trata de tendências globais e acredito que temos a responsabilidade de ser parte integrante dessa conversa. Estou convencida de que não é uma opção, mas sim um dever de dar um passo à frente e ser vocal.”

A hora de mudar é agora

“O modelo clássico de fazer, pegar e desperdiçar é inaceitável. Em vez disso, a sustentabilidade deve ser construída no próprio DNA da estratégia de uma empresa. A sustentabilidade não é uma restrição para a criatividade - se você a apresentar como tal, matasse o potencial. É uma oportunidade, um convite para ser melhor, agora solicitado por clientes e investidores.

Dentro da indústria da moda, muitas vezes há uma queda nas coleções cápsulas sustentáveis ​​ou iniciativas pontuais. Embora tudo isso seja um passo na direção certa, é necessário que haja uma grande mudança em todo o setor para examinar todos os aspectos da cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas aos produtos finais. Precisamos superar o pensamento isolado como uma indústria e trabalhar juntos para promover mudanças reais. O potencial combinado da indústria da moda para tornar o clima e a natureza positivos é grande demais para ser ignorado e, portanto, precisamos acelerar as mudanças com mais urgência a partir da COP26.”

Colaboração é o segredo

“Embora possamos esperar que todos os países participantes da COP26 acelerem as ações necessárias para cumprir as metas do Acordo de Paris, a indústria da moda precisa se unir em escala global para garantir compromissos ambiciosos e redução da emissão de carbono. O Pacto da Moda, que foi originalmente lançado pelo presidente e CEO da Kering, François-Henri Pinault, em 2019, a pedido do presidente francês Emmanuel Macron, agora tem 35% da indústria da moda e têxtil trabalhando juntos em objetivos comuns focados no clima, biodiversidade e oceanos.

O luxo moderno é aberto e colaborativo. Como grandes empresas e conglomerados, com todos os recursos e privilégios que isso confere, temos a responsabilidade de compartilhar as melhores práticas. Devemos apoiar e orientar pequenas empresas, compartilhar recursos e abrir o código de nossas metodologias. Nossa contabilidade de Lucros e Perdas Ambientais (EP&L) foi projetada com isso em mente, qualquer empresa pode acessar a metodologia para obter novos insights sobre seus negócios e caminhos para reduzir sua pegada. A mudança só tem sentido quando é universal: não podemos fazer isso por nós mesmos.”

Metas concretas, quantitativas e transparentes

“Temos a responsabilidade não apenas de aumentar a conscientização, mas de oferecer soluções concretas. A melhor maneira de garantir que estamos no caminho certo é definir metas ambiciosas e baseadas na ciência às quais nós, como indústria, possamos nos apoiar. Todo o setor da moda deve estabelecer metas e cronogramas, bem como criar objetivos claros e metas mensuráveis ​​que podem ser validadas pela iniciativa Metas Baseadas na Ciência.

Cerca de 90% do impacto ambiental da moda ocorre na cadeia de abastecimento e, embora os clientes não possam ver esses impactos diretamente, é aqui que a verdadeira mudança pode acontecer e para onde a maioria das metas e ações devem ser direcionadas. Ao focar em uma abordagem radical para a conservação da biodiversidade e os benefícios múltiplos da agricultura regenerativa, mudanças imediatas e positivas para a natureza e o clima são possíveis - especialmente nas principais cadeias de suprimento de matéria-prima da moda para algodão, lã, caxemira e couro. Isso não só mudará as regras do jogo na moda, mas a agricultura regenerativa é uma virada de jogo fundamental para o futuro.

Como parte das metas da indústria, a circularidade é essencial para o sucesso sustentável. Precisamos limitar nossa dependência de novos recursos e estender a vida útil dos materiais e dos próprios produtos. Com todas as metas, devemos relatar com transparência o progresso e a inovação. Todas as partes interessadas devem ser capazes de ver o progresso feito (ou não, em alguns casos), e isso deve ser fácil de acessar e entender.

Precisamos aumentar a velocidade da mudança e, esperançosamente, a COP26 será o ímpeto de que precisamos para realmente avançar. Sabemos que, em relação às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade, temos menos de 10 anos para mudar as coisas.

Embora eu seja otimista, para impulsionar seriamente a mudança, precisamos de políticas para criar condições de concorrência equitativas. No entanto, não devemos esperar que a política mude - a indústria da moda deve agir hoje. A esperança é que a COP26 resulte em ações concretas para levar adiante o Acordo de Paris, mas a ação do setor privado será essencial para o seu sucesso. E embora a COP26 seja um grito de guerra para que nossa indústria se comprometa e se comprometa a ser melhor, todos nós devemos fazer o trabalho árduo não apenas para permanecer no curso das reduções de emissões, mas também para restaurar os sistemas naturais dos quais confiamos há séculos. Só então poderemos estar verdadeiramente a serviço do nosso planeta e do nosso futuro.”

Fonte:https://vogue.globo.com/Vogue-Negocios/noticia/2021/11/por-que-cop26-deve-ser-o-momento-em-que-industria-da-moda-mudara-para-sempre.html


Comentários