Oito grifes que marcaram oito fases de estilo de Madonna
No aniversário de 60 anos de Madonna, Vogue relembra sua relação tão íntima com oito grifes que ajudaram a cantora a moldar seu estilo
Madonna não é apenas um dos maiores ícones da música: a cantora se é um dos maiores fashion icons da história, firmando relações sólidas com grifes que a ajudaram a contar uma história através de figurinos. Qualquer que fosse sua transformação, Madonna sempre soube perfeitamente qual marca ou amigo estilista poderia contar, usando a moda a seu favor como linguagem que expressava sua personalidade, suas ideias e suas posições políticas, complementando a mensagem de suas músicas.
É possível imaginar Like a Virgin sem aquele vestido de noiva coberto de colares de crucifixos? É possível imaginar os anos 90 sem os icônicos sutiãs de cone que a cantora usou na Blond Ambition Tour? Se no começo da carreira Madonna abusava do vintage – o figurino de Procura-se Susan Desesperadamente foi inteirinho garimpado em brechós –, foi sua relação com Jean Paul Gaultier que a levou de uma vez por todas para o universo da moda de luxo. No dia em que Madonna comemora 60 anos, Vogue relembra oito parcerias marcantes da americana com a moda: algumas mais breves, outras que cobrem algumas décadas, mas todas igualmente importantes.
Jean Paul Gaultier
O relacionamento da cantora com o estilista francês começou em 1987, quando ele criou um look para sua turnê Who's that Girl (acima). Depois disso, veio o momento mais icônico da parceria da dupla: o figurino da Blond Ambition Tour, com os sutiãs de cone de referência vintage que se tornaram ícones não só da moda como da cultura pop. Gaultier assinou os looks de algumas turnês de Madonna, como a Drowned World Tour, de 2001, e a Confessions Tour, de 2006, além de transformá-la em gueixa no videoclipe de Nothing Really Matters, de 1998. Este ano, a dupla cruzou o tapete vermelho do Met Gala. "Não existe ninguém como Madonna. Ele se dirige, é talentosa, forte e interessante. Ela inspira mulheres e homens a seguí-la. Ela comanda seu próprio mundo", ele derreteu-se sobre a amiga em uma de suas entrevistas.
Azzedine Alaïa
Alaïa foi o estilista perfeito para vestir Madonna no início dos anos 90, quando ela entrava em sua fase mais ousada. A dupla chegou a posar para as lentes de Steven Meisel juntinha, deitada na cama, e a cantora homenageou o estilista no videoclipe de Bad Girl, balada de Erotica, não apenas usando uma criação sua como evidenciando a etiqueta da peça em uma cena do clipe.
Versace
Além de amiga pessoal de Gianni e Donatella Versace, Madonna foi rosto de campanhas da marca três vezes: em 1995, 2005 e 2015. Foi Donatella, aliás, que vestiu Madonna para o gala do Met de 1997 e para o Oscar de 2006. Este ano, para uma after party do Met Gala, a popstar mostrou todo o seu carinho pelas criações de Donatella ao usar um vestido vintage assinado pela italiana que a cantora havia usado no Brit Awards de 1995.
Dolce & Gabbana
A grife italiana foi outra que recrutou Madonna como rosto de duas campanhas: em 2010 e 2011. A relação entre Domenico Dolce e Stefano Gabbana com Madonna, porém, é bem mais antiga do que isso: a cantora usou um look da dupla para a pré-estreia de Na Cama com Madonna em Nova York. Alguns anos depois, foram os italianos que assinaram o figurino da The Girlie Show Tour, que passou pelo Brasil. Mais recentemente, Madonna contou com Domenico e Stefano para assinar seu look em homenagem a Marlene Dietrich no tapete vermelho de um evento em sua homenagem em 2013, em Nova York.
Gucci
Madonna é responsável por firmar a era Tom Ford na Gucci, após usar um dos looks mais marcantes do desfile de estreia do estilista na marca italiana para o VMA de 1995. Assim que diva pop cruzou o tapete vermelho do evento a bordo de uma calça preta e camisa azul de colarinho bem aberto, o look se tornou febre mundial e copiado à exaustão. Frida Giannini, por sua vez, foi quem assinou as icônicas bomber jackets de couro criadas exclusivamente para elaque Madonna usou durante toda a sua fase disco no lançamento de Confessions on a Dancefloor, em 2005. Alessandro Michele também mantém uma relação próxima com Madonna, tendo assinado um look de sua turnê Rebel Heart, algumas peças usadas no tapete vermelho e o terno roxo na homenagem a Prince no Billboard Music Awards, em 2016 - criado exclusivamente para a apresentação.
Stella McCartney
Stella McCartney e Madonna são amigas íntimas há alguns anos. A filha do ex-beatle Paul McCartney foi a responsável por uma das criações mais pessoais da vida da cantora: o vestido de noiva que ela usou em seu casamento com Guy Richie, em 2000. O relacionamento não durou muito, mas a amizade das duas permanece. Stella assinou um look da turnê Re-Invention, de 2004, além de produções de tapete vermelho e o longo azul todo de estrelas usado por Madonna no Met Gala de 2011.
Chanel
A Chanel pode até ter assinado um figurino da turnê Re-Invention, de 2004, mas é no tapete vermelho que Madonna mais gosta de usar as criações de Karl Lagerfeld: só em 2008 foram três vezes – no Festival de Cinema de Cannes, na pré-estreia de Filth and Wisdom e na cerimônia de indução de Madonna ao Rock and Roll Hall of Fame.
Givenchy
Riccardo Tisci, em sua década na Givenchy, firmou-se como um dos estilistas que mais colaborou com Madonna na criação de sua imagem. Coube ao italiano, aliás, aliar-se a Madonna em alguns de seus looks mais ousados, que geraram memes e discussões acaloradas sobre como deveria se vestir uma mulher em seus 50 anos. A dupla, claro, adorava a repercussão e a cada nova criação expandia ainda mais os limites do que deveria ser a regra. Tisci vestiu Madonna na turnê Sticky and Sweet, de 2008, no Super Bowl em 2012, e nos galas do Met de 2013 e 2016, em looks provocativos que entraram para a história do tapete vermelho do evento. Parceiros perfeitos, definitivamente.
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