O DALAI LAMA(MONGE BUDISTA) E DESMOND MORRIS(ARCEBISPO CATÓLICO): OS MELHORES AMIGOS ESPIRITUAIS

 O Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu.  O Dalai Lama está vestindo uma túnica marrom com uma faixa amarelo mostarda.  Desmond Tutu usa terno e chapéu preto.

O Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu: a alegria abunda. Foto de Tenzin Choejor.


O Dalai Lama e Desmond Tutu - Os melhores amigos espirituais


Sua Santidade o Dalai Lama e o falecido Arcebispo Desmond Tutu (que faleceu no domingo, 26 de dezembro) foram dois dos líderes espirituais mais conhecidos do mundo, e queridos, queridos amigos também. Foi uma amizade enraizada em um sentimento compartilhado de alegria e de propósito: promover e espalhar essa alegria por todo o mundo, a fim de enfrentar e combater seu desespero. Aqui, do The Book of Joy , o livro deles com Douglas Abrams, temos uma visão interna dessa amizade espiritual única.

"Sim", disse o arcebispo, "isso está certo."

“Mas”, continuou o Dalai Lama, “quando soube que tudo estava finalizado e que a data e a hora se aproximavam, realmente me senti feliz e animado. Eu realmente aprecio sua amizade e seu senso de responsabilidade em fazer o que puder por uma humanidade melhor. ”

No início da semana, o arcebispo e o Dalai Lama refletiram sobre o que havia de tão especial em sua amizade com um humor característico.

“Ele está sempre me provocando”, riu o arcebispo. “Quase na primeira vez que nos encontramos - você se lembra? Talvez na primeira vez você tenha sido um pouco reservado, mas na segunda vez você estava tirando meu boné da minha cabeça. Não sei se você acorda de manhã e diz que vou me tornar amigo do Dalai Lama. Simplesmente acontece. Os cientistas virão depois e analisarão. Mas também não acho que ele acordou - às três - e disse: “Acho que vou ser amigo daquele negro africano de nariz grande. Acho que foi uma comunicação do coração. Quando ficamos quietos, nossos corações descobriram que eram almas gêmeas.

O Dalai Lama caiu na gargalhada e começou a apontar para o arcebispo. “Seu rosto, seu rosto”, disse ele, apontando para a careca do arcebispo. "Ele parece um monge agora, não é?"

“Eu o admiro enormemente. Oh, ele vai ficar orgulhoso. Mas eu sempre digo às pessoas, depois de estar no exílio por mais de 50 anos, quantas mostrariam a mesma serenidade, a mesma alegria e a vontade de espalhar a bondade e a compaixão pelo mundo.

“Acho que ficaria muito mal-humorado, e acho que havia uma parte de mim que estava sempre triste e isso transparecia no meu rosto. Não faz no seu. Quero dizer, estou apenas dizendo que ele está lá para nós como um farol para nos dizer que você pode, de fato, superar algumas das circunstâncias mais horrendas e, e emergir do outro lado, não quebrado. Então ele é um grande presente para o mundo. E talvez os chineses, sem querer, tenham dado ao mundo um presente maravilhoso.

"Obrigado", disse o Dalai Lama baixinho, talvez humilhado com o elogio.

“Pague-me, pague-me”, disse o arcebispo.

"Eu vou pagar. Vou pagar com algumas palavras bonitas. ”

“No nosso primeiro encontro, reparei nesta pessoa. Eu sempre olho para as pessoas, em primeiro lugar, no nível humano, então não considero a importância de sua posição ou posição. Então, no nível humano, essa pessoa é muito legal, humilde, eu acho muito, muito, muito alegre.

Ele estava segurando o braço do arcebispo. “E então, você vê, uma vez que você se conecta no nível humano, você se torna um amigo íntimo e essa amizade nunca muda. Mas em outro nível, essa pessoa é uma pessoa muito engraçada ”, disse ele batendo no braço de brincadeira. "Eu amo isso. Ele está sempre me provocando, e eu também estou brincando com ele. Então, nós realmente nos tornamos algo muito especial.

“E, finalmente, desde o início, você sempre fala sobre a verdade e a justiça da causa tibetana. Como tibetano, agradeço muito.

“Sempre que ele está nas reuniões do Prêmio Nobel, eles ficam muito felizes. A atmosfera é algo diferente. Aí nos últimos anos por causa da idade dele e também da condição física, sabe, ele não pôde comparecer. Claro, muitos outros ganhadores do Nobel e muitos outros ganhadores do Nobel são mulheres maravilhosas - “

"Você é um monge, lembra?" o arcebispo repreendeu.

“Mas quando você não está lá, algo está faltando, realmente. Sério sério. Os outros ganhadores do Nobel também sentem isso, eu acho. Portanto, o relacionamento é algo único e muito especial. ”

"Obrigada. Eu paguei a ele ”, disse o arcebispo, como se fingisse um sussurro.

Desmond Tutu e Dalai Lama dançando juntos.  Eles estão em uma barraca de aspecto colorido e há muitas pessoas ao fundo.

Dançar em uma celebração do 80º aniversário de Sua Santidade. Foto de Tenzin Choejor.

O Dalai Lama caiu na gargalhada e começou a apontar para o arcebispo. “Seu rosto, seu rosto”, disse ele, apontando para a careca do arcebispo. "Ele parece um monge agora, não é?" Em seguida, o Dalai Lama desenhou a mão em forma de olho. “Quando eu vejo seus olhos—” Então ele apertou o nariz de brincadeira, “—e, é claro, seu nariz—”

O arcebispo não pôde deixar de rir ao ouvir a menção de seu nariz.

Então o tom brincalhão do Dalai Lama mudou, enquanto ele apontava calorosamente para o rosto do arcebispo. “Esta foto, foto especial.” Então ele fez uma pausa. “Eu acho que, na hora da minha morte ...” A palavra morte pairava no ar, suas palavras uma profecia. "…Eu me lembrarei de você."

Eu podia ouvir todos na sala, até mesmo os operadores de câmera, ofegando. O arcebispo olhou para baixo e cantarolou profundamente, obviamente humilhado e comovido com as palavras do Dalai Lama. Poderia haver um sinal mais verdadeiro de amor: ver o rosto do outro na hora da morte.

"Obrigada. Obrigado ”, foi tudo o que o arcebispo pôde dizer, tudo o que pôde ser dito.

“Então, talvez”, disse o Dalai Lama, “de acordo com sua tradição religiosa, possamos nos encontrar no céu na presença de Deus. Você, como um bom praticante cristão, vai primeiro. ” O arcebispo agora riu com vontade e a sala pareceu respirar novamente. "Você pode me ajudar e nos unir." Rimos imaginando o arcebispo negociando com São Pedro nos portões de pérolas, tentando obter uma admissão especial para o Dalai Lama.

“Mas do ponto de vista budista”, continuou o Dalai Lama, “uma vez na vida, você desenvolve algum tipo de conexão especial e próxima, então esse tipo de impacto terá vida após vida. Esse é o ponto de vista budista. Então, talvez até então. Mas agora, estou ansioso para outra ocasião para vê-lo novamente - em algum lugar que só Deus conhece. ”

 

Reproduzido de The Book of Joy por acordo com a Avery Books, membro do Penguin Group (EUA) LLC, A Penguin Random House Company. Copyright © 2016, The Dalai Lama Trust, Desmond Tutu e Douglas Abrams

Fonte:

Comentários